CM Mangualde

Estudantes de Mangualde esgotaram peça de teatro que assinalou Dia Municipal da Igualdade


Os estudantes encheram esta terça-feira o auditório da biblioteca municipal, onde foi apresentada a peça “Os brincos à Ronaldo e outras histórias”, para assinalar o Dia Municipal da Igualdade, numa iniciativa do Município , em parceria com o Agrupamento de Escolas de Mangualde.

“Nada melhor do que levar o teatro aos jovens com temáticas tão importantes como esta, a da igualdade de género”, afirmou a vereadora na câmara municipal com o pelouro da Ação Social, Maria José Coelho.

Para a vereadora “a peça traduziu o que de mais importante existe para colocar os jovens a refletir sobre a distribuição de tarefas domésticas, o assédio moral, a violência de género, a licença de parentalidade, a desconstrução de estereótipos, a linguagem inclusiva, entre outras abordagens”.

Durante a manhã, as crianças também foram sensibilizadas para a temática, através do atelier “Crescer Igual”, que decorreu nas Obras Social Beatriz Pais, Raul Saraiva.

Maria José Coelho assegura que estas iniciativas são para repetir, atendendo à pertinência do tema. “A igualdade é justiça, é inclusão, é solidariedade, é paridade e é essencialmente humanismo. Todos devemos ajudar a combater as desigualdades sociais para termos uma sociedade muito mais justa e equitativa”, concluiu.

No Dia Municipal da Igualdade, o Gabinete de Apoio à Agricultura promoveu ainda uma sessão direcionada para os adultos sobre “Empreendorismo no setor primário e Igualdade de Género”, que decorreu no auditório da Câmara municipal.

Estas atividades inseriram-se no Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação, no âmbito do Eixo de Intervenção Educação (Vertente Externa) inserido no Projeto+ Igual Viseu Dão Lafões.