CM Mangualde

Música e Atividades de Halloween animaram o Município de Mangualde


CERCA DE MEIA CENTENA DE PESSOAS ASSISTIRAM AO CONCERTO “TANGERINA”

 O Município de Mangualde recebeu, na passada sexta-feira, dia 29 de outubro, o concerto “Tangerina”. O evento, que decorreu no âmbito do “Sextas da Lua”, teve lugar na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves e contou com a presença de meia centena de pessoas.

 O espetáculo, de autoria da associação Gira Sol Azul, inspirado no livro “A Invenção do Dia Claro” de Almada Negreiros, proporcionou um serão musical para adultos e crianças. Seguindo-se um momento lúdico, onde os pais e filhos foram convidados a participar em algumas atividades e jogos alusivos ao Halloween, preparados pela Biblioteca Municipal.

A lotação do evento foi limitada e os lugares foram marcados, de forma a respeitar as normas emanadas pela DGS. A entrada foi gratuita, mas com aquisição obrigatória de bilhetes na Biblioteca Municipal e/ou na Papelaria Adrião.

 TANGERINA

Tangerina é uma viagem pelo universo da palavra feita ora prosa ora poesia num “tom de menino pequeno que está a falar com a sua mãe”. Inspirados no livro “A Invenção do Dia Claro de Almada Negreiros”, os artistas recuperam a metáfora da tangerina que rola de um cesto até ao mar e descobre o mundo, e com ela também todos partem à descoberta de novos lugares. Inventar o que já foi inventado emprestando vida e sons a palavras é a proposta deste concerto inspirado no universo dos mais novos, mas decididamente dirigido a todas as idades.

GIRA SOL AZUL

A Gira Sol Azul é uma associação sediada em Viseu que visa desenvolver atividades no âmbito cultural e artístico e promover a educação artística. A Gira Sol Azul tem sido parceira em vários projetos de intervenção artística. Colabora regularmente com entidades de referência como o Teatro Viriato (de onde, entre muitas outras, surge a criação do coro A Voz do Rock e a participação em projetos como K-Cena e Fibras Longas).

Integra a programação anual da Casa da Música, no Porto, com um concerto para bebés por ano e oficinas de música mensais. Concebe e dirige regularmente projetos com a comunidade como a Orquestra (In)fusão que integra vários grupos musicais amadores da região de Viseu e músicos profissionais. Organiza o Que Jazz É Este? Festival de Jazz de Viseu para o Município de Viseu, entre outras colaborações pontuais. Programa mensalmente, desde 2012, ciclos de concertos na área do jazz na cidade de Viseu com parceiros locais.

Em 2015, a Gira Sol Azul lançou um carimbo discográfico – GiraDiscos – através do qual apoia a edição discográfica independente e cujo catálogo integra neste momento 5 discos.





Mais Notícias

  • 12 Maio, 2022

    Mangualde acolhe Concerto de Orquestra - Ler mais

  • 12 Maio, 2022

    Rotas Pedestres desafiam os munícipes - Ler mais

  • 11 Maio, 2022

    Mães foram homenageadas com Concerto d - Ler mais

  • 11 Maio, 2022

    Mangualde acolhe o Evento “Automotive - Ler mais

  • 10 Maio, 2022

    Inaugurada a Rua da Redonda, em Aldeia - Ler mais

  • 9 Maio, 2022

    Festival dos Peixinhos contou com a par - Ler mais

  • 9 Maio, 2022

    Comunidade Intermunicipal Viseu Dão La - Ler mais

  • 6 Maio, 2022

    Concurso Literário “O Papel dos/As F - Ler mais

  • 6 Maio, 2022

    Atividades Culturais e Desportivas assi - Ler mais

  • 5 Maio, 2022

    Mangualde falou sobre a Modernização - Ler mais

  • 5 Maio, 2022

    Apresentação do Livro “Ruínas Roma - Ler mais

  • 4 Maio, 2022

    Workshop “Pais Confiantes, Famílias - Ler mais

  • 2 Maio, 2022

    Contas de 2021 de Mangualde aprovadas s - Ler mais

  • 2 Maio, 2022

    Dia da Mãe e Dia de Portugal assinalad - Ler mais

  • 29 Abril, 2022

    Mangualde acolhe o Seminário “Modern - Ler mais