CM Mangualde

Caminhada literária celebrará o Dia Mundial do Livro em Mangualde e o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios


No próximo dia 23 de abril, o Município de Mangualde, em parceria com o Palácio dos Condes de Anadia, irá promover uma Caminhada Literária, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios e do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. A iniciativa terá lugar na Mata do Palácio dos Condes da Anadia, pelas 16h45 horas. As inscrições para participar na iniciativa já estão abertas.

A Caminhada Literária é uma iniciativa promovida pela autarquia de Mangualde que visa assinalar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, celebrado a 23 de abril, promovendo a leitura num local emblemático da cidade, a Mata do Palácio dos Condes da Anadia. O local estará aberto durante a tarde de 23 de abril para a ação, onde a literatura marcará momentos e relembrará vários escritores e livros.

A iniciativa, promovida em parceria com o Palácio dos Condes de Anadia, servirá, também, para comemorar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, celebrado a 18 de abril, cuja temática de 2023 é “Património e Mudança”. 

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), em colaboração com o ICOMOS Portugal, impulsiona a divulgação deste tema com a finalidade de dar seguimento à preocupação manifestada pelo ICOMOS e expressa na declaração de Emergência Climática em 2020, continuando, assim, a promover o potencial do património no caminho para uma ação climática inclusiva, transformadora e justa. O tema “Património e Mudança” pretende divulgar a apresentação de estratégias que demonstrem todo o potencial da pesquisa e das práticas patrimoniais enquanto elemento de resiliência e estabilidade num mundo em constante transformação, apoiando a criação e concretização de ideias inovadoras, orientadas para a cidadania global e para o empreendedorismo com impacto na economia verde.

A participação na Caminhada Literária é gratuita, mas carece de inscrição prévia obrigatória, até 20 de abril. Os interessados em inscrever-se na iniciativa devem fazê-lo através do preenchimento do formulário de participação, disponível aqui.

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor
O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de abril.

Esta data foi escolhida com base na lenda de S. Jorge e o Dragão, que na Catalunha é assinalado para honrar a velha tradição segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de S. Jorge (Sant Jordi) e recebem em troca um livro, testemunho das aventuras do cavaleiro.

Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare, Cervantes ou Garcilaso de La Vega, falecidos ou nascidos em abril.

Neste dia, a Biblioteca Municipal de Mangualde associa-se à Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, prestando homenagem a alguns autores portugueses, cujos centenários de nascimento se assinalam este ano: Eduardo Lourenço (1923-2020); Eugénio de Andrade (1923-2005); Mário Cesariny (1923-2006); Mário-Henrique Leiria (1923-1980); Natália Correia (1923-1993); Urbano Tavares Rodrigues (1923-2013).

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi instituído em 18 de abril de 1982 pelo ICOMOS e aprovado pela UNESCO, no ano seguinte.

A partir de então, esta data comemorativa tem vindo a oferecer a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar, permitindo, ainda, chamar a atenção para a sua vulnerabilidade.

Representando um momento anual de celebração da diversidade patrimonial, pretende-se que o dia 18 de abril funcione como um marco comemorativo do património nacional, mas que celebre, também, a solidariedade internacional em torno da salvaguarda e da valorização do património de todo o mundo.





Mais Notícias

  • 12 Abril, 2024

    “Percursos Pedestres” de Mangualde - Ler mais

  • 8 Abril, 2024

    Exposição fotográfica de Veloso Amar - Ler mais

  • 4 Abril, 2024

    Investimento superior a 200 mil euros n - Ler mais

  • 3 Abril, 2024

    Bibliofarmácia para combater iliteraci - Ler mais

  • 26 Março, 2024

    Mangualde atinge o maior número de bol - Ler mais

  • 21 Março, 2024

    Exposição, simulacro e ações de sen - Ler mais

  • 20 Março, 2024

    Mangualde planta 1200 árvores no conce - Ler mais

  • 14 Março, 2024

    Concluída requalificação da rua prin - Ler mais

  • 13 Março, 2024

    Município entrega cerca de 800 armadil - Ler mais

  • 11 Março, 2024

    Mangualde lança 3º edição do Orçam - Ler mais

  • 6 Março, 2024

    Resistência” nas Festas da Cidade de - Ler mais

  • 5 Março, 2024

    Cerca de 350 alunos das aldeias de Mang - Ler mais

  • 1 Março, 2024

    Alojamento em Mangualde aumentou quase - Ler mais

  • 29 Fevereiro, 2024

    Mangualde tirou das ruas mais de uma ce - Ler mais

  • 28 Fevereiro, 2024

    Mangualde volta à BTL e desta vez leva - Ler mais