CM Mangualde

Formação em Suporte Básico de Vida deve ter efeito “bola de neve”, defende MAI


O Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, defendeu esta sexta-feira, dia 15 de dezembro, que deve ser alargado a todo o país o projeto-piloto de formação em Suporte Básico de Vida (SBV) com Desfibrilhação Automática Externa (DAE) para alunos dos 10.º ano.

“Queremos que este projeto tenha o efeito de bola de neve e seja alargado a todo o país”, afirmou o membro do Governo, durante a cerimónia que serviu para apresentar esta medida que consta da Estratégia Nacional de Proteção Civil.

Na mesma cerimónia foram entregues os certificados do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) aos primeiros dezasseis alunos da Escola Secundária Felismina Alcântara (ESFA) que já concluíram a formação ministrada pelos Bombeiros Voluntários de Mangualde.

O presidente da Câmara de Mangualde realçou que o facto de o município ser o primeiro a abraçar o projeto “é demonstrativo do trabalho das instituições”, sublinhou.

Os alunos que concluem a formação ficam aptos a prestar auxílio nesta área, que pode fazer a diferença entre a vida e a morte. “É um ato de solidariedade e de responsabilidade cívica”, acrescentou o autarca.

Joaquim Loureiro, diretor do Agrupamento de Escolas de Mangualde, parceiro do projeto, considerou-o de “extrema importância” para toda a comunidade.  Até ao final do ano letivo deverão ser formados nesta área cerca de 150 estudantes do 10.º ano da ESFA.

Este tipo de conhecimento adquirido nesta formação “é detido por menos de 1 por cento da população”, tal como lembrou o presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Duarte da Costa.





Mais Notícias