Riscos para a saúde devido à estagnação da água
As redes prediais de abastecimento de água são dimensionadas considerando a sua plena utilização, pelo que, durante períodos prolongados de encerramento ou de baixa frequência de edifícios podem verificar-se episódios de estagnação de água em tubagens e/ou reservatórios.
Tal, resulta na perda de desinfetante residual e na migração para a água de substâncias dos materiais que compõem as redes prediais, fomentando o crescimento de microrganismos e alterações nas características organoléticas da água.
A estagnação da água, especialmente em temperaturas entre 25°C e 50°C, pode favorecer o desenvolvimento de bactérias como a Legionella, que podem causar doenças graves.
Como evitar os riscos para a saúde pública devido à estagnação da água:
- Manter a temperatura da água quente
A água quente deve manter-se acima dos 50°C para evitar o crescimento bacteriano, especialmente na rede predial.
- Higienizar reservatórios
Os reservatórios prediais de água devem ser limpos e higienizados regularmente para evitar a proliferação de microrganismos.
- Descargas na rede predial
Realizar descargas regulares nas tubagens para renovar a água, abrindo todas as torneiras e fazendo descargas no autoclismo.
- Manutenção de equipamentos
A manutenção de equipamentos que entram em contato com a água, como torneiras e filtros, é essencial para garantir a qualidade da água.
- Apoio no esclarecimento de dúvidas:
Em caso de dúvidas, é recomendado procurar apoio da entidade gestora do sistema público de abastecimento de água ou da autoridade de saúde local.