Comunidades de Energia de Mangualde

Manifestações de interesse em participar no projeto devem ser entregues até dia 30 de setembro.
O Município de Mangualde está a dinamizar duas comunidades de energia renovável no concelho, uma no Centro Urbano de Mangualde e outra em Tibaldinho. A iniciativa, que tira partido de uma central fotovoltaica instalada em cada um dos locais, visa proteger o ambiente e gerar poupança para os cidadãos. As entregas das manifestações de interesse em participar nestas Comunidades devem ser efetuadas até dia 30 de setembro.
O projeto das Comunidades de Energia Renovável (CER), do Centro Urbano de Mangualde e de Tibaldinho, é uma iniciativa dinamizada pelo Município, no âmbito da sua estratégia de promoção das energias renováveis no concelho, com o apoio da União das Freguesias de Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta, da Associação Empresarial de Mangualde e do Centro Cultural Social e Desportivo de Tibaldinho (CCSDT), que visa beneficiar toda a população local, incluindo os seus moradores, comércio e serviços.
A missão deste projeto é promover a produção local de eletricidade verde, através da criação de uma comunidade de energia renovável que produz a sua própria eletricidade verde, limpa e descarbonizada, e da promoção de boas práticas energéticas junto da comunidade.
MAIS DE UM CENTENA DE CONSUMIDORES JÁ MANIFESTARAM INTERESSE EM ADERIR AOS PROJETOS
Os interessados em aderir a estas Comunidades de Energia Renovável deverão entregar a sua manifestação de interesse, até dia 30 de setembro, presencialmente no CIDEM, ou através dos e-mails cermangualde@cmmangualde.pt para o CER Centro Urbano de Mangualde ou certibaldinho@cmmangualde.pt para o CER Tibaldinho. Deve ser anexando à mesma a fatura de eletricidade do último mês, para que se possa aferir a necessidade energética e fazer uma estimativa de redução de custos.
Para mais informações os interessados devem contactar os números telefónicos 232 619 880 e 925 785 597, ou os e-mails indicados.
CER Centro Urbano de Mangualde:
– Formulário de manifestação de interesse aqui;
– E mais informação aqui e na receção da Câmara Municipal.
CER Tibaldinho:
– Formulário de manifestação de interesse aqui;
– E mais informação aqui e na receção da Câmara Municipal.
Os projetos já arrancaram, tendo sido apresentados à população em Sessões Públicas, no mês de julho em Tibaldinho, com o apoio do Centro Cultural Social e Desportivo de Tibaldinho (CCSDT) e no mês de agosto, no Centro Urbano de Mangualde, com o apoio da União das Freguesias de Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta e da Associação Empresarial de Mangualde.
DESTINATÁRIOS DAS COMUNIDADES DE ENERGIA RENOVÁVEL DO CENTRO URBANO DE MANGUALDE E DE TIBALDINHO
As Comunidades de Energia Renovável do Centro Urbano de Mangualde e de Tibaldinho destinam-se a cidadãos titulares de um contrato de eletricidade e cujo local de consumo esteja nas proximidades da central fotovoltaica instalada na UPAC de Mangualde ou do Centro Cultural Social e Desportivo de Tibaldinho (CCSDT), e até ser atingido, por ordem de adesão, o limite de produção da central.
Os membros aderentes a estas comunidades de energia são cidadãos com instalações com utilização de eletricidade em Mangualde ou em Tibaldinho (ou a menos de 4 quilómetros), beneficiando da energia produzida pelos painéis solares por um período superior a 20 anos. Para cada habitação ou empresa, em função do seu consumo, é determinada a potência mais indicada para maximizar a sua poupança.
BENEFÍCIOS DAS COMUNIDADES DE ENERGIA RENOVÁVEL
Os principais benefícios da participação neste projeto são: redução dos gastos em energia, que se estima poderem gerar poupanças na ordem dos 20% a 30% na fatura mensal de eletricidade; combater a pobreza energética e contribuir para um aumento dos níveis de conforto térmico da população, através do acesso a eletricidade mais barata; redução de emissões de CO2 e independência energética, através da produção descentralizada de energia elétrica de fonte renovável; aumento da competitividade do comércio e serviços abrangidos pela CER.
Mais Notícias
-
22 Maio, 2023
Piscinas Exteriores de Mangualde abrem - Ler mais
-
19 Maio, 2023
Dia Mundial da Criança assinalado em M - Ler mais
-
18 Maio, 2023
Academi@ STEM Mangualde participa em Ev - Ler mais
-
17 Maio, 2023
Férias Desportivas de Verão enchem de - Ler mais
-
16 Maio, 2023
Biblioteca Municipal de Mangualde Palco - Ler mais
-
15 Maio, 2023
Atividade STEM na HR Group - Ler mais
-
11 Maio, 2023
Mangualde promove Conferência Atrás d - Ler mais
-
10 Maio, 2023
II Fórum dos Gabinetes de Apoio aos Em - Ler mais
-
9 Maio, 2023
Alunos do 7.º ano do Agrupamento de Es - Ler mais
-
9 Maio, 2023
Mangualde esteve Presente no Encontro d - Ler mais
-
28 Abril, 2023
Mangualde promove IV edição da Mostra - Ler mais
-
27 Abril, 2023
Concurso literário sobre “As relaç - Ler mais
-
27 Abril, 2023
Mangualde celebrou 25 de Abril com Prog - Ler mais
-
26 Abril, 2023
Mangualde dedica Concerto às Mães - Ler mais
-
26 Abril, 2023
Teatro O Homem de Branco encerrou progr - Ler mais