CM Mangualde

Combate à Vespa das Galhas do Castanheiro – Câmara Municipal de Mangualde está a efetuar largadas de agente parasita (Torymus sinensis) em todos os locais de maior concentração de castanheiros


A Câmara Municipal de Mangualde, através do Gabinete de Apoio ao Agricultor e Gabinete Técnico Florestal, ao abrigo do protocolo celebrado com a RefCast – Associação Portuguesa da Castanha, está a efetuar uma luta biológica contra a Vespa das Galhas do Castanheiro, através de largadas de agente parasita em todos os locais de maior concentração de castanheiros. O controlo da vespa da galha do castanheiro tem única e somente um modo de luta autorizado, a luta biológica, que é realizada exclusivamente através da introdução de um inseto parasitoide específico, o ‘Torymus sinensis’.

Na última semana, foram já efetuadas cinco largadas do agente parasita, nomeadamente nas localidades de Avinhó, Casais, Fresta, Travanca de Tavares e Casal de Cima, onde estiveram presentes o  Vereador das Florestas e da Agricultura, Rui Costa, o presidente da União de Freguesias de Tavares, de São João da Fresta e U.F. de Santiago de Cassurrães e Póvoa de Cervães, bem como os técnicos da RefCast e Gabinete de Apoio ao Agricultor e Gabinete Técnico Florestal.

O castanheiro essencialmente pelo fruto tem uma especial relevância económica nas respetivas freguesias. Esta medida faz também parte do cumprimento de objetivos de sustentabilidade ambiental, que passam por evitar a morte dos castanheiros, uma mais-valia também sob o ponto de vista paisagístico, da biodiversidade e para o enriquecimento das áreas de floresta de conservação.