CM Mangualde

Academi@ STEM Mangualde participa em Evento Internacional sobre STEM na Holanda


Apresentação do trabalho em desenvolvimento foi valorizado pelos participantes da iniciativa, resultando em abordagens para projetos conjuntos futuros.

A Academi@ STEM Mangualde, nos dias 11 e 12 de maio, participou no evento internacional “Educating the Educators IV: STEM & Open Schooling for Sustainability Education”, no Naturalis Biodiversity Center, em Leiden, Holanda, no qual partilhou o trabalho implementando e em desenvolvimento pela Academi@.

O evento teve como objetivo discutir e refletir sobre a implementação e alargamento de abordagens de ensino inovadoras na educação STEM, designadamente, sobre questões ambientais. A iniciativa decorreu em formato de palestras e workshops, potenciando a partilha de materiais didáticos e a discussão sobre as estruturas necessárias para inovar a educação STEM.

A Academi@ STEM Mangualde apresentou um póster relacionado com o trabalho em curso, ao nível do desenvolvimento curricular e profissional, disponível para consulta aqui. Na apresentação do mesmo, discutiu-se o modelo da Academi@ e todas as dimensões a que dá resposta, com Arjen Wals (Wageningen University, The Netherlands), com responsabilidades sobre políticas sociais na UNESCO, tendo este valorizado vários aspetos relacionados com a Academi@, nomeadamente, a existência e o papel crucial da  Equipa Pedagógica de Inovação, as parcerias (p.e., Direção-Geral da Educação, Ensino Superior, empresas, embaixadores), a exploração de assuntos ligados a problemáticas reais com impactos na sustentabilidade do planeta, sobretudo de cariz local, o desenvolvimento curricular local, sobretudo de forma recorrente, sendo este um trabalho “difícil de encontrar nas escolas”.

Estes assuntos foram, também, explorados durante o decorrer do evento com investigadores e professores, provenientes de diversos países (Holanda, Áustria, Noruega, Espanha, Alemanha, Israel, Suécia, República Checa, Malta e Turquia), quer ao nível do desenvolvimento do trabalho STEM na Academi@, bem como a educação STEM nesses países. A generalidade valorizou o trabalho em desenvolvimento, particularmente, o esforço no desenvolvimento de materiais de suporte para alunos e professores (e a disponibilização destes de forma gratuita), a existência de uma equipa que apoia o trabalho do professor, assim como a exploração de atividades STEM curriculares. Este último aspeto é o que diferencia a Academi@ da generalidade dos trabalhos apresentados pela maioria dos países.

Destas discussões resultaram abordagens preliminares para a Academi@ STEM de Mangualde integrar projetos conjuntos futuros, participar em conferências e o desejo dos participantes do evento visitarem o Agrupamento de Escolas de Mangualde, para observarem os diferentes trabalhos em desenvolvimento no âmbito da Academi@.

Globalmente, as principais orientações de uma abordagem STEM apresentadas no evento, alinhadas com os objetivos para o desenvolvimento sustentável e o imperativo desenvolvimento de competências essenciais para o séc. XXI corroboram e, de certa forma, validam o caminho que a Academi@ STEM Mangualde tem percorrido desde abril de 2018.





Mais Notícias

  • 13 Março, 2024

    Município entrega cerca de 800 armadil - Ler mais

  • 11 Março, 2024

    Mangualde lança 3º edição do Orçam - Ler mais

  • 6 Março, 2024

    Resistência” nas Festas da Cidade de - Ler mais

  • 5 Março, 2024

    Cerca de 350 alunos das aldeias de Mang - Ler mais

  • 1 Março, 2024

    Alojamento em Mangualde aumentou quase - Ler mais

  • 29 Fevereiro, 2024

    Mangualde tirou das ruas mais de uma ce - Ler mais

  • 28 Fevereiro, 2024

    Mangualde volta à BTL e desta vez leva - Ler mais

  • 23 Fevereiro, 2024

    Gabinete de Apoio à Vítima com dezena - Ler mais

  • 21 Fevereiro, 2024

    Mangualde abre único Gabinete de Apoio - Ler mais

  • 16 Fevereiro, 2024

    Destruídos mais de 450 ninhos da Vespa - Ler mais

  • 9 Fevereiro, 2024

    Bairro Comercial Digital de Mangualde d - Ler mais

  • 9 Fevereiro, 2024

    Limpeza de reservatórios pode suspende - Ler mais

  • 8 Fevereiro, 2024

    CONFAGRI atribui prémio de mérito a G - Ler mais

  • 7 Fevereiro, 2024

    Município quer profissionalizar Orques - Ler mais

  • 6 Fevereiro, 2024

    Nicolás Farruggia: concerto a 23 de fe - Ler mais