O antigo Colégio de São José e Santa Maria, situado no centro de Mangualde, foi transferido para a Câmara Municipal de Mangualde, que vai transformar parte do imóvel no EDUTEC, um hub tecnológico, estruturado num ecossistema integrado de quatro academias especializadas.
O acordo de transferência de competências de gestão do património imobiliário público foi assinado esta quarta-feira, (10 dezembro) entre o Estado Português e o Município de Mangualde, no Palácio de Queluz, em Sintra.
O Município assume a gestão do imóvel por um período de 50 anos, tal como refere o acordo, enquadrado na Lei-Quadro da Transferência de Competências para as Autarquias Locais.
“A transferência de gestão deste emblemático imóvel é um passo fundamental para o futuro de Mangualde, uma vez que está ultrapassado mais um obstáculo para ali podermos desenvolver vários projetos, nomeadamente instalar o anunciado EDUTEC, destinado a acolher empresas de base tecnológica, assim como o ensino superior”, explica o presidente da Câmara Municipal, Marco Almeida, que assinou o acordo.
As obras de reabilitação e adaptação para este projeto deverão estar concluídas no final de 2027.
“Por um lado, vamos recuperar e valorizar um edifício histórico que estava sem utilização plena, por outro, vamos criar um polo de inovação e qualificação em Mangualde, capaz de atrair jovens, empresas e parceiros educativos, reforçando a formação tecnológica e contribuindo para o desenvolvimento económico e social do concelho”, adianta o autarca.