Mangualde faz maior Investimento de sempre no Setor Ambiental
De forma a resolver os problemas ambientais do concelho, o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, anunciou ontem, 5 de junho, o investimento de 8 milhões de euros que serão aplicados em Mangualde, nos próximos dois anos e meio, nos sistemas de tratamento de águas residuais, na melhoria no abastecimento de água, em vários pontos do concelho, e no tratamento de resíduos urbanos. A cerimónia de apresentação dos investimentos financiados pelo POVT e POSEUR realizou-se no Salão Nobre da Câmara Municipal e contou com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins.
De acordo com edil mangualdense, “o município apresentou outras candidaturas ao POSEUR para melhorar o abastecimento de água, de forma a otimizar o sistema de abastecimento e alargar e requalificar zonas que estão com problemas de ruturas em permanência”. Acrescentando, “priorizámos as mais preocupantes e é nessas que vamos intervir primeiro”.
“DOS 308 MUNICÍPIOS PORTUGUESES, MANGUALDE É O QUE TEM UM
DOS MAIORES INVESTIMENTOS NA ÁREA AMBIENTAL JÁ APROVADOS”
Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins
Do plano estão previstas intervenções em 10 ETAR’s do concelho, que abrangem sete freguesias, no valor total de 1,7 milhões de euros. A ETAR Sul, em Cubos, também será contemplada nesta revolução ambiental, estando o projeto a ser ultimado para ir a concurso. O investimento é superior a 1 milhão de euros e, à semelhança de todos os outros, tem financiamento comunitário. A ETAR será remodelada e ampliada e serão desativadas três fossas sépticas na Mesquitela. Relativamente à problemática dos resíduos urbanos, será ampliada e modernizada a rede de contentorização e melhorada a eficiência da triagem, através de contentores e ecopontos enterrados. O autarca considera ‘uma intervenção fundamental, que qualifica a cidade, o território, melhora o concelho em termos visuais, de ambiente e de cheiros”. Este projeto resulta de uma candidatura apresentada pela Associação de Municípios do Planalto Beirão.
Na sua intervenção, o secretário de Estado revelou que, “dos 308 municípios portugueses, Mangualde é o que tem um dos maiores investimentos na área ambiental já aprovados”. “E se não tiver o maior valor a nível nacional, tem o maior valor per capita, porque 8 milhões dá mais ou menos 400 euros por habitante”.
Mais Notícias
-
5 Janeiro, 2024
Mangualde recebe novo ano com concerto - Ler mais
-
4 Janeiro, 2024
Biblioteca municipal de Mangualde é a - Ler mais
-
22 Dezembro, 2023
Alunos do 9 º ano promovem campanhas d - Ler mais
-
20 Dezembro, 2023
Município promove atividades durante a - Ler mais
-
18 Dezembro, 2023
Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão - Ler mais
-
18 Dezembro, 2023
Formação em Suporte Básico de Vida d - Ler mais
-
18 Dezembro, 2023
Contratos para aquisição de Equipamen - Ler mais
-
15 Dezembro, 2023
Dezasseis alunos do 10.º ano recebem p - Ler mais
-
13 Dezembro, 2023
População de Vila Nova de Espinho hom - Ler mais
-
12 Dezembro, 2023
72.500 árvores já começaram a ser pl - Ler mais
-
7 Dezembro, 2023
Natal de Mangualde recheado com concert - Ler mais
-
5 Dezembro, 2023
Cerimónia militar de entrega da Bandei - Ler mais
-
5 Dezembro, 2023
Orçamento de 32 milhões de euros apro - Ler mais
-
30 Novembro, 2023
Mangualde volta a lançar campanha para - Ler mais
-
30 Novembro, 2023
Mangualde assinala Dia Internacional da - Ler mais