CM Mangualde

Cerca de 2 mil Pessoas marcaram Presença na 8.ª Edição do “Em Quarto Crescente”


Noites de encontro com as artes em mente contaram com uma programação eclética, que englobou espetáculos, música, dança, prosa e poesia.

A 8.ª edição do “Em Quarto Crescente: Noites de encontro com as artes em mente”, promovida pelo Município de Mangualde, aconteceu entre os dias 4 e 8 de julho, no Largo Dr. Couto. A iniciativa, que decorreu ao longo de quatro noites, recebeu cerca de 2 mil pessoas, considerando os 280 lugares sentados diariamente e o público que assistiu em pé aos espetáculos.

Com uma programação eclética, que englobou espetáculos inspirados no difícil mundo de hoje, na diversidade cultural e nos livros, o evento contou com muita música, dança e com a forte presença da palavra, através da prosa e da poesia de vários autores, proclamados por jovens leitores.

O primeiro dia do evento, 5 de julho, contou com “Presente, Companhia de Dança Jovem”, que trouxe ao público mangualdense as peças “Toda a noite até ser dia” e “Depois da dança”, cuja temática é a Dança, Tradição e Identidade. A noite contou ainda com o duo feminino de folk “Golden Slumbers”, composto pelas irmãs Cat e Margarida Falcão, que apresentou “I Love You, Crystal”, o seu novo disco de longa duração.

A 6 de julho foi a vez de Pedro Lamares e Rui David subirem ao palco para partilharem canções, poesia e histórias apresentando “Como se desenha uma Casa”, título do último livro de Manuel António Pina. A noite encerrou com a música dos “Flapi”, que trouxeram uma sonoridade com diversas origens e tradições, harmónica e rítmica de jazz, alguns elementos de rock, com espaço para improvisação.

A cantora, compositora e guitarrista Lika, com a mistura de rock, jazz e pop, e o trio lisboeta “Expresso Transatlântico”, com ritmos de música portuguesa, brasileira e africana, fizeram da sexta-feira, 7 de julho, uma noite memorável.

A última noite da 8.ª edição do Em Quarto Crescente, 8 de julho, contou com o percussionista mangualdense, Guilherme Mendes, que foi acompanhado com leituras de Teresa Barranha.  Os portuenses “Best Youth”, banda reconhecida como o projeto mais interessante da pop eletrónica produzida em Portugal, encerraram a noite.

O evento contou com a participação diária da Orquestra POEMinha, através de diferentes formações: Quarteto de Cordas, Duo de violinos, Orquestra de Cordas Juvenil, Orquestra Infantil, e Grupos de Sopros e Percussão Infantis. Foram também envolvidos os alunos do Agrupamento de Escolas, através da relação de trabalho da Biblioteca Municipal com as Bibliotecas Escolares.

Foram também envolvidos os alunos do Agrupamento de Escolas, através da relação de trabalho da Biblioteca Municipal com as Bibliotecas Escolares. Diana Almeida, Francisco Almeida, Diana Sousa, Mariana Almeida, Leonor Rodrigues, Inês Lomba e Lara Amaral, durante o evento, leram vários textos e poemas, enquadrados na temática da multiculturalidade, da igualde, dos direitos humanos e da importância da leitura na construção de uma sociedade melhor.

Para além do Agrupamento de Escolas, o evento contou com a presença da Papelaria Adrião, com o seu espaço de leitura.

O evento cultural foi organizado pela Câmara Municipal de Mangualde, através da Biblioteca Municipal, e contou com o apoio do Agrupamento de Escolas através das Bibliotecas Escolares de Mangualde e da Papelaria Adrião.

 

Fotos primeiro dia:

 

Fotos segundo dia:

 

Fotos terceiro e quarto dias:





Mais Notícias

  • 13 Março, 2024

    Município entrega cerca de 800 armadil - Ler mais

  • 11 Março, 2024

    Mangualde lança 3º edição do Orçam - Ler mais

  • 6 Março, 2024

    Resistência” nas Festas da Cidade de - Ler mais

  • 5 Março, 2024

    Cerca de 350 alunos das aldeias de Mang - Ler mais

  • 1 Março, 2024

    Alojamento em Mangualde aumentou quase - Ler mais

  • 29 Fevereiro, 2024

    Mangualde tirou das ruas mais de uma ce - Ler mais

  • 28 Fevereiro, 2024

    Mangualde volta à BTL e desta vez leva - Ler mais

  • 23 Fevereiro, 2024

    Gabinete de Apoio à Vítima com dezena - Ler mais

  • 21 Fevereiro, 2024

    Mangualde abre único Gabinete de Apoio - Ler mais

  • 16 Fevereiro, 2024

    Destruídos mais de 450 ninhos da Vespa - Ler mais

  • 9 Fevereiro, 2024

    Bairro Comercial Digital de Mangualde d - Ler mais

  • 9 Fevereiro, 2024

    Limpeza de reservatórios pode suspende - Ler mais

  • 8 Fevereiro, 2024

    CONFAGRI atribui prémio de mérito a G - Ler mais

  • 7 Fevereiro, 2024

    Município quer profissionalizar Orques - Ler mais

  • 6 Fevereiro, 2024

    Nicolás Farruggia: concerto a 23 de fe - Ler mais