Cunha Alta
História
Esta é uma antiga povoação a que aludem as Inquirições de 1258, conformando, hoje em dia, por si só, uma freguesia. A igreja matriz, consagrada a S. Pedro, mais parece, pelo pequeno porte, uma capela, facto que é compensado pela antiguidade, de que é prova bastante o pórtico, vazado em estilo românico.
Quando foi elevada a paróquia, acrescentou-se–lhe uma pequena sacristia. Ao cimo da encosta em que assenta a povoação da Cunha Alta encontra-se uma espaçosa ermida invocando a Nossa Senhora da Saúde. Mas é na água de excelente qualidade, que aqui se encontra o maior motivo de atração, chegando a formarem-se filas de pessoas para encherem garrafas e garrafões. A freguesia encontra-se coberta na quase totalidade pelas redes de água, saneamento e eletricidade, se excluirmos 4 ou 5 casas mais dispersas, e os caminhos que a servem estão arranjados, ou pelo menos já não são em terra batida.
Um edifício da Junta novo, recente, permite desenvolver diversas atividades, nomeadamente através da Associação Cultural, Recreativa e Social da Cunha Alta, que ali se alberga. Existe um rancho folclórico e, uma vez por mês, se não mais, organizam-se iniciativas, desde o simples jogo de cartas aos passeios a pé pela serra. Ultimamente, ocorreu um curso de bordados, com perto de 15 alunos, e aulas todas as sextas–feiras, das oito às dez e meia da noite. Neste momento, o apoio dado aos mais idosos, com refeições ao domicílio por exemplo, é prestado pelo Centro de Dia de Santiago, a freguesia vizinha, mas é um real desejo, o de criar uma estrutura semelhante, mesmo na Cunha Alta.
Ainda para fazer em termos de obras relevantes, que é importante realizar, destaca-se a ligação do fundo do povo à Freixiosa, também conhecida por Caminho da Nova, e uma outra, para a qual existe um projeto quase pronto, que é o arranjo do Largo do Soito.
Heráldica
Brasão
escudo de verde, duas chaves, uma de ouro e outra de prata, passadas em aspa; em chefe, cunha de ouro e, em ponta, uma paleta de prata com manchas de esmaltes vários e atravessada por pincel de ouro. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: «CUNHA ALTA».
Bandeira
amarela. Cordão e borlas de ouro e verde. Haste e lança de ouro.
Selo
nos termos da Lei, com a legenda: «Junta de Freguesia de Cunha Alta – Mangualde».
Caraterização da Freguesia
Atividades Económicas:
Agricultura
Pequeno Comércio
Festas e Romarias:
S. Pedro (29 de Junho)
Nossa Senhora da Saúde (15 de Agosto / 1 de Novembro)
Património:
Igreja Matriz
Capela de Nossa Senhora da Saúde
Gastronomia:
Pão de milho
Coletividades:
Associação Cultural, Social e Recreativa da Cunha Alta
Pedras Vivas Associação Cultural e Desportiva da Cunha Alta
Rancho Folclórico “Os Unidos da Cunha Alta”
Infraestruturas:
Posto Internet
Orago:
S. Pedro
Contactos Junta de Freguesia:
Presidente: Marco Filipe P. Almeida (PS)
Junta de Freguesia de Mangualde
Largo das Escolas, 2
3530-132 Mangualde
Telefone: 232 622889
Fax: 232 085446
E-mail: ufmangualdemesquitelacunhaalta@gmail.com
Horário de Funcionamento – 2ª a 6ª Feira – 09h00 às 16h00