CM Mangualde

Assembleia Municipal de Mangualde aprovou Orçamento para 2023


ORÇAMENTO DE CERCA DE 35 MILHÕES DE EUROS

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE MANGUALDE APROVOU ORÇAMENTO PARA 2023
“Este orçamento procura dar resposta aos grandes desafios que a sociedade atravessa, apoiando as famílias e os mangualdenses mais desfavorecidos, reforçando o investimento na vertente social e reduzindo impostos municipais” – Marco Almeida

 

Ontem, dia 27 de dezembro, a Assembleia Municipal de Mangualde aprovou o Orçamento para 2023, no valor global de 34 973 473,00 euros. O orçamento e as Grandes Opções do Plano (GOP) 2023 já haviam sido aprovados em reunião de Câmara, no passado dia 28 de novembro, por maioria, e representam um dos maiores orçamentos da última década. “O orçamento de 2023 da Câmara Municipal de Mangualde prevê um investimento de quase 16 milhões de euros e define claramente uma orientação estratégica para o próximo quadriénio”, começa por destacar Marco Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde.

O Orçamento dá prioridade aos investimentos que se enquadram no atual quadro comunitário e que se encontram em execução, bem como à preparação e iniciação de um novo ciclo de financiamento, nomeadamente o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e o Portugal 2030. Marco Almeida sublinha ainda que este orçamento “procura dar resposta aos grandes desafios que a sociedade atravessa, apoiando as famílias e os mangualdenses mais desfavorecidos, reforçando o investimento na vertente social e reduzindo impostos municipais”. É ainda um orçamento que reforça investimentos em eixos estratégicos como a sustentabilidade, a modernização administrativa, a competitividade e a eficiência energética”.

IMI VAI BAIXAR PARA VALORES MÍNIMOS

“As famílias, as pessoas, o bem-estar da nossa comunidade é e sempre será uma das nossas prioridades” – Marco Almeida

Em 2023, o IMI vai ser reduzido para seu valor mínimo de 0,3%. “Com esta redução há um desagravamento fiscal para as famílias mangualdenses num ano de 2023 que se avizinha de grande dificuldade. As famílias, as pessoas, o bem-estar da nossa comunidade é e sempre será uma das nossas prioridades” – afirma Marco Almeida.

ORÇAMENTO 2023 E SEUS EIXOS ESTRATÉGICOS PRIORITÁRIOS

Os eixos estratégicos prioritários são investimentos sustentáveis nas áreas da inovação, sustentabilidade dos recursos naturais (ciclo da água, proteção do ambiente, gestão dos recursos naturais e prevenção de riscos), o fortalecimento da qualidade de vida, a coesão social e territorial (transição digital, apoio às comunidades desfavorecidas, apoio social, recursos endógenos, entre outros).

Face à atual conjuntura macroeconómica desfavorável, o orçamento e as Grandes Opções do Plano (GOP) 2023 estão também preparados para dar uma resposta eficaz à estratégia local de habitação, bem como a investimentos relacionados com a eficiência energética.





Mais Notícias

  • 18 Dezembro, 2023

    Formação em Suporte Básico de Vida d - Ler mais

  • 18 Dezembro, 2023

    Contratos para aquisição de Equipamen - Ler mais

  • 15 Dezembro, 2023

    Dezasseis alunos do 10.º ano recebem p - Ler mais

  • 13 Dezembro, 2023

    População de Vila Nova de Espinho hom - Ler mais

  • 12 Dezembro, 2023

    72.500 árvores já começaram a ser pl - Ler mais

  • 7 Dezembro, 2023

    Natal de Mangualde recheado com concert - Ler mais

  • 5 Dezembro, 2023

    Cerimónia militar de entrega da Bandei - Ler mais

  • 5 Dezembro, 2023

    Orçamento de 32 milhões de euros apro - Ler mais

  • 30 Novembro, 2023

    Mangualde volta a lançar campanha para - Ler mais

  • 30 Novembro, 2023

    Mangualde assinala Dia Internacional da - Ler mais

  • 29 Novembro, 2023

    Arrancaram as obras na casa devoluta qu - Ler mais

  • 22 Novembro, 2023

    Biblioteca assinala 26 anos com perto d - Ler mais

  • 20 Novembro, 2023

    Mangualde promove workshops para assina - Ler mais

  • 17 Novembro, 2023

    Jovens refletiram sobre saúde e bem-es - Ler mais

  • 15 Novembro, 2023

    BUPI de Mangualde já ultrapassou objet - Ler mais