CM Mangualde

Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural visita Mangualde


A visita passou por dois Monumentos Nacionais:  Mosteiro de Sta. Maria de Maceira Dão e Castro do Monte do Bom Sucesso.

 

A Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, visitou na tarde desta quarta-feira, 23 de fevereiro, o concelho de Mangualde. A visita passou por dois monumentos nacionais: o Mosteiro de Sta. Maria de Maceira Dão, na freguesia de Fornos de Maceira Dão; e o Castro do Monte do Bom Sucesso, na União das Freguesias de Tavares.

Neste momento, no Mosteiro de Sta. Maria de Maceira Dão estão já a decorrer as obras de intervenção da reabilitação de parte do Mosteiro (obras de conservação e restauro da cobertura da igreja e da estabilização dos claustros), ao abrigo do Pacto Coesão Territorial – Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, numa candidatura apresentada pelos proprietários do monumento.

Quanto ao Castro do Bom Sucesso, em Chãs de Tavares, este Monumento Nacional – que está a par do Mosteiro no mapeamento da cultura para ser igualmente intervencionado – está, neste momento, em fase de elaboração de projeto, ao abrigo do Pacto Coesão Territorial – Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, numa candidatura apresentada pelo Município de Mangualde.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida, “foi uma visita importante e produtiva. Era importante que a senhora Secretária de Estado e a Senhora presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional do Centro pudessem avaliar presencialmente a necessidade da recuperação deste património que é nacional. Há razões para olharmos para o futuro com confiança, vimos da parte de todos os agentes interesse na reabilitação deste Mosteiro. Não só os proprietários podem estar satisfeitos, mas também nós temos razões para acreditar que o futuro será um futuro de cultura, de património e de valorização deste território.”

Há uma vontade do Município, vontade essa que passa por ter este monumento aberto, em condições, no menor tempo possível. Sabemos que esse desejo depende do esforço de todos agentes, hoje demos mais um passo na concretização desse desejo – conclui Marco Almeida.

A Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, disse à imprensa que “Para já a intervenção que decorre é ao nível da igreja, de contenção das abóbadas, de pinturas e de restauro de alguns materiais, limpeza das pedras, etc., mas depois há todo o restante da parte do mosteiro que vai ter de ser alvo de intervenção também para contenção e ao nível das coberturas”, a governante, lembra que ainda estão em causa “bastantes intervenções, que ficam, no fundo, pendentes do próximo quadro comunitário de apoio”, mas sem que se possa ainda “avançar um valor concreto”. Ângela Ferreira lembra ainda “o valor deste monumento nacional e onde ele se insere e a relevância que ele tem para o concelho de Mangualde e para o património do país é muito importante”.

Acompanharam a visita da Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural e da Presidente da CCDR Centro, o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida, a Delegada Regional da Cultura, Susana Menezes, o Secretário da União de Freguesias de Tavares, Alfredo Dias, o Presidente da Junta de Freguesia de Fornos Maceira Dão, Humberto Mendes e o Presidente da Assembleia Municipal, Elísio Oliveira.





Mais Notícias

  • 29 Julho, 2022

    Festas da Cidade vão animar Mangualde - Ler mais

  • 26 Julho, 2022

    Autarquia de Mangualde levou Seniores d - Ler mais

  • 25 Julho, 2022

    Cerca de 1 Milhão de Euros para Combat - Ler mais

  • 23 Julho, 2022

    “Laboratório Móvel das Ciências” - Ler mais

  • 22 Julho, 2022

    “Parque de Street Workout” Vence Or - Ler mais

  • 21 Julho, 2022

    Projeto “IR E VIR” arranca em Mangu - Ler mais

  • 21 Julho, 2022

    Mangualde promoveu Apresentação de N - Ler mais

  • 20 Julho, 2022

    Mangualde acolheu Apresentação do Liv - Ler mais

  • 20 Julho, 2022

    VII Edição do Encontro Gastronómico - Ler mais

  • 20 Julho, 2022

    Presidente do IFAP esteve de Visita a M - Ler mais

  • 19 Julho, 2022

    «MANGUALDE FASHION» está de Volta co - Ler mais

  • 19 Julho, 2022

    “Em Quarto Crescente” animou as Noi - Ler mais

  • 15 Julho, 2022

    Comemorações: 25 anos da Biblioteca M - Ler mais

  • 13 Julho, 2022

    II Jornadas da Academi@ STEM Mangualde - Ler mais

  • 12 Julho, 2022

    Mangualde falou sobre Solidariedade Soc - Ler mais