CM Mangualde

Sérgio Godinho em mais uma Edição de «Sextas da Lua»


Mais uma Noite de Cultura ao Luar em Mangualde para celebrar o 22.º Aniversário da Biblioteca Municipal

22 de Novembro, 21h30, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves

 

Em novembro, o «Sextas da Lua» celebra o 22º aniversário da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves com a apresentação do livro “Estocolmo” de Sérgio Godinho. O encontro está marcado, em Mangualde, na Biblioteca Municipal, pelas 21h30. A entrada é gratuita. Os livros estão já em pré-venda na Papelaria/Livraria Adrião, de Mangualde.

Ao contrário da conhecida canção, ninguém lhe disse um dia «Vicente, põe-te em guarda», mas mesmo assim é desse ritmo tão próprio de Sérgio Godinho que nasce o seu novo romance. Estocolmo é um thriller envolvente e carregado de desejo e sexo – em torno de uma história de dominação e perversidade. Um retrato duro de sujeição e prazer – e de todas as ambiguidades que quase sempre comportam as relações amorosas. Chegou às livrarias a 1 de fevereiro.

Dois anos depois de Coração Mais Que Perfeito, Sérgio Godinho traz-nos a história de uma vítima de sequestro que se apaixona pela sequestradora. Uma história que junta um inquilino (jovem estudante) e a sua senhoria (conhecida figura pública, pivô do telejornal das oito da noite). Com um ritmo alucinante e um registo que nos deixa sem fôlego, o autor leva-nos, capítulo a capítulo, numa viagem que marca o seu lugar como romancista.

SINOPSE

Quando Vicente responde ao anúncio de um quarto para alugar, descobre que a senhoria é Diana Albuquerque, a célebre pivô do telejornal das oito. A estupefação inicial do estudante – assim que ela lhe abre a porta – rapidamente se transforma numa forte atração mútua. Diana tem o dobro da idade de Vicente, mas é bela, sensual e respira aquela serena autoridade que conquista o espectador mais renitente. Vicente muda-se para casa de Diana, ocupando o quarto no sótão; e Diana ocupa-lhe a cama. Mas não é apenas a mulher complexa e carente que depressa mostra ser; fazendo jus ao nome, Diana é também uma predadora. E, uma manhã, Vicente acorda para a estranha realidade de estar trancado no seu novo quarto. É vítima de sequestro, mas está apaixonado pela sua sequestradora. Finalmente, a entrada em cena da mãe de Diana – tão bela quanto a filha – vai mudar tudo.

SÉRGIO GODINHO

Sérgio Godinho nasceu no Porto e aí viveu até aos vinte anos, altura em que saiu de Portugal. Estudou Psicologia em Genève durante dois anos. Foi ator de teatro e começou a exercitar a escrita de canções nos finais dos anos 1960. É de 1971 o seu primeiro álbum, Os Sobreviventes, seguido de mais trinta até aos dias de hoje. Sérgio Godinho é um dos músicos portugueses mais influentes dos últimos quarenta e cinco anos. Sobre si próprio disse: «Não vivo se não criar, não crio se não viver. Essa balança incerta sempre foi a pedra de toque da minha vida.» O seu percurso espelha, precisamente, essa poderosa interação entre a vida e a arte. Voz polifónica, Sérgio Godinho levou frequentemente a sua escrita a outras paragens. Guiões de cinema (Kilas, o Mau da Fita), peças de teatro (Eu, Tu, Ele, Nós, Vós, Eles!), séries de televisão, histórias infantojuvenis (O Pequeno Livro dos Medos), poesia (O Sangue por Um Fio), crónicas (Caríssimas Quarenta Canções), entre vários exemplos. Estreou-se na ficção com Vidadupla, um conjunto de contos publicado em 2014, a que se seguiu o seu primeiro romance, Coração Mais Que Perfeito — e, agora, Estocolmo.





Mais Notícias

  • 18 Dezembro, 2023

    Contratos para aquisição de Equipamen - Ler mais

  • 15 Dezembro, 2023

    Dezasseis alunos do 10.º ano recebem p - Ler mais

  • 13 Dezembro, 2023

    População de Vila Nova de Espinho hom - Ler mais

  • 12 Dezembro, 2023

    72.500 árvores já começaram a ser pl - Ler mais

  • 7 Dezembro, 2023

    Natal de Mangualde recheado com concert - Ler mais

  • 5 Dezembro, 2023

    Cerimónia militar de entrega da Bandei - Ler mais

  • 5 Dezembro, 2023

    Orçamento de 32 milhões de euros apro - Ler mais

  • 30 Novembro, 2023

    Mangualde volta a lançar campanha para - Ler mais

  • 30 Novembro, 2023

    Mangualde assinala Dia Internacional da - Ler mais

  • 29 Novembro, 2023

    Arrancaram as obras na casa devoluta qu - Ler mais

  • 22 Novembro, 2023

    Biblioteca assinala 26 anos com perto d - Ler mais

  • 20 Novembro, 2023

    Mangualde promove workshops para assina - Ler mais

  • 17 Novembro, 2023

    Jovens refletiram sobre saúde e bem-es - Ler mais

  • 15 Novembro, 2023

    BUPI de Mangualde já ultrapassou objet - Ler mais

  • 13 Novembro, 2023

    Mangualde associa-se ao exercício “A - Ler mais