Mangualde tem nova Biblioteca em Chãs De Tavares | Biblioteca Gil Vicente disponibiliza 7 mil livros para consulta

Cerimónia de Inauguração contou com a presença de Presidente da Câmara Municipal e do Presidente da União das Freguesias de Tavares
A União das Freguesias de Tavares inaugurou, este fim-de-semana, as instalações da Biblioteca Gil Vicente, localizada em Chãs de Tavares. A cerimónia de inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Marco Almeida e do Presidente da União das Freguesias de Tavares, Alexandre Constantino.
Este projeto permitiu revitalizar um edifício que estava ao abandono, que servia anteriormente como uma antiga cadeia e um antigo posto da GNR entre outros serviços, sendo recuperado para alocar as instalações da Biblioteca, que foi idealizada pela Junta de Freguesia de Tavares.
A cerimónia de inauguração contou com um momento musical protagonizado pelo duo Raquel & Rodrigo, e com um sketch de uma peça de Gil Vicente, dramaturgo com as suas raízes na freguesia de Tavares, com interpretação das crianças do 1° ciclo da Escola Básica de Chãs de Tavares.
Marco Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde enaltece esta iniciativa «a população do concelho de Mangualde e em especial a da União das Freguesias de Tavares, está de parabéns», salientando que esta nova biblioteca promove a «coesão territorial e a redução das assimetrias» e, ainda, «igualdade de oportunidades para quem vive nas aldeias ou na cidade», sendo «mais um local que se dedica à leitura e à promoção do conhecimento». O Presidente considera que esta iniciativa permitirá o desenvolvimento dos mais jovens «a aquisição de novos hábitos pelos mais novos, nomeadamente o da leitura de livros no seu formato convencional, proporciona que saiam de casa para adquirir mais conhecimento e competências».
Para Alexandre Constantino, Presidente da União das Freguesias de Tavares, este projeto é um objetivo já há muito desejado «um sonho desde o primeiro dia que assumi presidência da Junta», referindo ainda que o mesmo é «uma aposta ganha, mas conseguida com muito esforço e dedicação». Salientando que a iniciativa permite «proporcionar à população igualdade de acesso à informação à cultura ao conhecimento».
A Biblioteca Gil Vicente disponibiliza 7.000 livros para consulta. Um número de obras possível de alcançar através da colaboração da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, tendo sido fundamental para a cedência de alguns livros e catalogação de todo o espólio.
Mais Notícias
-
18 Janeiro, 2023
Biblioteca Municipal de Mangualde mant - Ler mais
-
16 Janeiro, 2023
“HardMetalFest Mangualde” regressou - Ler mais
-
13 Janeiro, 2023
Monólogos da Vagina em Mangualde - Ler mais
-
13 Janeiro, 2023
Autarquia de Mangualde assina Protocolo - Ler mais
-
11 Janeiro, 2023
Concerto em Mangualde deu as Boas-Vinda - Ler mais
-
4 Janeiro, 2023
Gabinete de Apoio ao Imigrante: CLAIM M - Ler mais
-
28 Dezembro, 2022
Assembleia Municipal de Mangualde aprov - Ler mais
-
19 Dezembro, 2022
Igualdade, Violência Doméstica e Trá - Ler mais
-
16 Dezembro, 2022
“Crianças e Jovens – O Direito a s - Ler mais
-
16 Dezembro, 2022
Missa de Ação de Graças e Concerto e - Ler mais
-
15 Dezembro, 2022
Concerto assinala início de 2023 em Ma - Ler mais
-
6 Dezembro, 2022
Dia 8 de dezembro, esta quinta-feira: E - Ler mais
-
5 Dezembro, 2022
Espetáculos Culturais trazem a Magia d - Ler mais
-
30 Novembro, 2022
II Jornada Anual CPCJ Mangualde: Mangua - Ler mais
-
29 Novembro, 2022
Mangualde aprova Orçamento de 35.000.0 - Ler mais