CM Mangualde

Educação Ambiental


O que é?

Segundo o Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA, 1997), a Educação Ambiental é um processo de formação e informação, orientado para o desenvolvimento da consciência crítica sobre as questões ambientais e de atividades que levem a participação das comunidades na preservação do equilíbrio ambiental.

“Educação Ambiental é um processo que visa «formar uma população mundial consciente e preocupada com o Ambiente e com os seus problemas, uma população que tenha os conhecimentos, as competências, o estado de espírito, as motivações e o sentido de compromisso, que lhe permitam trabalhar individual e coletivamente na resolução das dificuldades atuais, e impedir que elas se apresentem de novo» ” (Alves & Caeiro, 1998).

É a principal ferramenta de transformação, sendo deveras importante para o desenvolvimento de uma consciência crítica em relação ao meio ambiente, gerando responsabilidades da população nas suas ações diárias.

Definições

Ar
O ar é um recurso natural que, ao contrário de outros recursos, não necessita de ser racionalizado em termos de quantidade, mas necessita de ser gerido a nível de qualidade.

Sonora
O ruído é qualquer som indesejável, desagradável, perturbador, física e psicologicamente. Este pode variar na sua composição no que toca à frequência, intensidade e duração. Sons que são agradáveis para algumas pessoas podem ser desagradáveis para outras.

O ruído é uma das principais causas da diminuição da qualidade do Ambiente Urbano. Os transportes são, em geral, as principais fontes de ruído existentes no ambiente urbano, embora existam, também, as obras de construção civil, actividades comerciais e industriais.

Tipos de ruídos presentes nas cidades:

  • Tráfego;
  • Industria;
  • Ruído provocado pelas pessoas e animais em zonas residenciais;
  • Ruído de Vizinhança – Este tipo de ruído está associado ao uso habitacional e às actividades que lhe são inerentes, que, pela sua composição (duração, repetição ou intensidade), seja influente na tranquilidade dos vizinhos ou a saúde pública.
  • Actividades Ruidosas – Estas actividades são susceptíveis de produzir ruído nocivo ou incomodativo para os que habitem, trabalhem ou permaneçam nas imediações do local onde ocorrem.
  • Actividades Ruidosas Temporárias – Estas actividades ruidosas assumem carácter não permanente, tais como obras de construção civil, competições desportivas, espectáculos, festas ou outros divertimentos, feiras e mercados.

Água
O mais precioso líquido do planeta cai do céu, é indispensável para a vida na Terra e a sua disponibilidade, foi e sempre será uma condição essencial à fixação de população e ao desenvolvimento de todas as actividades humanas.

Solo
Os solos funcionam como a base da vida terrestre e são formados ao longo do tempo, a partir da rocha através do efeito da chuva, gelo, vento, temperatura e a interação com organismos vivos. Os solos são essenciais à vida humana, porque deles retiramos parte da nossa alimentação e sobre eles, construímos as nossas habitações.

Resíduos
Os resíduos sólidos urbanos (RSU) constituem um dos maiores problemas ambientais que as grandes cidades enfrentam no século XXI. O crescimento exponencial do vulgo “lixo”, a par com uma maior diversidade do tipo de resíduos e uma menor capacidade de se degradar na natureza, são factos que nos separam do estilo de vida do início e meados do século XX.

A vontade de ajudar a resolver localmente um problema que é de todos levou o município a agarrar o desafio de transformar o problema dos resíduos numa oportunidade, para o Concelho de Mangualde se tornar mais limpo, saudável e ainda mais dinâmico em matéria de ambiente.

Para responder a este desafio, é muito importante que todos os residentes de Mangualde ponham em prática a Política dos 5R’s, enquanto cidadãos. Para isso, é essencial reduzir, reutilizar, reciclar, repensar e recusar.
Sobre a poluição provocada pelos resíduos, sabia que…

  • 1 Litro de óleo usado pode contaminar 1.000.000 l de água?
  • 1 Pilha pode ficar 100 anos a lançar contaminantes, como o mercúrio, para o meio natural?
  • Os resíduos de plástico podem demorar mais de 100 anos a degradarem-se no meio ambiente?
  • 1 Lata de alumínio pode demorar entre 100 a 500 anos a degradar-se enquanto uma garrafa de vidro pode nunca chegar a desaparecer no meio ambiente?

Sobre as capacidades dos resíduos, sabia que…

  • 1 Tonelada de papel reciclado impede o abate de 22 árvores e evita a emissão de 2,5 toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera, um gás responsável pelo efeito de estufa?
  • Produzir uma tonelada de vidro reciclado poupa cerca 1200 kg de matériaprimae 100 kg de combustível?
  • Cerca de 1000 kg de plástico permitem produzir 2000 calças em poliéster?
  • 100 Toneladas de plástico reciclado evitam a extracção de 1 tonelada de petróleo?
  • 3 Kg de resíduos orgânicos dão origem a 1 kg de fertilizante, (através dométodo de compostagem)?
  • 1 Litro de óleo alimentar usado na banca da cozinha pode poluir cerca de 1 milhão de litros de água?

Recursos

O que são?
Qualquer substância obtida do ambiente para satisfazer as necessidades humanas.

Tipos de Recursos
Recursos Biológicos

Criação Intensiva

Este sector representa recursos biológicos muito diversificados, já que o Homem utiliza os animais para diversos fins, como por exemplo, a alimentação, o vestuário, o calçado, o mobiliário, a medicina entre outros. Também com o aumento exponencial da população humana nas últimas décadas, o Homem foi obrigado a exploração neste sector.

A piscicultura, consiste na criação de peixes em viveiros para colmatar a dificuldade da sua aquisição em quase todo o mundo, contudo o seu desenvolvimento industrial pode causar poluição. Por vezes, estes peixes criados em condições artificiais podem contrair doenças tendo que ser tratados com antibióticos e outros produtos químicos, mas se for praticada com moderação este risco é diminuído. Através desta atividade, várias espécies de peixe chegam aos supermercados em quantidades que não seria possível através da pesca, estes são também mais baratos de que os tradicionais.

Caça e Pesca

A caça consiste na obtenção de animais selvagens e esta predominou durante milénios. Contudo, a prática excessiva desta atividade e a caça furtiva pode levar a extinção de várias espécies, daí a necessidade de respeitar certas normas. No entanto, esta prática torna-se importante para o equilíbrio dos ecossistemas quando não existem predadores naturais.

A pesca tal como a caça é uma atividade que o Homem sempre desenvolveu, também com o aumento exponencial da população este recurso foi constantemente explorado de tal maneira que a União Europeia, determinou cotas de captura, interdições e a adopção de práticas de pescas sustentáveis.

Exploração Florestal

Estes incluem todos os produtos da floresta – matérias-primas, alimentos e paisagem para recreio e lazer. A madeira é usada nas indústrias de mobiliário e papel, pois apesar do avanço tecnológico, o papel, é ainda hoje, um suporte muito utilizado.

Recursos Hídricos
Os Recursos Hídricos são as águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso de região ou bacia.

A Gestão dos Recursos Hídricos é um procedimento que visa adotar as melhores soluções no uso da água nas diferentes necessidades e na conversação do meio ambiente. Esta gestão deve ser baseada num planeamento pró-ativo que deve ter como principal objetivo a sustentabilidade e a optimização dos recursos financeiros.

Recursos Minerais
Até meados do século XIX, a sociedade utilizava a força dos animais e do próprio Homem face às necessidades de então. Depois descobriram-se os combustíveis fósseis. Primeiro o carvão, depois o petróleo e finalmente o gás natural. Estas fontes de energia remexeram a sociedade. Foi possível ao Homem empregar e consumir grandes quantidades de energia e esta foi considerada sinónimo de progresso.

Politica dos 5R´s:

  • Reduzir:
    Produzir menos lixo deve ser o nosso primeiro objetivo. Reduzir é prevenir os resíduos antes de serem criados. Deste modo reduzes o desperdício e evitas a produção: menos lixo para reciclar e tratar. Pequenos gestos como preferir embalagens grandes em vez de muitas embalagens pequenas, usar o papel dos dois lados em vez de comprar mais e mais papel, usar os sacos mais do que uma vez…ajudam a reduzir a quantidade de lixo que produzimos.
  • Reutilizar:
    É voltar a usar os produtos antes de os deitar fora. Alguns produtos encontram-se em embalagens reutilizáveis, no entanto, existem outros em que a imaginação ajuda a potenciar uma nova ou mais duradoura utilização. Está a reutilizar quando utilizas os frascos de vidro de iogurte para por os seus lápis e canetas.
  • Reciclar:
    É transformar em algo novo aquilo que não pode ser reduzido nem reutilizado.
    Ao reciclar os materiais entram de novo no ciclo de produção diminuindo a quantidade de resíduos a depositar no aterro e poupando recursos naturais e energéticos.
  • Repensar:
    Pense se realmente necessita do produto, antes de o adquirir. Depois de já não ter mais utilidade para aquele produto, coloque-o no respetivo ecoponto.
    Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada.
  • Recusar:
    Adquira somente produtos que não provoquem danos no meio ambiente.

Evite a utilização excessiva de sacos plásticos. Tenha sempre um saco de pano para transportar as suas compras quando se desloca ao supermercado.
Evite comprar aerossóis e lâmpadas fluorescentes, bem como produtos e embalagens não recicláveis.

Recursos Não Renováveis
Certos recursos energéticos presentes no planeta não são renováveis: a formação destes recursos aquando da formação do planeta, foi tão lenta que não tem comparação possível com o ritmo em que estão a ser explorados atualmente.

Alguns Recursos Energéticos Não Renováveis:

  • Carvão:
    O carvão foi o recurso utilizado na primeira fase da Revolução Industrial (1760) mas, ainda hoje, é um recurso energético bastante utilizado para a produção de energia eléctrica.
    O carvão é fundamentalmente, constituído por carbono e tem a sua origem em florestas que foram soterradas há milhões de anos.
    Curiosidade: Em Rio Maior (Santarém) existe um jazigo de carvão de baixo poder calorífico com cerca de 33 milhões de toneladas e que compõe a maior reserva energética existente em Portugal.

Na indústria: em máquinas a vapor para gerar força, em fornos e caldeiras como combustível, na obtenção de produtos químicos.
Nas habitações: no aquecimento das casas, cozinhas e produção de gás.

  • O gás natural é um combustível fóssil com origem bastante semelhante à do petróleo bruto, ou seja, a sua formação ocorreu durante milhões de anos a partir dos sedimentos de animais e plantas. Este gás encontra-se em jazidas subterrâneas, de onde é extraído. A diferença é que este gás pode ser utlizado logo no momento de extracção, sem necessitar ser refinado.

Composto por moléculas de carbono e hidrogénio, o gás natural mostra uma combustão mais limpa do que qualquer outro derivado do petróleo. Acresce também, que no que respeita à emissão de gases com efeito de estufa, a combustão do gás natural apenas origina dióxido de carbono e uma quantidade de óxidos de azoto inferior à que resulta da combustão da gasolina.

  • Petróleo:
    O petróleo é classificado como sendo recurso não renovável e constitui, atualmente, a fonte de energia mais utilizada e a base da atual sociedade industrial. A sua utilização é fundamental na produção de energia eléctrica, combustíveis para os transportes e máquinas industriais, e ainda como matéria-prima para um conjunto diversificado de produtos como por exemplo, o plástico. É a partir deste que se concebem os combustíveis que fazem funcionar os automóveis, barcos e aviões. Para obter este ouro negro só
    existente no subsolo e são feitos furos bastante profundos. O petróleo no momento da extracção, denomina-se de “petróleo bruto” ou “crude”.
  • Energia Nuclear:
    A energia elétrica que é gerada por centrais nucleares baseia-se na divisão do átomo.

Um dos grandes problemas ambientais ocasionados pelas centrais nucleares é o lixo radiativo. Estes resíduos resultam do funcionamento do reactor.

Habitualmente estes resíduos nucleares radioactivos são colocados caixas especiais e mais tarde são depositados em locais específicos. Infelizmente estas caixas podem-se degradar com o tempo e acabando por poluir o meio envolvente.

Recursos Energético Renováveis

Os recursos energéticos são estabelecidos, atualmente, como agentes essenciais para a atividade industrial.

Na Natureza existe um conjunto variado de recursos que o Homem consegue alcançar para produzir diferentes tipos de energia chamados de recursos energéticos.

De encontro à problemática da exaustão das fontes de energia que têm vindo a ser utilizadas (petróleo), a sociedade voltou-se para soluções alternativas baseadas na vantagem de utilização de recursos renováveis, como por exemplo:

  • Energia hidroelétrica:
    Esta é obtida através das centrais nas barragens. Desde tempos muito antigos que o homem aproveitava a energia do movimento da água para mover máquinas. Os moinhos de água são o exemplo mais característico.
    Esta energia produzida através do movimento da água também é utiliza para a produção de eletricidade. A eletricidade é produzida nas centrais eléctricas, que são instalações onde existem grandes geradores de energia produzida pelo movimento da água.
  • Energia solar:
    A energia solar é a energia eletromagnética cuja fonte é o sol. Esta pode ser transformada em energia térmica ou elétrica. As duas principais formas de utilização da energia solar são a geração de energia elétrica e o aquecimento de água. A energia fotovoltaica é aquela em que a irradiação solar é transformada diretamente em energia eléctrica.
  • Painéis Fotovoltaicos:
    As células fotovoltaicas (ou células solares) são feitas a partir de materiais semicondutores (normalmente o silício). Quando a célula é exposta à luz, parte dos eletrões do material iluminado absorve fotões (partículas de energia presentes na luz solar).

Os elétrões livres são transportados pelo semicondutor até serem puxados por um campo elétrico. Este campo é formado na área de junção dos materiais, por uma diferença de potencial elétrico existente entre estes materiais semicondutores. Os eletrões “livres” são levados para fora da célula solar e ficam disponíveis para serem usados na forma de energia elétrica.

  • Energia geotérmica:
    É obtida a partir do calor que provém do interior do planeta. Regiões onde exista vulcanismo, géiseres ou nascentes de água quente são provas bem evidentes da energia incluída no interior do planeta.
    As primitivas termas romanas formam, certamente, uma prova da utilização da energia geotérmica como fonte de aquecimento. No entanto, só no século XX é que a energia geotérmica ganha uma colocação de relevância no domínio dos recursos energéticos.
  • Energia maremotriz (marés):
    Aproveita a força do movimento das ondas e das marés. Esta energia renovável, da qual se pode produzir eletricidade através da utilização da energia do movimento das massas de água causado pelas marés. A energia maremotriz pode ser obtida através da energia potencial obtida pela diferença de altura entre as marés alta e baixa e da energia cinética (movimento dos corpos).
  • Energia eólica:
    Obtida através do movimento do vento. Esta fonte de energia é renovável, limpa e disponível em todo o planeta. No início da década de 70, houve um grande acréscimo do interesse de alguns países em desenvolver equipamentos para produção de eletricidade que auxiliassem na diminuição na dependência do petróleo e carvão.
  • Biomassa:
    A utilização de biomassa para a produção de energia eléctrica tem vindo a aumentar ao longo dos últimos anos. Principalmente em áreas rurais a utilização da biomassa é, por vezes, a forma mais barata de produzir electricidade. Do panorama da geração de energia, o termo biomassa compreende os derivados recentes de organismos vivos utilizados como combustíveis ou para a sua produção. Do ponto de vista ecológico, a biomassa é a quantidade total de matéria viva presente num ecossistema ou numa população animal ou vegetal. A biomassa é utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico que se encontra presente num ecossistema, porém nem toda a produção primária passa a incrementar a biomassa vegetal do  ecossistema. Parte dessa energia acumulada é empregada pelo ecossistema para sua própria manutenção.

Reciclagem

O que significa?

Reciclar significa transformar materiais usados em novos produtos para consumo. A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais como matéria-prima para um novo produto.
A Reciclagem nos dias de hoje é vital para a conservação e melhoramento do meio ambiente. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, vidro, metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis e a diminuição da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, tais como o aterro ou incineração.

Ecopontos
Os ecopontos são constituídos por quatro contentores destinados à recolha de resíduos. Estes devem estar localizados em locais de fácil acesso e distribuídos de uma maneira a que não obrigue o utente a ter que fazer
grandes deslocações.

Os contentores que constituem o ecoponto são conhecidos por:

  • Vidrão (verde), destina-se aos resíduos de embalagens de vidro;
  • Papelão (azul), destina-se aos resíduos de embalagens de papel/cartão e a outro papel de não embalagem;
  • Embalão (amarelo) destina-se aos resíduos de embalagens de plástico e metal;
  • Pilhão (vermelho) destina-se somente à colocação de pilhas comuns.

O que NÃO depositar em cada um deles:

  • Vidrão (verde), vidros de embalagem tal como espelhos, vidros de janela, copos, lâmpadas, etc…;
  • Papelão (azul), papel molhado ou sujo (p. ex. guardanapos ou lenços de papel usados) e Papel autocolante;
  • Embalão (amarelo), embalagens de produtos tóxicos ou perigosos, embalagens de medicamentos.
  • Pilhão (vermelho), baterias de automóveis, brinquedos, electrodomésticos, pilhas de relógios de pulso e pilhas recarregáveis.

Ecocentros

Os ecocentros são locais onde estão instalados contentores de grandes dimensões, destinados à deposição de resíduos para reciclagem.
Nestes locais podem ser depositados resíduos como por exemplo: entulhos, restos de madeira, resíduos de jardinagem, papel e cartão, plásticos ou ainda electrodomésticos antigos.
Os ecocentros são especialmente úteis para os consumidores que necessitem de se desfazer de resíduos de grande volume. (Monstros).

Desenvolvimento Sustentável

O que é?

“É um desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades”
(Relatório Brundtland, 1987)

Uma sociedade sustentável atenta na gestão justa de bens e serviços, numa linha de desenvolvimento mais económico, sem prejudicar o ambiente, proporcionando aos cidadãos, o necessário para ter uma vida com qualidade, onde todos tenham acesso a alimentação, vestuário, habitação, educação, informação, garantindo igualdade nas condições às gerações futuras.

O Desenvolvimento Sustentável traduz-se em desafios que colocam em parceria a administração e todos os outros sectores da sociedade, promovendo a qualidade de vida num prisma que engloba questões ambientais, sociais e económicas.

Pegada Ecológica
A Pegada Ecológica permite calcular a pressão humana sobre o planeta Terra.

Cada pessoa, consoante as suas atitudes no dia-a-dia, deixa uma marca no ambiente. Esta marca é representada pela quantidade de recursos que consome, como água, energia, comida e quantidade de resíduos que produz.

A Pegada Ecológica indica-nos qual a área de terra e mar biologicamente produtivos que uma pessoa, atividade, país ou um negócio necessita para produzir os recursos que utiliza e absorver as emissões de gases poluentes que produz. Depois é comparada esta área com a área total do planeta Terra.

Calcule a sua Pegada Ecológica aqui: http://goo.gl/1yC2xH

Curiosidades

Cápsulas de café:

Actualmente, as máquinas de café que utilizam cápsulas estão já presentes em muitas casas e escritórios. Este electrodoméstico produz um resíduo que possui na sua composição, materiais cujo processo de reciclagem é diferente:
borra de café, que é um resíduo orgânico, e a cápsula que possui alumínio ou plástico com alumínio.

Para resolver a problemática da produção destes resíduos, as marcas criaram um sistema de recolha, de forma a poderem recuperar e valorizar as duas componentes das cápsulas:

Nespresso:
http://www.nespresso.com/ecolaboration/pt/pt/recycling.html

Delta Q:
https://www.mydeltaq.com/apoio_ao_cliente/duvidas_frequentes.aspx

Dolce Gusto:
https://www.dolce-gusto.pt/PT/Servico/Pages/FAQs.aspx#area5

No caso de não conseguir depositar as suas cápsulas num dos pontos de recolha disponíveis, pode reutilizar a borra do café para algumas tarefas, como por exemplo, fertilizar a terra que existente nos vasos, colocando mais tarde a
cápsula limpa no ecoponto amarelo.

Rolhas de Cortiça:
Este é material reciclável, cujo aproveitamento vai resultar na produção de outros produtos fabricados com cortiça e que contribuem para a criação de bosques com espécies autóctones em todo o país, ao abrigo do Projeto Green Cork.

Medicamentos e Radiografias:
Os medicamentos são compostos por componentes químicos específicos para os problemas de saúde e que no caso de restarem ou passarem o prazo de validade, estes devem ser depositados nas farmácias de modo a que sejam devidamente eliminados.
As respectivas embalagens dos medicamentos (cartão, plástico, metais e vidro) e bulas dos medicamentos também devem ser depositados nas farmácias.
Estes resíduos vão ser processados através de uma triagem no sentido de posteriormente serem reciclados.
Também as radiografias devem ser entregues nas farmácias, que todos os anos realizam campanhas de recolha deste material, que mais tarde segue para reciclagem.

Toners e tinteiros:
Os toners e tinteiros podem ser entregues em lojas que comercializam estes materiais e que fazem a recolha dos mesmos após a sua utilização. Desta forma, pode-se reaproveitar uma embalagem, que vai voltar a ter vida útil após um processo de lavagem para retirar restos da tinta. Se a sua impressora suportar, deve utilizar tinteiros reabastecidos ou reciclados.

Baterias:
As baterias devem ser depositadas na loja onde se compra a nova. Caso seja feita a substituição numa oficina, esta procede ao encaminhamento da bateria antiga para reciclagem.
A reciclagem de baterias é um processo utilizado para recuperação dos materiais constituintes nas mesmas, com o objectivo de não só o seu reaproveitamento, como também evitar a sua deposição em aterros sanitários, evitando a contaminação de aquíferos subterrâneos.

Veículos em Fim de Vida:
Se for proprietário de uma viatura que já não pretende utilizar ou vender, deve-se encaminhar o veículo para um centro de abate de VFV. Só estas entidades estão autorizadas e habilitadas a efectuar o desmantelamento para que esta viatura não se torne, futuramente, numa fonte de contaminação para o ambiente, através do derrame de óleos ou outros líquidos perigosos.

Utilize o seu veículo só quando necessário e evite a sua utilização nas distâncias curtas. Tente programar as deslocações casa/trabalho de modo a diminuir a utilização do transporte individual, utilizando sempre que possível o transporte público. Ou então, partilhe com colegas ou familiares nas deslocações para o local de trabalho, supermercado, etc.

Pratique uma condução responsável, reduza a velocidade, evite acelerações e travagens bruscas e desligue o motor do automóvel durante as paragens prolongadas.

Na compra de um veículo novo, tenha em consideração a sua eficiência energética e o seu consumo e escolha combustíveis mais eficientes. Um
motor a gasóleo é mais eficiente do que um motor a gasolina, no entanto, um motor a gasolina emite menos substâncias prejudiciais para a saúde humana, com excepção das partículas.

Ligações

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DO AMBIENTE:
http://www.apambiente.pt/

WORLD WILD FUND FOR NATURE:
http://www.wwf.pt/

SOCIEDADE PONTO VERDE:
http://www.pontoverde.pt/

ECOPILHAS:
http://www.ecopilhas.pt/portal/

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
http://www.aspea.org/

QUERCUS:
www.quercus.pt/

Naturlink:
naturlink.sapo.pt/

Ambiente Online:
www.ambienteonline.pt/

Greenpeace Portugal:
www.greenpeace.org/portugal/pt/

CPADA:
www.cpada.pt/

Ecocasa:
http://www.ecocasa.org/energia_content.php?id=131#cafe

Green Cork:
http://www.greencork.org/