CM Mangualde

Mais de Meia Centena de Pessoas participaram nos “Trilhos de Gil Vicente”


Iniciativa decorreu em Guimarães de Tavares, no âmbito dos percursos pedestres “Mangualde em Movimento”.

Mangualde promoveu mais um Percurso Pedestre no passado domingo, dia 21 de maio: “Trilhos de Gil Vicente”. A iniciativa, que teve lugar em Guimarães de Tavares, insere-se nos Percursos Pedestres “Mangualde em Movimento”, promovidos pela autarquia mangualdense em parceria com as respetivas Juntas de Freguesia. Incentivar o desporto e dar a conhecer Mangualde são os principais objetivos do projeto. Estiveram presentes mais de meia centena de participantes, que foram apoiados pelo carro da União de Freguesias, pelo Presidente da União de Freguesias de Tavares, Alexandre Constantino, e, também, por elementos do corpo técnico da secção de desporto do Município de Mangualde.

O percurso de cerca de 6 km teve início junto à Capela da Nossa Senhora do Pranto, em Guimarães de Tavares, pelas 9h30. Ao longo do trajeto, que passou por Santo Amaro de Tavares, foi possível apreciar o Património construído, como a capela de Santa Marinha, a capela de Santo Amaro e a Casa da Cerca, admirar Cruzeiros e Alminhas, caminhar sobre calçadas de largas almofadadas lajes graníticas, que evocam as antigas calçadas romanas, passar por campos de vinhas, olivais e hortas, sempre com a Serra da Estrela como paisagem de fundo.  Os participantes tiveram acesso a informações mais detalhadas sobre estes locais emblemáticos através da consulta de um guia editado e elaborado com a colaboração de António Fortes e Cristina Viegas Martins, entregue pelo Presidente da União de Freguesias.

Os “Trilhos de Gil Vicente” prestam homenagem àquele que é considerado o pai do teatro português, que a tradição diz ter nascido nesta aldeia de Guimarães de Tavares, local muitas vezes descrito nas suas Obras.

No próximo dia 28 de maio, os Percursos Pedestres “Mangualde em Movimento” continuam com os “Caminhos do Bom Sucesso”, em São João da Fresta, com uma distância de cerca de 11km. O início do percurso ocorre na Igreja Matriz de São João Baptista, junto ao Monumento de Nossa Senhora de Fátima. Após o percurso, segue-se um almoço convívio, pelas 12 horas, junto à Junta de Freguesia, cuja inscrição tem o valor de 5 euros.

No mês de junho, a autarquia mangualdense desafia a comunidade a participar na “Rota do Santo António dos Cabaços”, a 4 de junho, que conta com um percurso de cerca de 5km por São Cosmado e com um almoço convívio, cuja inscrição tem o valor de 6 euros, na Associação “Os Ciências”. E, ainda, no dia 11 de junho, no último percurso, a “Rota da Sra. dos Verdes”, que decorre em Abrunhosa-a-Velha, num percurso de cerca de 8km.

Todos os Percursos Pedestres são realizados ao domingo e têm como ponto de encontro o Largo do Rossio, pelas 9h00. A participação é gratuita, mas carece de inscrição prévia, através do preenchimento do formulário disponível aqui ou através do contacto telefónico 232 619 820.





Mais Notícias

  • 16 Outubro, 2023

    Alunos do 3 ciclo arrancaram ano letivo - Ler mais

  • 13 Outubro, 2023

    Estacionamento proibido em dois parques - Ler mais

  • 10 Outubro, 2023

    Condicionamentos de trânsito devido à - Ler mais

  • 6 Outubro, 2023

    Festival do Borrego quer ser uma marca - Ler mais

  • 3 Outubro, 2023

    Elevado Interesse de Idosos em “Bonit - Ler mais

  • 28 Setembro, 2023

    Município de Mangualde volta a atribui - Ler mais

  • 25 Setembro, 2023

    Mangualde prepara hub tecnológico - Ler mais

  • 25 Setembro, 2023

    Refloresta de Mangualde assume gestão - Ler mais

  • 22 Setembro, 2023

    Mangualde mantém IMI na Taxa Mínima - Ler mais

  • 22 Setembro, 2023

    Município vai importar o Melhor ao Ní - Ler mais

  • 20 Setembro, 2023

    Escola de Mangualde inaugurou obras de - Ler mais

  • 15 Setembro, 2023

    Mangualde Investe cerca de 800 mil Euro - Ler mais

  • 13 Setembro, 2023

    Município oferece “Bonito sarilho” - Ler mais

  • 12 Setembro, 2023

    Município de Mangualde apoia comércio - Ler mais

  • 11 Setembro, 2023

    Duzentos idosos de Mangualde aprendem a - Ler mais