CM Mangualde

Reunião descentralizada do CLASM aproxima parceiros da realidade local


Realizou-se, na passada quinta-feira, dia 15 de março, a reunião descentralizada do Conselho Local de Ação Social de Mangualde (CLASM). O encontro, que decorreu no Centro Paroquial da Cunha Baixa, contou com a presença de Maria José Coelho, Vereadora do Município de Mangualde e Presidente do CLASM, do Presidente da Junta de Freguesia da Cunha Baixa, da Diretora Técnica do Centro Paroquial da Cunha Baixa e dos parceiros membros do CLASM.

Este encontro, que decorreu na sequência da descentralização encetada anteriormente, teve como objetivo aproximar os parceiros das realidades locais, avaliar as potencialidades e as dificuldades do território, tendo em atenção a demografia, o envelhecimento, a baixa natalidade e os seus recursos. Teve ainda como objetivo dar a conhecer as respostas sociais integradas que ajudam a minimizar a pobreza e exclusão social, potenciando a coesão.

A reunião do CLASM teve como ordem de trabalhos a aprovação do Plano de Ação do CLASM para 2018, a apresentação do programa Rede Local de Intervenção Social (RLIS) e do serviço contratualizado – Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social – SAAS, por parte da entidade que a suporta (Centro Paroquial da Cunha Baixa). A RLIS assenta numa lógica de intervenção articulada e integrada de entidades com responsabilidade no desenvolvimento da ação social que visa potenciar uma atuação concertada dos diversos organismos e entidades envolvidas na prossecução do interesse público e promover a implementação de novos mecanismos de atuação e diferentes estratégias de ação em resposta às necessidades sociais.

Apresentados Programa OTL e Programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”

Foi ainda apresentado pelo IPDJ o Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas e o Programa OTL – Ocupação de Tempos Livres.

O Programa OTL é um programa que visa promover a ocupação dos tempos livres dos jovens incentivando a participação em projetos para a comunidade, desenvolvendo capacidades e competências pessoais e sociais.

Já o Programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas” visa promover práticas de voluntariado juvenil no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral, bem como da preservação contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, da monitorização e recuperação de territórios afetados.

Neste momento, está a decorrer a fase de candidaturas para entidades promotoras ao programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas.





Mais Notícias

  • 18 Agosto, 2023

    Site de serviços online em manutençã - Ler mais

  • 17 Agosto, 2023

    Município investe 105 mil euros por an - Ler mais

  • 16 Agosto, 2023

    Um milhão de euros para requalificar p - Ler mais

  • 11 Agosto, 2023

    Apoio aos emigrantes de Mangualde dispa - Ler mais

  • 10 Agosto, 2023

    Autarquia apela a munícipes que encami - Ler mais

  • 9 Agosto, 2023

    Agrupamento de escolas de Mangualde tem - Ler mais

  • 8 Agosto, 2023

    Encontro Gastronómico de Abrunhosa-a-V - Ler mais

  • 4 Agosto, 2023

    Rua Dr. Sebastião Alcântara de cara l - Ler mais

  • 3 Agosto, 2023

    Presidente do IHRU visita Bairros de Ma - Ler mais

  • 1 Agosto, 2023

    Cerca de duas centenas de crianças de - Ler mais

  • 27 Julho, 2023

    Mangualde assinalou Dia dos Avós com - Ler mais

  • 26 Julho, 2023

    Sociedade Filarmónica Lobelhense feste - Ler mais

  • 21 Julho, 2023

    VIII Encontro Gastronómico Amador de A - Ler mais

  • 17 Julho, 2023

    Concerto Orquestra POEMa decorreu na Er - Ler mais

  • 13 Julho, 2023

    Andanças Seniores 2023 - Ler mais