CM Mangualde

Mangualde Implementa Regulamento de: Apoio ao Investimento e Criação de Emprego


“Incentivar o investimento empresarial no concelho de Mangualde, (…) que contribua para o fortalecimento da economia local ou para a diversificação do tecido empresarial, assim como a premência da criação de novos postos de trabalho, assentes na qualificação, na inovação e na tecnologia” – presidente da Câmara, Elísio Oliveira.

 

O Município de Mangualde, através do CIDEM – Centro de Inovação e Dinamização Empresarial de Mangualde, vai implementar um conjunto de medidas de apoio ao investimento e à criação de emprego.

O regulamento, que já foi aprovado em Assembleia Municipal e aguarda publicação em Diário da República, integra apoios municipais dirigidos ao investimento produtivo no concelho. O objetivo é “incentivar o investimento empresarial no concelho de Mangualde, nomeadamente todo o investimento que seja relevante para o  desenvolvimento sustentado, que contribua para o fortalecimento da economia local ou para a diversificação do tecido empresarial, assim como a premência da criação de novos postos de trabalho, assentes na qualificação, na inovação e na tecnologia”, destaca o presidente da Câmara, Elísio Oliveira.

“Esta nova ferramenta, faz de Mangualde um território mais competitivo e mais atrativo para o investimento”, sublinha ainda o presidente.

São suscetíveis de apoio as iniciativas empresariais de carácter industrial, agroindustrial, comercial e serviços de interesse municipal. Dos vários incentivos disponíveis destacam-se:

– A bonificação do preço de cedência de terrenos nos Parques Industriais ou terrenos equiparados, bem como em instalações industriais, propriedade do Município de Mangualde, a fixar em reunião de Câmara tendo por base a valia do projeto e o custo do terreno;

– A agilização dos processos internos relacionados com instalações e licenciamentos e relacionamento com outras instituições implicadas no processo;

– O apoio através da atribuição de benefícios nomeadamente apoio financeiro, que poderá ser: equivalente ao valor dos impostos municipais a pagar pelo investidor, designadamente IMI e/ou IMT; equivalente ao valor das Taxas Municipais a pagar pelo requerente; e na comparticipação na promoção, nacional e/ou internacional do concelho;

– O apoio técnico através do Serviço CIDEM da Câmara Municipal de Mangualde, designadamente: prestação de informação sobre formalidades legais na constituição da empresa; prestação de informação sobre apoios financeiros disponíveis; apoio no processo de licenciamento do investimento; apoios previstos no Programa de Incentivo ao Comércio, caso exista.

– Excecionalmente, poder-se-á conceder apoio na utilização de viaturas, máquinas ou equipamentos, integrados no património municipal. Este reger-se-á pelos respetivos regulamentos, caso existam e de acordo com deliberação tomada em reunião de câmara que aprove esse apoio.

A concessão das formas de apoio referidas nos números anteriores pode ser cumulativa entre si.

Os incentivos financeiros previstos no regulamento estão limitados a 80% do valor máximo apurado a liquidar pelo requerente, ou 20.000,00€ (vinte mil euros) por projeto, englobando o somatório do valor das Taxas e impostos municipais. O montante do apoio equivalente à isenção ou redução dos impostos municipais em sede de IMI será tido em conta apenas no 1º ano de atividade, após o projeto estar concretizado/instalado e a laborar.

Algumas das condições de elegibilidade do projeto prendem-se com o compromisso de manter afeto à respetiva atividade o investimento realizado, a manutenção da sua localização geográfica, durante um período mínimo de 5 anos a contar da data da realização integral do investimento, bem como o projeto de investimento atingir um montante de investimento mínimo de €75.000,00.

Consulte o regulamento e as condições para apresentação de candidatura aqui ou através dos seguintes contactos: CIDEM, Rua Nova 71, 3530-215 Mangualde; T.232 619 890/891; E. cidem@cmmangualde.pt

 





Mais Notícias

  • 13 Julho, 2016

    “Durma bem, sinta-se melhor”: Mang - Ler mais

  • 12 Julho, 2016

    Ministra da Presidência e da Moderniza - Ler mais

  • 11 Julho, 2016

    Mangualde inaugura Forno Comunitário e - Ler mais

  • 11 Julho, 2016

    Exposição de Miniaturas de Viaturas d - Ler mais

  • 11 Julho, 2016

    «Arraial Sénior» assinala Dia dos Av - Ler mais

  • 8 Julho, 2016

    Mangualdense Miguel Monteiro campeão d - Ler mais

  • 8 Julho, 2016

    Mangualde estabelece protocolo para pre - Ler mais

  • 7 Julho, 2016

    Toponímia e Numeração de Polícia em - Ler mais

  • 6 Julho, 2016

    Melhoria na Rede de Saneamento: Mangual - Ler mais

  • 5 Julho, 2016

    Bombeiros Voluntários de Mangualde cel - Ler mais

  • 4 Julho, 2016

    Mangualde comemorou 30 Anos de elevaç - Ler mais

  • 4 Julho, 2016

    Investimento no Parque Escolar - Ler mais

  • 4 Julho, 2016

    Município de Mangualde compensado com - Ler mais

  • 4 Julho, 2016

    Lar da Freixiosa comemorou Santos Popul - Ler mais

  • 1 Julho, 2016

    Ação de Sensibilização sobre Defes - Ler mais