Conferência “Atrás de Grades: Mulheres nos Conventos” promovida em Mangualde

Iniciativa contou com a intervenção da Professora Doutora Maria José Azevedo Santos e com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Marco Almeida.
Na passada sexta-feira, dia 26 de maio, o Município de Mangualde, em parceria com a Universidade Sénior do Rotary Club de Mangualde, promoveu a conferência “Atrás de grades: mulheres nos Conventos”. A iniciativa, que teve lugar na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, contou com a intervenção da Professora Doutora Maria José Azevedo Santos e com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida.
A ação englobou, também, a mostra “Louvar a Deus com a Música”, que até 6 de junho estará patente na Biblioteca Municipal de Mangualde. É composta por peças de mobiliário usado nos momentos musicais de mosteiros, que pertencem a várias entidades que as cederam com o propósito de estarem nesta exposição. Existirão ainda peças do Convento de S. Francisco de Orgens, da Paróquia de Fataunços, Catedral de Viseu, Arquivo Histórico da Diocese de Viseu e Igreja Matriz da Cunha Baixa. Os interessados em visitar a exposição podem fazê-lo dentro do horário de funcionamento da Biblioteca Municipal. A mostra é de entrada livre.
O programa da conferência contou ainda com a intervenção de João Carlos Alves sobre o tema “A Aventura Cisterciense e os Templários” e a exibição do vídeo “Os Mosteiros Cistercienses nos concelhos de Mangualde e Nelas”. Seguindo-se um momento musical, intitulado “Capella Gregoriana Psalterium”.
Mais Notícias
-
19 Dezembro, 2024
Empresas e Academi@STEM PRO de Manguald - Ler mais
-
12 Dezembro, 2024
Mangualde mais Natal com primeiro conce - Ler mais
-
10 Dezembro, 2024
Mangualde a um passo de reaproveitar á - Ler mais
-
9 Dezembro, 2024
Serviços Online em manutenção - Ler mais
-
29 Novembro, 2024
Mangualde aprova orçamento de 35 milh - Ler mais
-
22 Novembro, 2024
Conferência e exposição assinalam Di - Ler mais
-
21 Novembro, 2024
Obras de requalificação de meio milh - Ler mais
-
18 Novembro, 2024
Abertas inscrições para concurso “M - Ler mais
-
12 Novembro, 2024
Vinte escolas no Circuito Municipal de - Ler mais
-
6 Novembro, 2024
Inquérito à Comunidade Imigrante - Ler mais
-
6 Novembro, 2024
Feira dos Santos alcançou mais de 70 m - Ler mais
-
5 Novembro, 2024
Município reuniu com administradores d - Ler mais
-
30 Outubro, 2024
Mangualde abre Balcão de Atendimento d - Ler mais
-
25 Outubro, 2024
Mangualde volta a receber prémio “Vi - Ler mais
-
8 Outubro, 2024
IMI vai continuar no valor mínimo de 0 - Ler mais