CM Mangualde

Missão – Sitio dos Animais


O município de Mangualde assume uma estratégia clara de implementação de políticas públicas animais. A relação do animal com o seu detentor e demais cidadãos da comunidade onde está inserido deve ser pautada pelo equilíbrio e respeito de todos. Só com a cooperação e o compromisso da sociedade civil, a proteção animal encontrará o seu equilíbrio. Os animais de companhia exigem um compromisso e responsabilidade por parte dos seus detentores, no entanto, o município, numa estratégia de valorização e promoção do bem-estar animal, tem implementado diversas medidas que promovem uma melhoria continua.

O município tem desenvolvido, de uma forma empenhada, a sua tarefa no âmbito que lhe compete com ações de sensibilização e pedagogia. De destacar o protocolo com a Ordem dos Médicos Veterinários, que disponibiliza verbas municipais ás Associações protocoladas para gestão e implementação do programa de Captura, Esterilização e Devolução de felídeos e bem assim para a Esterilização dos animais alojados nos centros concelhios de recolha animal e ainda de apoios para a esterilização dos animais de famílias carenciadas e ainda disponibilização de uma viatura de socorro no âmbito dos animais errantes.

Continuaremos, atento ás necessidades dos munícipes e á evolução da proteção animal. Planearemos o futuro do nosso concelho numa perspetiva integrativa e equilibrada da relação animal-ser humano. Para isso, contamos consigo e com a sua responsabilidade para com os animais e a cidade.