Município quer profissionalizar Orquestra POEMa

O presidente da Câmara de Mangualde, Marco Almeida, quer transformar a POEMa numa orquestra profissional. O anúncio foi feito durante a cerimónia de lançamento do primeiro CD para assinalar uma década do projeto do Município, do Conservatório de Música de Viseu, Dr. José Azeredo Perdigão e o Agrupamento de Escolas de Mangualde.
“Temos de dar o passo seguinte, que passa pela profissionalização. Reunimos duas condições: a Proviseu, da qual faz parte o Conservatório de Música de Viseu, e o Agrupamento de Escolas, acreditam neste projeto e, temos qualidade“, afirmou o autarca, sábado passado.
Marco Almeida reconhece que, tal como referiu o maestro Tiago Correia, a POEma, responsável pelo envolvimento de cerca de trezentos músicos ao longo de dez anos, “movimenta a economia, ao atrair gente para os espetáculos, e tem um forte potencial para fixar pessoas”.
O presidente do Município respondeu assim ao repto de Tiago Correia, maestro da POEMa desde a fundação, que sonha em dirigir uma orquestra profissional em Mangualde. “Estagnar não é opção, temos de ter os olhos no futuro”, afirmou.
Na cerimónia de lançamento do CD, José Carlos Sousa, diretor do Conservatório de Música de Viseu, sublinhou a importância das entidades oficiais neste projeto que, quando começou, em 2013, integrava apenas alunos que frequentavam o ensino articulado da música (CRMV/AEM) e elementos das bandas filarmónicas do concelho de Mangualde.
O projeto, rapidamente, cresceu, e foi alargado aos concelhos limítrofes, por forma a ser mais dinâmico e inclusivo.
Atualmente é uma orquestra versátil, com grupos de música de câmara, big band, orquestra de cordas, banda sinfónica, orquestra clássica e orquestra sinfónica. Apresenta músicas do sec. XVII aos dias de hoje, de diferentes estilos: erudito, jazz, world music e rock.
Mais Notícias
-
19 Dezembro, 2024
Empresas e Academi@STEM PRO de Manguald - Ler mais
-
12 Dezembro, 2024
Mangualde mais Natal com primeiro conce - Ler mais
-
10 Dezembro, 2024
Mangualde a um passo de reaproveitar á - Ler mais
-
9 Dezembro, 2024
Serviços Online em manutenção - Ler mais
-
29 Novembro, 2024
Mangualde aprova orçamento de 35 milh - Ler mais
-
22 Novembro, 2024
Conferência e exposição assinalam Di - Ler mais
-
21 Novembro, 2024
Obras de requalificação de meio milh - Ler mais
-
18 Novembro, 2024
Abertas inscrições para concurso “M - Ler mais
-
12 Novembro, 2024
Vinte escolas no Circuito Municipal de - Ler mais
-
6 Novembro, 2024
Inquérito à Comunidade Imigrante - Ler mais
-
6 Novembro, 2024
Feira dos Santos alcançou mais de 70 m - Ler mais
-
5 Novembro, 2024
Município reuniu com administradores d - Ler mais
-
30 Outubro, 2024
Mangualde abre Balcão de Atendimento d - Ler mais
-
25 Outubro, 2024
Mangualde volta a receber prémio “Vi - Ler mais
-
8 Outubro, 2024
IMI vai continuar no valor mínimo de 0 - Ler mais