CM Mangualde

Mangualde celebrou 150º Aniversário de Ana de Castro


OFICINAS DE CONTOS, LEITURAS, DRAMATIZAÇÕES, DANÇA, CONFERÊNCIA, CONVERSAS, APRESENTAÇÃO DE LIVRO E CONCERTOS FORAM AS ATIVIDADES DE COMEMORAÇÃO

O Município de Mangualde assinalou este fim de semana, dias 17 e 18 de junho, o 150º aniversário de Ana de Castro Osório, com um programa recheado de atividades culturais diversas. Passaram pela Casa de Ana de Castro Osório e pela Biblioteca Municipal de Mangualde, para celebrar esta data, centenas de pessoas. Ana de Castro Osório foi celebrada com um programa diversificado, que contemplou, oficinas de contos, leituras, dramatizações, dança, conferência, conversas, apresentação de livro e concertos.

As comemorações tiveram início no dia 17, sexta-feira, com a “Oficina de Exploração de Contos de Ana de Castro Osório”, dinamizada por Fátima Ribeiro de Medeiros e dirigida a professores, educadores e profissionais ligados à literatura, mediadores de leitura e outros interessados. A oficina que decorreu na Biblioteca Municipal, foi creditada e realizada em parceria com o Centro de Formação EDUFOR.

Pelas 21h00, na Casa de Ana de Castro Osório, o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida, abriu a sessão comemorativa, à qual se seguiu o momento de “Estórias de Ana de Castro Osório…À conversa com…“ Raquel Osório, trineta da escritora, que deu a conhecer um pouco da vida familiar e social de Ana de Castro Osório, transmitida pelas gerações anteriores. Vítor Nabais deu o seu contributo à conversa fazendo um contexto da época em que Ana de Castro Osório desenvolveu a sua atividade de ativista, intelectual, pedagoga e escritora. Foram depois apresentados três contos de Ana de Castro Osório, trabalhados pelos alunos do Agrupamento de Escolas, no âmbito do Plano das Artes: a leitura encenada de “O Porqueiro”, por Maria Aguiar, com os alunos do 2B, com Coreografia de Helena Couto, para os alunos das AECS, e musicada pelos aluno do Projeto Municipal Orquestra Poeminha, acompanhados pelo professor de violino Joaquim Castro; “Os Meninos da Estrela de Ouro na Testa” foi apresentado em teatro de sombras pelos alunos do 7E, encenado por Maria Aguiar e, ainda a dramatização do conto “O Esperto”, pelos alunos 8B, encenado por Luís Almeida.

O encerramento da primeira noite de comemorações esteve a cargo do projeto musical do Agrupamento de Escolas de Mangualde, “Orquestra Juvenil +Música”, dirigida pelo Maestro Vitor Mendes, que apresentou o “Concerto pela Igualdade”.

No sábado, dia 18 de junho, as comemorações tiveram início pelas 14h30 na Biblioteca Municipal, onde Fátima Ribeiro de Medeiros proferiu a “Conferência Ana de Castro Osório: Entre a militância republicana e feminista, a escrita e a edição”. Assistiu-se ainda à leitura do conto “Tio Barreiros” do livro “Felizes”, de Ana de Castro Osório, pela trineta da escritora, Raquel Osório.

O programa contemplou ainda a apresentação da reedição da obra original de Ana de Castro Osório de 1905, “Às Mulheres Portuguesas”, por Rosabela Afonso, publicação da ACCIG. A tarde terminou com a apresentação do documentário “Descobrir Ana de Castro Osório: Documentário & Pintura Mural” encomendados pelo Município especialmente para este aniversário, aos artistas José Vieira e JAF, respetivamente.

À noite, decorreu a apresentação de quatro contos encenados por Raquel Osório: “A esperteza da velha”; “Casa de Meu Pai”; “Os três desejos”; “O tolo e as moscas”, com a participação de crianças de Mangualde. O encerramento das celebrações trouxe à casa de Ana de Castro Osório o concerto de jazz através do projeto “Peixe-Boi” composto pelo guitarrista João Carreiro e contrabaixista João Fragoso de Viseu e pelo baterista Miguel Rodrigues de Mangualde, músicos já aclamados pela crítica nacional.  Não faltou o brinde de final de noite com o vinho do Dão, os queijos e os doces de Mangualde.





Mais Notícias

  • 7 Junho, 2016

    Mangualde Light Run fez brilhar a Cidad - Ler mais

  • 7 Junho, 2016

    90 Pessoas percorreram os Caminhos do B - Ler mais

  • 7 Junho, 2016

    Mangualde acolheu 1º Festival de Artes - Ler mais

  • 6 Junho, 2016

    600 Alunos Mangualdenses visitaram o Ja - Ler mais

  • 1 Junho, 2016

    Sociedade Filarmónica Lobelhense celeb - Ler mais

  • 1 Junho, 2016

    Venha aprender Doçaria Internacional d - Ler mais

  • 1 Junho, 2016

    5,8 Milhões de Euros para o Plano Estr - Ler mais

  • 1 Junho, 2016

    Férias Desportivas prometem Verão div - Ler mais

  • 1 Junho, 2016

    Música, Dança e Poesia coabitaram e t - Ler mais

  • 1 Junho, 2016

    Edil Mangualdense deu o Tiro de Partida - Ler mais

  • 1 Junho, 2016

    Mangualde acolheu Encontro de Pasteleir - Ler mais

  • 1 Junho, 2016

    Andebol4kids com Mais de Uma Centena de - Ler mais

  • 27 Maio, 2016

    Mangualde: Piscinas Exteriores abrem ao - Ler mais

  • 27 Maio, 2016

    Apresentado Dispositivo Especial de Com - Ler mais

  • 27 Maio, 2016

    Marchas Populares vão colorir as Ruas - Ler mais