CM Mangualde

Várias Candidaturas em Curso – Recuperação das Escolas de Quintela de Azurara transformando-as em Centro de Apoio Social e Cultural


A Câmara Municipal de Mangualde vai candidatar a recuperação das escolas de Quintela de Azurara a Centro de Apoio Social e Cultural, no âmbito da medida 10216 – Renovação de Aldeias do PDR2020, gerido pela ADD – Associação do Desenvolvimento do Dão. Esta candidatura tem como objetivo a recuperação do património e dar uso dele à comunidade num investimento aproximado de 165 mil euros, financiado a 80%.

A ADD, em parceria com os cinco concelhos, submeteu candidaturas à Medida 10.3.1 – Cooperação Interterritorial e Transnacional dos GAL gestores do DLBC Rural. Por um lado, a candidatura TerraSaFe (Territórios Sãos com Agricultores Familiares) está aprovada e tem um valor global de 46 mil euros. A candidatura visa contribuir para uma estratégia de desenvolvimento que potencie a agricultura de pequena escala, em particular a agricultura familiar, com vista à produção de alimentos biológicos, conciliando-se com práticas inovadoras e baseada em processos produtivos e sustentáveis. Um outro entre muitos outros objetivos é a divulgação e partilha de boas práticas quer ao nível do território de influencia do projeto, quer a nível nacional e transnacional contribuindo para a internacionalização dos territórios, agentes socioecónomicos, numa perspetiva de abertura dos mercados locais. No geral, este projeto funciona como uma escola e exemplo de capacitação de agricultores virados para a agricultura familiar, biológica, sustentável e amiga do ambiente.

ALDEIAS DE PORTUGAL ABRANGERÁ ALDEIA DE TIBALDINHO

Uma outra candidatura, já submetida à medida da Cooperação, designada de Aldeias de Portugal – Consolidação e replicação nacional, tem por objetivo valorizar o Património Cultural dos Territórios permitindo que Tibaldinho, da freguesia de Alcafache, pelo seu valor patrimonial e cultural seja mais uma aldeia da Região Centro que vai ver reforçada a oportunidade de intervenção do Projeto Aldeias de Portugal, nas áreas de memória de Aldeia, dinamização de artes e ofícios tradicionais e comunicação e marketing. Das 84 aldeias do país com esta classificação, só cinco é que são da Região Centro. Tibaldinho será certamente mais uma a contribuir para esta importante rede. O montante deste projeto ronda os 20 mil euros, financiado em 90% pelo PDR2020 e 10% pela ADD.

Para além destas candidaturas e no âmbito da formação profissional, foram ainda aprovadas duas ações de formação para qualificação dos empresários do setor turístico e agrícola com vista à certificação Biosphere e que abrangerá um total de 40 empresários dos cinco concelhos.





Mais Notícias

  • 18 Dezembro, 2023

    Contratos para aquisição de Equipamen - Ler mais

  • 15 Dezembro, 2023

    Dezasseis alunos do 10.º ano recebem p - Ler mais

  • 13 Dezembro, 2023

    População de Vila Nova de Espinho hom - Ler mais

  • 12 Dezembro, 2023

    72.500 árvores já começaram a ser pl - Ler mais

  • 7 Dezembro, 2023

    Natal de Mangualde recheado com concert - Ler mais

  • 5 Dezembro, 2023

    Cerimónia militar de entrega da Bandei - Ler mais

  • 5 Dezembro, 2023

    Orçamento de 32 milhões de euros apro - Ler mais

  • 30 Novembro, 2023

    Mangualde volta a lançar campanha para - Ler mais

  • 30 Novembro, 2023

    Mangualde assinala Dia Internacional da - Ler mais

  • 29 Novembro, 2023

    Arrancaram as obras na casa devoluta qu - Ler mais

  • 22 Novembro, 2023

    Biblioteca assinala 26 anos com perto d - Ler mais

  • 20 Novembro, 2023

    Mangualde promove workshops para assina - Ler mais

  • 17 Novembro, 2023

    Jovens refletiram sobre saúde e bem-es - Ler mais

  • 15 Novembro, 2023

    BUPI de Mangualde já ultrapassou objet - Ler mais

  • 13 Novembro, 2023

    Mangualde associa-se ao exercício “A - Ler mais