Presidente da Câmara Municipal de Mangualde visitou as Obras da Linha da Beira Alta

A convite da Infraestruturas de Portugal (IP), o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida, visitou as obras de requalificação da linha da Beira Alta. O momento contou com a presença dos autarcas de Mangualde, Trancoso, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Pinhel e Celorico da Beira.
Marco Almeida, Presidente do Município Mangualde, salienta que «este é um investimento fulcral para o concelho de Mangualde, pois reforça o posicionamento estratégico do território e promove a mobilidade territorial».
A visita às obras de requalificação da linha da Beira Alta, que começou nos estaleiros Mota-Engil em Abrunhosa-a-Velha, levou a comitiva a visitar as obras no túnel de Mourilhe e a nova ponte do novo traçado ferroviário, na zona de Abrunhosa-a-Velha.
Esta obras de requalificação do corredor ferroviário, num total de 160 quilómetros, englobam um investimento de 500 milhões de euros. A Infraestruturas de Portugal considera que estes trabalhos de modernização da linha revestem-se «de elevada importância, disponibilizando às empresas e passageiros um transporte ferroviário mais eficiente nas ligações ferroviárias inter-regionais bem como na ligação a Espanha e restante Europa».
A intervenção no terreno prevê a «melhoria das condições de mobilidade e acesso dos passageiros, através da remodelação das diversas estações e apeadeiros, incluindo o alteamento, alargamento e o prolongamento de plataformas». E, ainda, a «redução de tempos de percurso», o «reforço da segurança», o «aumento da capacidade de circulação de comboios» e a «requalificação e supressão de todas as passagens de nível». A Infraestruturas de Portugal vinca ainda que a infraestrutura ferroviária ficará «dotada com os mais modernos equipamentos de controlo, sinalização e telecomunicações», sendo também «ambientalmente mais sustentável».
Mais Notícias
-
28 Novembro, 2022
25.º Aniversário da Biblioteca Munici - Ler mais
-
28 Novembro, 2022
Município de Mangualde promoveu Ação - Ler mais
-
28 Novembro, 2022
Concerto promovido em Mangualde assinal - Ler mais
-
28 Novembro, 2022
Mangualde assinalou o Dia Europeu da Pr - Ler mais
-
25 Novembro, 2022
Autarquia de Mangualde celebra Protocol - Ler mais
-
23 Novembro, 2022
Mangualde celebra o Natal com Festa Tem - Ler mais
-
21 Novembro, 2022
Concerto Assinala 25.º Aniversário da - Ler mais
-
18 Novembro, 2022
Dia Europeu da Proteção das Crianças - Ler mais
-
15 Novembro, 2022
Dia Internacional pela Eliminação da - Ler mais
-
14 Novembro, 2022
Primeiro Cross Bruno Albuquerque (Faís - Ler mais
-
14 Novembro, 2022
Biblioteca Municipal de Mangualde assin - Ler mais
-
10 Novembro, 2022
Município de Mangualde abre Discussão - Ler mais
-
5 Novembro, 2022
Está oficialmente aberta a Feira dos S - Ler mais
-
4 Novembro, 2022
Presidente da Câmara de Mangualde reun - Ler mais
-
29 Outubro, 2022
Presidente da Câmara Municipal de Mang - Ler mais