CM Mangualde

Rota das Águas Milenares desafia os participantes a conhecerem Mangualde e a praticarem Desporto


Inscrição gratuita, mas obrigatória: desporto@cmmangualde.pt ou 232 619 820

Iniciativa terá lugar este domingo, dia 10 de abril, pelas 9h00, com encontro no Largo do Rossio.

 

O Município de Mangualde promove no próximo domingo, dia 10 de abril, a Rota das Águas Milenares. Com o objetivo de incentivar o desporto e dar a conhecer Mangualde, a iniciativa tem início marcado para as 9h00, e tem como ponto de encontro o Largo do Rossio, em frente ao Tribunal de Mangualde, onde os participantes seguirão de autocarro para o primeiro ponto do percurso pedestre, a Capela da Nossa Sra. de Fátima, nas Termas de Alcafache.

A Rota das Águas Milenares, que conta com um percurso de 6km, com um nível de dificuldade médio, permitirá aos participantes contactar com vastas áreas florestais, em que as espécies predominantes são o pinheiro-bravo, o eucalipto, a oliveira e o castanheiro, oferecendo-nos diversas áreas e sombras para descanso ao longo da caminhada. E, ainda, encontrar várias espécies animais, como, por exemplo, os pardais, os melros, os corvos e as corujas. A paisagem dos percursos, durante o período primaveril, onde predominam os campos verdes, tornar-se-á na mais bela tela natural que os participantes poderão desfrutar.

O antigo troço de calçada romana pode ser novamente percorrido por aqueles que desfrutam o gosto pelo património e pela natureza. Num percurso circular que se inicia nas Termas de Alcafache, passa por Casal Sandinho, Aldeia de Carvalho e Casal Mendo, os participantes poderão usufruir do melhor que a Natureza tem para oferecer. O património construído assume enorme relevância no percurso. As capelas da Senhora de Fátima, de São Frutuoso, de Nossa Senhora da Piedade e de Santa Cruz, o caminho romano, as alminhas, as picotas e os poços em alvenaria, enriquecerão culturalmente quem decidir efetuar este percurso.

O património natural merece amplo destaque na freguesia de Alcafache. Do leito do rio brotam águas sulfurosas, especialmente indicadas para o tratamento de doenças reumáticas, músculo-esqueléticas, das vias respiratórias e de pele.

Estudos revelam que a água possui uma idade superior a 14.000 anos. O nome desta rota vai precisamente ao encontro dessa riqueza histórica.

Esta atividade é gratuita, mas com inscrição obrigatória na secretaria das Piscinas Municipais, através do email desporto@cmmangualde.pt ou ainda através do telefone 232 619 820.

INDICAÇÕES PARA OS PARTICIPANTES
Os participantes da Rota das Águas Milenares devem ter em consideração algumas indicações: seguir somente pelos trilhos sinalizados; evitar barulhos e atitudes que perturbem a paz do local; não abandonar o lixo, levando-o até um local onde haja um serviço de recolha; fechar as cancelas e portelos; respeitar a propriedade privada; ser afável com os habitantes locais, esclarecendo quanto à atividade em curso e às marcas do PR; não colher amostras de plantas ou rochas; cuidado com o gado, pois embora manso não gosta da aproximação de estranhos às suas crias; não fazer lume; não danificar a flora; observar a fauna à distância preferencialmente com binóculos.





Mais Notícias

  • 11 Março, 2024

    Mangualde lança 3º edição do Orçam - Ler mais

  • 6 Março, 2024

    Resistência” nas Festas da Cidade de - Ler mais

  • 5 Março, 2024

    Cerca de 350 alunos das aldeias de Mang - Ler mais

  • 1 Março, 2024

    Alojamento em Mangualde aumentou quase - Ler mais

  • 29 Fevereiro, 2024

    Mangualde tirou das ruas mais de uma ce - Ler mais

  • 28 Fevereiro, 2024

    Mangualde volta à BTL e desta vez leva - Ler mais

  • 23 Fevereiro, 2024

    Gabinete de Apoio à Vítima com dezena - Ler mais

  • 21 Fevereiro, 2024

    Mangualde abre único Gabinete de Apoio - Ler mais

  • 16 Fevereiro, 2024

    Destruídos mais de 450 ninhos da Vespa - Ler mais

  • 9 Fevereiro, 2024

    Bairro Comercial Digital de Mangualde d - Ler mais

  • 9 Fevereiro, 2024

    Limpeza de reservatórios pode suspende - Ler mais

  • 8 Fevereiro, 2024

    CONFAGRI atribui prémio de mérito a G - Ler mais

  • 7 Fevereiro, 2024

    Município quer profissionalizar Orques - Ler mais

  • 6 Fevereiro, 2024

    Nicolás Farruggia: concerto a 23 de fe - Ler mais

  • 2 Fevereiro, 2024

    Orquestra POEMa lança CD para assinala - Ler mais