CM Mangualde

Comemorações: 25 anos da Biblioteca Municipal, Centenário Dr Alexandre Alves e 80 da revista Beira Alta


No âmbito da comemoração dos 25 anos de abertura ao público da Biblioteca Municipal, o Município realizará ao longo do ano, diversas iniciativas que pretendem promover a memória e história local de Mangualde, bem como realçar personalidades marcantes da nossa comunidade.  Uma delas é o Dr. Alexandre Alves, investigador e historiador, patrono da Biblioteca Municipal que acolheu o fundo bibliográfico que este doou à instituição para ser colocado à disposição de investigadores e historiadores.

Tendo recentemente sido assinalado o centenário do nascimento do Dr. Alexandre Alves,  A Biblioteca Municipal propõe que algumas das suas iniciativas passem por um conjunto de atividades que revisitem a obra escrita do seu patrono, dando a conhecer o património de Mangualde e que projetem a sua imagem ao nível da região Dão Lafões sobre a qual desenvolveu investigação.

Neste enquadramento, e como o Dr. Alexandre Alves dirigiu a Revista Beira Alta durante quase quatro décadas, as iniciativas preparadas contarão com a parceria da atual Direção da Revista Beira Alta (CIM Dão Lafões), revista que este ano assinala os seus 80 anos, e com o Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu, assumindo estas comemorações um caráter interconcelhio.

Em Mangualde o primeiro grande momento que reúne a abertura das comemorações do aniversário da Biblioteca Municipal e do Centenário do Dr. Alexandre Alves,  decorrerá no dia 17 de maio pelas 17:30, na Igreja de S. Julião, com o programa que se segue:

17 maio | Igreja de S. Julião, antiga Matriz|17:30h.

 Abertura das Comemorações Centenário Alexandre Alves
Marco Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde
António Luciano, Bispo de Viseu
Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas

Conferência: Dr. Alexandre Alves, o homem e o investigador
Jorge Adolfo Marques

Visita à Igreja de S. Julião orientada por textos do Dr. Alexandre Alves
Fátima Eusébio

Momento Musical
Raquel & Rodrigo

___________________

Neste contexto, o momento seguinte decorrerá no dia 21 de junho na Igreja da Misericórdia às 17:30h. com a apresentação da Revista Beira Alta de homenagem ao Dr. Alexandre Alves, II volume do ano 2021, pelo Prof. Doutor Cadafaz Matos, seguida de Visita à Igreja orientada por textos do Dr. Alexandre Alves, pela Doutora Fátima Eusébio, terminando com um momento musical de canto, por Margarida Santos.

No dia 9 de julho, a partir das 21.30h. visitaremos o escadório e Ermida Sra. Do Castelo partindo igualmente dos textos de Dr. Alexandre Alves, com apresentação da Doutora Fátima Eusébio, acompanhados por momentos musicais.

Em setembro retomamos o património estudado pelo Dr. Alexandre Alves, visitando a Igreja do Recolhimento da Nª Senhora da Conceição, Capela do Desterro e Nª senhora de Cervães, com a orientação do Dr. António Tavares, finalizados por performances musicais.

A programação terá ainda mais dois momentos significativos com datas fixas. No dia 22 de novembro, dia do 25ª aniversário da Biblioteca Municipal será inaugurada a exposição “Alexandre Alves, investigador e obra” e decorrerá uma tertúlia sobre o historiador/investigador, com diversos convidados que privaram com o homenageado.

Encerramos o programa dedicado ao centenário do Dr. Alexandre Alves, no dia 8 de dezembro, data do seu aniversário, com uma missa em sua homenagem e um concerto da Orquestra POEMa.

Decorrerão ainda outras iniciativas previstas para outubro em Viseu e Vouzela associadas à Revista Beira Alta.





Mais Notícias

  • 7 Fevereiro, 2024

    Município quer profissionalizar Orques - Ler mais

  • 6 Fevereiro, 2024

    Nicolás Farruggia: concerto a 23 de fe - Ler mais

  • 2 Fevereiro, 2024

    Orquestra POEMa lança CD para assinala - Ler mais

  • 31 Janeiro, 2024

    Entrudo secular de Quintela de Azurara - Ler mais

  • 30 Janeiro, 2024

    Mais de 1,5 milhão de euros investidos - Ler mais

  • 25 Janeiro, 2024

    Município quer aplicar nas cantinas es - Ler mais

  • 25 Janeiro, 2024

    “Manhãs Sénior” abre “Dias de F - Ler mais

  • 23 Janeiro, 2024

    Mangualde transfere para as freguesias - Ler mais

  • 18 Janeiro, 2024

    Concluído o restauro do altar-mor da I - Ler mais

  • 16 Janeiro, 2024

    Mangualde com “Dias de Festa” todos - Ler mais

  • 10 Janeiro, 2024

    Município oferece ginástica aos traba - Ler mais

  • 5 Janeiro, 2024

    Mangualde recebe novo ano com concerto - Ler mais

  • 4 Janeiro, 2024

    Biblioteca municipal de Mangualde é a - Ler mais

  • 22 Dezembro, 2023

    Alunos do 9 º ano promovem campanhas d - Ler mais

  • 20 Dezembro, 2023

    Município promove atividades durante a - Ler mais