CM Mangualde

”O Traseiro do Rei” encerra “Livros Sobre Rodas” deste Ano Letivo


“O Traseiro do Rei” de Raquel Saiz, com ilustração de Evelyn Daviddi, foi a obra em destaque este mês de junho na iniciativa “Livros Sobre Rodas”. Dinamizada pela Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, trata-se de uma atividade de promoção da leitura com o objetivo de aproximar as crianças ao mundo imaginário da literatura. Este conto foi adaptado pela Biblioteca Municipal e foi realizada uma dramatização para as crianças das Escolas do 1º Ciclo e Pré-escolar das aldeias do concelho de Mangualde. Foram realizadas três sessões e estiveram presentes mais de 250 crianças.

Está assim encerrado o ciclo de sessões deste projeto deste ano letivo 2018/2019. A Biblioteca retomará as visitas às escolas a partir de outubro.

Desmitificando os costumes e os hábitos palacianos, Raquel Saiz constrói um texto ágil, simples e divertido, muito apropriado para os mais pequenos; e, com astúcia e grande sentido de humor, revela a faceta mais absurda de pessoas de “alta categoria social” que, por questões de hierarquia, parecem incapazes de resolver um assunto tão básico quanto tirar um alfinete do traseiro do rei. As ilustrações de Evelyn Daviddi oferecem uma simpática sucessão de personagens, que se vão acumulando ao longo da história, reforçando, em cenas sucessivas, o carácter cómico do texto e recriando, com humor e ironia, o absurdo da situação.

PROMOÇÃO DA LEITURA JUNTO DAS CRIANÇAS DO PRÉ-ESCOLAR E DO 1º CICLO DO CONCELHO

O projeto itinerante “Livros Sobre Rodas” é um projeto de promoção da leitura dirigido às crianças do pré-escolar e do 1º Ciclo do concelho. É desenvolvido pela equipa da Biblioteca Municipal desde alguns anos a esta parte e, carateriza-se pela itinerância de contos e livros pelo concelho e pela visita programada de todas as crianças do concelho à Biblioteca Municipal para iniciarem a sua formação de leitores e utilizadores destes serviços. O objetivo é a promoção do livro e da leitura, no âmbito de uma perspetiva lúdica, junto de todas as crianças, contribuindo assim para o seu crescimento enquanto leitores e cidadãos com níveis satisfatórios de literacia. O projeto é anual, sempre renovado e acompanha o ciclo de cada ano letivo.