CM Mangualde

Palavra do Presidente


Estimadas e Estimados Mangualdenses


É para mim uma grande honra estar à frente dos destinos do nosso concelho e ter recebido a vossa confiança para liderar este território nos próximos quatro anos. Trabalhar para Mangualde, com o foco inteiramente colocado no progresso do Município e no bem-estar dos mangualdenses, foi e sempre será o nosso maior compromisso.

Conheço bem o concelho, sei quais são as suas necessidades, sei o que é verdadeiramente prioritário. Temos um programa organizado, rigoroso e credível. Um concelho só é verdadeiramente próspero e moderno se e quando proporcionar aos seus munícipes condições de vida dignas e se todos tiverem as mesmas oportunidades no acesso ao emprego e a equipamentos e serviços essenciais para o seu bem-estar.

As nossas crianças e os nossos jovens são a primeira das prioridades deste projeto de desenvolvimento direcionado para o futuro. A construção de um concelho moderno assenta também e necessariamente numa séria aposta na educação, na criatividade, no conhecimento e na inovação tecnológica.

Queremos um concelho mais inclusivo em matéria de coesão social e territorial, assente num crescimento sustentado e de progressiva melhoria das condições de vida das nossas gentes. As pessoas são e serão sempre a primeira das nossas prioridades. O foco é a multiplicação de sinergias para a construção de um concelho atrativo, para a instalação de empresas e para a criação de mais e melhores empregos.

É fundamental a rentabilização estratégica dos fundos comunitários, mantendo como prioridade o aumento da competitividade da economia local e a construção de infraestruturas facilitadoras de captação de novos investimentos.

Por outro lado, a habitação necessita de uma estratégia reforçada de forma a permitir a fixação e atração de mais pessoas para o nosso concelho. A sustentabilidade e o ambiente são preocupações que devem estar na agenda dos concelhos modernos e que se preocupam com o futuro das suas gentes. Elegemos também a mobilidade e as acessibilidades como um fator estruturante do desenvolvimento harmonioso do concelho.

O reforço de meios e ações na área da Proteção Civil constituirão uma medida de segurança na proteção de bens e na rápida ação em situações de catástrofe.

A cultura é uma peça fundamental no puzzle do desenvolvimento integrado de um território e a valorização das nossas raízes continuará num renovado impulso com a consolidação de programações culturais intensas, acessíveis a todas e a todos e que envolverão os vários atores do desenvolvimento local em iniciativas e atividades multifacetadas.

Pretendemos que os munícipes encontrem a máxima abertura, disponibilidade, transparência e zelo nos serviços que diariamente lhes prestamos. Por isso, vamos continuar a apostar na melhoria, na modernização dos serviços municipais e na desburocratização e agilização dos mesmos, aproximando-os ainda mais das pessoas. Porque reconhecemos o importante papel das Juntas de Freguesia iremos descentralizar serviços municipais.

Ouvir as pessoas, ouvir as suas ideias e acolher as suas sugestões e propostas é fundamental para fazermos uma gestão aberta, próxima e participada.

O meu maior desejo é que os mangualdenses nunca deixem de ter orgulho no nosso concelho e se identifiquem com os valores e as tradições que enriquecem e diferenciam o nosso território.

Agradeço, por isso, mais uma vez, o voto de confiança dos mangualdenses. Farei tudo para o continuar a merecer. Conto com todos vós, neste forte compromisso com a nossa terra, neste forte compromisso com Mangualde e com todos os mangualdenses.

Um abraço,
Marco Almeida
Presidente da Câmara Municipal de Mangualde