CM Mangualde

Várias Candidaturas em Curso – Recuperação das Escolas de Quintela de Azurara transformando-as em Centro de Apoio Social e Cultural


A Câmara Municipal de Mangualde vai candidatar a recuperação das escolas de Quintela de Azurara a Centro de Apoio Social e Cultural, no âmbito da medida 10216 – Renovação de Aldeias do PDR2020, gerido pela ADD – Associação do Desenvolvimento do Dão. Esta candidatura tem como objetivo a recuperação do património e dar uso dele à comunidade num investimento aproximado de 165 mil euros, financiado a 80%.

A ADD, em parceria com os cinco concelhos, submeteu candidaturas à Medida 10.3.1 – Cooperação Interterritorial e Transnacional dos GAL gestores do DLBC Rural. Por um lado, a candidatura TerraSaFe (Territórios Sãos com Agricultores Familiares) está aprovada e tem um valor global de 46 mil euros. A candidatura visa contribuir para uma estratégia de desenvolvimento que potencie a agricultura de pequena escala, em particular a agricultura familiar, com vista à produção de alimentos biológicos, conciliando-se com práticas inovadoras e baseada em processos produtivos e sustentáveis. Um outro entre muitos outros objetivos é a divulgação e partilha de boas práticas quer ao nível do território de influencia do projeto, quer a nível nacional e transnacional contribuindo para a internacionalização dos territórios, agentes socioecónomicos, numa perspetiva de abertura dos mercados locais. No geral, este projeto funciona como uma escola e exemplo de capacitação de agricultores virados para a agricultura familiar, biológica, sustentável e amiga do ambiente.

ALDEIAS DE PORTUGAL ABRANGERÁ ALDEIA DE TIBALDINHO

Uma outra candidatura, já submetida à medida da Cooperação, designada de Aldeias de Portugal – Consolidação e replicação nacional, tem por objetivo valorizar o Património Cultural dos Territórios permitindo que Tibaldinho, da freguesia de Alcafache, pelo seu valor patrimonial e cultural seja mais uma aldeia da Região Centro que vai ver reforçada a oportunidade de intervenção do Projeto Aldeias de Portugal, nas áreas de memória de Aldeia, dinamização de artes e ofícios tradicionais e comunicação e marketing. Das 84 aldeias do país com esta classificação, só cinco é que são da Região Centro. Tibaldinho será certamente mais uma a contribuir para esta importante rede. O montante deste projeto ronda os 20 mil euros, financiado em 90% pelo PDR2020 e 10% pela ADD.

Para além destas candidaturas e no âmbito da formação profissional, foram ainda aprovadas duas ações de formação para qualificação dos empresários do setor turístico e agrícola com vista à certificação Biosphere e que abrangerá um total de 40 empresários dos cinco concelhos.





Mais Notícias

  • 24 Julho, 2020

    Mangualde realiza Ação de Sensibiliza - Ler mais

  • 22 Julho, 2020

    Mangualde Manifesta: Descontentamento e - Ler mais

  • 20 Julho, 2020

    Covid-19: Mangualde com Zero Casos Ativ - Ler mais

  • 17 Julho, 2020

    Município de Mangualde lança Campanha - Ler mais

  • 16 Julho, 2020

    De 27 de Julho a 7 de Agosto, na Biblio - Ler mais

  • 16 Julho, 2020

    Mangualde Oferece aos Comerciantes Pro - Ler mais

  • 14 Julho, 2020

    “Rotunda às Seis” esta Sexta e Sá - Ler mais

  • 9 Julho, 2020

    Dólmen da Cunha Baixa em Mangualde: Co - Ler mais

  • 8 Julho, 2020

    Mangualde atrai Associação dos Transp - Ler mais

  • 2 Julho, 2020

    Dia Histórico para a Região: Celebrad - Ler mais

  • 2 Julho, 2020

    Esta manhã, no Salão Nobre do Municí - Ler mais

  • 1 Julho, 2020

    Município adaptou Programação Cultur - Ler mais

  • 30 Junho, 2020

    Evento promovido pela Academi@ STEM: Ma - Ler mais

  • 29 Junho, 2020

    7 Maravilhas da Cultura Popular, Catego - Ler mais

  • 26 Junho, 2020

    Município de Mangualde recebeu Enferme - Ler mais