CM Mangualde

Rota das Águas Milenares desafia os participantes a conhecerem Mangualde e a praticarem Desporto


Inscrição gratuita, mas obrigatória: desporto@cmmangualde.pt ou 232 619 820

Iniciativa terá lugar este domingo, dia 10 de abril, pelas 9h00, com encontro no Largo do Rossio.

 

O Município de Mangualde promove no próximo domingo, dia 10 de abril, a Rota das Águas Milenares. Com o objetivo de incentivar o desporto e dar a conhecer Mangualde, a iniciativa tem início marcado para as 9h00, e tem como ponto de encontro o Largo do Rossio, em frente ao Tribunal de Mangualde, onde os participantes seguirão de autocarro para o primeiro ponto do percurso pedestre, a Capela da Nossa Sra. de Fátima, nas Termas de Alcafache.

A Rota das Águas Milenares, que conta com um percurso de 6km, com um nível de dificuldade médio, permitirá aos participantes contactar com vastas áreas florestais, em que as espécies predominantes são o pinheiro-bravo, o eucalipto, a oliveira e o castanheiro, oferecendo-nos diversas áreas e sombras para descanso ao longo da caminhada. E, ainda, encontrar várias espécies animais, como, por exemplo, os pardais, os melros, os corvos e as corujas. A paisagem dos percursos, durante o período primaveril, onde predominam os campos verdes, tornar-se-á na mais bela tela natural que os participantes poderão desfrutar.

O antigo troço de calçada romana pode ser novamente percorrido por aqueles que desfrutam o gosto pelo património e pela natureza. Num percurso circular que se inicia nas Termas de Alcafache, passa por Casal Sandinho, Aldeia de Carvalho e Casal Mendo, os participantes poderão usufruir do melhor que a Natureza tem para oferecer. O património construído assume enorme relevância no percurso. As capelas da Senhora de Fátima, de São Frutuoso, de Nossa Senhora da Piedade e de Santa Cruz, o caminho romano, as alminhas, as picotas e os poços em alvenaria, enriquecerão culturalmente quem decidir efetuar este percurso.

O património natural merece amplo destaque na freguesia de Alcafache. Do leito do rio brotam águas sulfurosas, especialmente indicadas para o tratamento de doenças reumáticas, músculo-esqueléticas, das vias respiratórias e de pele.

Estudos revelam que a água possui uma idade superior a 14.000 anos. O nome desta rota vai precisamente ao encontro dessa riqueza histórica.

Esta atividade é gratuita, mas com inscrição obrigatória na secretaria das Piscinas Municipais, através do email desporto@cmmangualde.pt ou ainda através do telefone 232 619 820.

INDICAÇÕES PARA OS PARTICIPANTES
Os participantes da Rota das Águas Milenares devem ter em consideração algumas indicações: seguir somente pelos trilhos sinalizados; evitar barulhos e atitudes que perturbem a paz do local; não abandonar o lixo, levando-o até um local onde haja um serviço de recolha; fechar as cancelas e portelos; respeitar a propriedade privada; ser afável com os habitantes locais, esclarecendo quanto à atividade em curso e às marcas do PR; não colher amostras de plantas ou rochas; cuidado com o gado, pois embora manso não gosta da aproximação de estranhos às suas crias; não fazer lume; não danificar a flora; observar a fauna à distância preferencialmente com binóculos.





Mais Notícias

  • 23 Janeiro, 2017

    Edil Mangualdense marcou presença no X - Ler mais

  • 20 Janeiro, 2017

    Livros sobre Rodas apresenta “A Ovelh - Ler mais

  • 20 Janeiro, 2017

    ‘Rostos de Moma’ convida a viajarem - Ler mais

  • 19 Janeiro, 2017

    ‘Morte dum Ciclista’: Uma História - Ler mais

  • 18 Janeiro, 2017

    João Azevedo marcou presença no arran - Ler mais

  • 17 Janeiro, 2017

    Concerto Solidário em Cunha Baixa com - Ler mais

  • 17 Janeiro, 2017

    Moradores esclarecidos sobre Intervenç - Ler mais

  • 16 Janeiro, 2017

    Cooperação com as Juntas de Freguesia - Ler mais

  • 16 Janeiro, 2017

    Comitiva Mangualdense em Concerto promo - Ler mais

  • 13 Janeiro, 2017

    Município Mangualdense aposta na Coes - Ler mais

  • 13 Janeiro, 2017

    José Cid em Mangualde - Ler mais

  • 10 Janeiro, 2017

    Geminação entre Mangualde e Lempdes, - Ler mais

  • 9 Janeiro, 2017

    Concerto de Ano Novo: Mangualde recebeu - Ler mais

  • 9 Janeiro, 2017

    ‘Rostos de Moma’ em Exposição na - Ler mais

  • 9 Janeiro, 2017

    Mangualde apresenta aos mais novos uma - Ler mais