CM Mangualde

Mangualde tem Novo Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes


MOMENTO CONTOU COM A COM PRESENÇA DA MINISTRA ADJUNTA E DOS ASSUNTOS PARLAMENTARES, ANA CATARINA MENDES, DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE MANGUALDE, MARCO ALMEIDA, E DA ALTA-COMISSÁRIA PARA AS MIGRAÇÕES, SÓNIA PEREIRA.

Hoje nasceu o novo CLAIM Mangualde – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Mangualde, um centro de apoio local que tem como função acolher, informar e apoiar cidadãos migrantes. O momento, celebrado através de um Protocolo de Cooperação com o Alto Comissariado para as Migrações, I.P. (ACM, I.P.) assinado hoje, dia 14 de junho, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Mangualde, contou com a presença da Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, do Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida e da Alta-Comissária para as Migrações, Sónia Pereira.

 “Portugal tem tido sempre uma política de acolhimento que nos deve orgulhar”, começou por destacar a Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, “mas todos os dias é preciso melhorar procedimentos. Todas as parcerias com as comunidades são essenciais para desenvolvermos uma coesão territorial e social capaz de gerar oportunidades para todos”.  Ana Catarina Mendes sublinhou ainda que estas são “redes essenciais, não só para aqueles que chegam, mas também para nós que cá estamos”.

 Marco Almeida destacou a importância deste novo centro: “no contexto atual, de exponencial movimento migratório, quer na procura de novas oportunidades de trabalho, conflitos, terrorismo e guerra ou violações dos direitos humanos, fazem com que o mundo sofra alterações constantes. É, por isso, importante para nós ter definido um objetivo muito claro de integração de todas as pessoas que escolhem este território para viver, para trabalhar, visitar e continuar a promover a coesão e solidariedade social, o acesso à cidadania e o reforço das redes sociais de integração e participação pública dos imigrantes”.

Com este protocolo, Mangualde “tem agora uma resposta especializada e de proximidade, que vai permitir que este concelho reforce o apoio que presta aos cidadãos estrangeiros, sejam residentes ou aqueles que nos procuram em momentos dramáticos da sua vida, como é agora o caso dos deslocados da Ucrânia em consequência da Guerra”, explicou ainda o presidente da Câmara Municipal de Mangualde.

CLAIM – CENTRO LOCAL DE APOIO À INTEGRAÇÃO DE MIGRANTES

Os CLAIM são gabinetes/espaços de acolhimento, informação e apoio que têm como missão apoiar todo o processo de acolhimento e integração de pessoas migrantes, articulando com as diversas estruturas locais, e promovendo a interculturalidade a nível local. Estes serviços prestam apoio e informação geral em diversas áreas, tais como, regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde, educação, entre outras questões do quotidiano. A Rede CLAIM conta também com CLAIM especializados, que intervêm em diferentes áreas, por forma a complementar e solidificar o seu processo de integração.

Com o objetivo de promover uma integração de proximidade, os CLAIM resultam de parcerias estabelecidas entre o Alto Comissariado as Migrações (ACM, I.P.) e autarquias, instituições de ensino superior ou entidades da sociedade civil que, em cooperação, promovem um atendimento integrado. Em algumas regiões, esse atendimento é prestado em regime de itinerância, fazendo chegar o serviço junto de pessoas migrantes que de outro modo não têm acesso a ele, seja por falta de mobilidade ou ausência de outros recursos. O atendimento é personalizado e conta com a colaboração de técnicos e técnicas com habilitações para o efeito.





Mais Notícias

  • 18 Dezembro, 2023

    Contratos para aquisição de Equipamen - Ler mais

  • 15 Dezembro, 2023

    Dezasseis alunos do 10.º ano recebem p - Ler mais

  • 13 Dezembro, 2023

    População de Vila Nova de Espinho hom - Ler mais

  • 12 Dezembro, 2023

    72.500 árvores já começaram a ser pl - Ler mais

  • 7 Dezembro, 2023

    Natal de Mangualde recheado com concert - Ler mais

  • 5 Dezembro, 2023

    Cerimónia militar de entrega da Bandei - Ler mais

  • 5 Dezembro, 2023

    Orçamento de 32 milhões de euros apro - Ler mais

  • 30 Novembro, 2023

    Mangualde volta a lançar campanha para - Ler mais

  • 30 Novembro, 2023

    Mangualde assinala Dia Internacional da - Ler mais

  • 29 Novembro, 2023

    Arrancaram as obras na casa devoluta qu - Ler mais

  • 22 Novembro, 2023

    Biblioteca assinala 26 anos com perto d - Ler mais

  • 20 Novembro, 2023

    Mangualde promove workshops para assina - Ler mais

  • 17 Novembro, 2023

    Jovens refletiram sobre saúde e bem-es - Ler mais

  • 15 Novembro, 2023

    BUPI de Mangualde já ultrapassou objet - Ler mais

  • 13 Novembro, 2023

    Mangualde associa-se ao exercício “A - Ler mais