CM Mangualde

Comunidades de Energia de Mangualde


Manifestações de interesse em participar no projeto devem ser entregues até dia 30 de setembro.

 

O Município de Mangualde está a dinamizar duas comunidades de energia renovável no concelho, uma no Centro Urbano de Mangualde e outra em Tibaldinho. A iniciativa, que tira partido de uma central fotovoltaica instalada em cada um dos locais, visa proteger o ambiente e gerar poupança para os cidadãos. As entregas das manifestações de interesse em participar nestas Comunidades devem ser efetuadas até dia 30 de setembro.

O projeto das Comunidades de Energia Renovável (CER), do Centro Urbano de Mangualde e de Tibaldinho, é uma iniciativa dinamizada pelo Município, no âmbito da sua estratégia de promoção das energias renováveis no concelho, com o apoio da União das Freguesias de Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta, da Associação Empresarial de Mangualde e do Centro Cultural Social e Desportivo de Tibaldinho (CCSDT), que visa beneficiar toda a população local, incluindo os seus moradores, comércio e serviços.

A missão deste projeto é promover a produção local de eletricidade verde, através da criação de uma comunidade de energia renovável que produz a sua própria eletricidade verde, limpa e descarbonizada, e da promoção de boas práticas energéticas junto da comunidade.

MAIS DE UM CENTENA DE CONSUMIDORES JÁ MANIFESTARAM INTERESSE  EM ADERIR AOS PROJETOS

Os interessados em aderir a estas Comunidades de Energia Renovável deverão entregar a sua manifestação de interesse, até dia 30 de setembro, presencialmente no CIDEM, ou através dos e-mails cermangualde@cmmangualde.pt para o CER Centro Urbano de Mangualde ou certibaldinho@cmmangualde.pt para o CER Tibaldinho. Deve ser anexando à mesma a fatura de eletricidade do último mês, para que se possa aferir a necessidade energética e fazer uma estimativa de redução de custos.

Para mais informações os interessados devem contactar os números telefónicos 232 619 880 e 925 785 597, ou os e-mails indicados.

CER Centro Urbano de Mangualde:

Formulário de manifestação de interesse aqui;
E mais informação aqui e na receção da Câmara Municipal.

CER Tibaldinho:

Formulário de manifestação de interesse aqui;
– E mais informação aqui e na receção da Câmara Municipal.

Os projetos já arrancaram, tendo sido apresentados à população em Sessões Públicas, no mês de julho em Tibaldinho, com o apoio do Centro Cultural Social e Desportivo de Tibaldinho (CCSDT) e no mês de agosto, no Centro Urbano de Mangualde, com o apoio da União das Freguesias de Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta e da Associação Empresarial de Mangualde.

DESTINATÁRIOS DAS COMUNIDADES DE ENERGIA RENOVÁVEL DO CENTRO URBANO DE MANGUALDE E DE TIBALDINHO

As Comunidades de Energia Renovável do Centro Urbano de Mangualde e de Tibaldinho destinam-se a cidadãos titulares de um contrato de eletricidade e cujo local de consumo esteja nas proximidades da central fotovoltaica instalada na UPAC de Mangualde ou do Centro Cultural Social e Desportivo de Tibaldinho (CCSDT), e até ser atingido, por ordem de adesão, o limite de produção da central.

Os membros aderentes a estas comunidades de energia são cidadãos com instalações com utilização de eletricidade em Mangualde ou em Tibaldinho (ou a menos de 4 quilómetros), beneficiando da energia produzida pelos painéis solares por um período superior a 20 anos. Para cada habitação ou empresa, em função do seu consumo, é determinada a potência mais indicada para maximizar a sua poupança.

BENEFÍCIOS DAS COMUNIDADES DE ENERGIA RENOVÁVEL

Os principais benefícios da participação neste projeto são: redução dos gastos em energia, que se estima poderem gerar poupanças na ordem dos 20% a 30% na fatura mensal de eletricidade; combater a pobreza energética e contribuir para um aumento dos níveis de conforto térmico da população, através do acesso a eletricidade mais barata; redução de emissões de CO2 e independência energética, através da produção descentralizada de energia elétrica de fonte renovável; aumento da competitividade do comércio e serviços abrangidos pela CER.

 





Mais Notícias

  • 22 Abril, 2024

    Município homenageia quatro personalid - Ler mais

  • 12 Abril, 2024

    “Percursos Pedestres” de Mangualde - Ler mais

  • 8 Abril, 2024

    Exposição fotográfica de Veloso Amar - Ler mais

  • 4 Abril, 2024

    Investimento superior a 200 mil euros n - Ler mais

  • 3 Abril, 2024

    Bibliofarmácia para combater iliteraci - Ler mais

  • 26 Março, 2024

    Mangualde atinge o maior número de bol - Ler mais

  • 21 Março, 2024

    Exposição, simulacro e ações de sen - Ler mais

  • 20 Março, 2024

    Mangualde planta 1200 árvores no conce - Ler mais

  • 14 Março, 2024

    Concluída requalificação da rua prin - Ler mais

  • 13 Março, 2024

    Município entrega cerca de 800 armadil - Ler mais

  • 11 Março, 2024

    Mangualde lança 3º edição do Orçam - Ler mais

  • 6 Março, 2024

    Resistência” nas Festas da Cidade de - Ler mais

  • 5 Março, 2024

    Cerca de 350 alunos das aldeias de Mang - Ler mais

  • 1 Março, 2024

    Alojamento em Mangualde aumentou quase - Ler mais

  • 29 Fevereiro, 2024

    Mangualde tirou das ruas mais de uma ce - Ler mais