CM Mangualde

Espetáculos Culturais trazem a Magia do Natal a Mangualde


Iniciativas, integradas na programação de Natal do Município, acontecem nos dias 11 e 15 de dezembro, na Biblioteca Municipal. A entrada é livre.

 

A programação de Natal promovida pela autarquia de Mangualde traz ao Município dois espetáculos culturais para animar a época festiva da comunidade. No dia 11 de dezembro, pelas 16h00, o auditório da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves recebe a peça de teatro “As Memórias do Meu Pai na Rádio do Meu Tio”, protagonizado pelo Teatro Regional da Serra do Montemuro. No dia 15 de dezembro, pelas 15h30, também na Biblioteca Municipal, acontece o espetáculo de magia “Um Homem Desocupado”, do Zé Mágico. Estas iniciativas, que decorrem no âmbito da Rede Cultural Viseu Dão Lafões, são de entrada gratuita.

“As Memórias do Meu Pai na Rádio do Meu Tio”, que intitula o espetáculo de teatro protagonizado pelo Teatro Regional da Serra do Montemuro, é apenas o nome que dá início ao conto que será contado e que nasce das raízes rurais para mais tarde crescerem pelo mundo. São relatos vivos de gente já sem vida, que nos deixaram o seu valioso legado e que os tornaram imortais.  É a perfeita simbiose entre o dramático e o cómico, incluindo um denso ambiente sonoro que lado a lado caminham na mesma direção.

Um jogo teatral que sintoniza as emoções que surgem do momento. Este ambiente musical purga de um rádio antigo que engole os músicos e que nos remete a um género de teatro radiofónico, pautando as épocas.

Conduzido pelo Zé Mágico, o espetáculo “Um Homem Desocupado” traz-nos um futuro imaginado, onde imaginamos outros futuros.

O futuro onde vivemos, o imaginado, nunca coincide com o futuro que imaginámos. Talvez porque, o imprevisto da tecnologia age como sujeito inconsciente da história dando forma ao mundo e ao humano, tornando-se no principal instrumento que desenha o futuro.

Estes espetáculos são financiados pelo CENTRO 2020 – Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 Pode consultar aqui a programação completa promovida pelo Município de Mangualde, que convida toda a comunidade a sentir a tradição de Natal.

SINOPSE “AS MEMÓRIAS DO MEU PAI NA RÁDIO DO MEU TIO”
“As Memórias do Meu Pai na Rádio Do Meu Tio” é apenas o nome que dá início ao conto que vamos contar e que nasce das raízes rurais para mais tarde crescerem pelo mundo. São relatos vivos de gente já sem vida, que nos deixaram o seu valioso legado e que os tornaram imortais. São vivencias especificas com particularidades muito ligadas à terra que os viu nascer, embora as sensações caminham para o lugar-comum, são universais, porque falam de gente e como todas as histórias que rebentam nunca se sabe ao certo qual o trajeto que irão seguir.

As histórias partem de uma ideia, de um contexto, ou de um fugaz momento de inspiração, depois seguem naturalmente o seu crescimento. Cada história constrói o seu próprio destino. Prever já um fim seria não a deixar crescer, seria violar o verdadeiro conceito de liberdade.

Sabemos que a meta é contar uma história com muitas histórias por dentro. Histórias de gente rija de gente de luta, que somaram conquistas heroicas e derrotas dolorosas.

Queremos recordar, queremos homenagear a história e as pessoas que a construíram.

Um olhar de profunda gratidão a todos aqueles que nos colocaram aqui, que nos deram vida, e servindo-nos deste pressuposto sabemos que estamos a incluir todos. Vamos fazer uma viagem épica por diferentes épocas, descobrindo elementos descritivos que nos mantêm ligados ao tempo, num universo etéreo, que narram a grata existência da vida. Tudo contado em

perfeita simbiose entre o dramático e o cómico. Um exercício narrativo que inclui um denso ambiente sonoro que lado a lado caminham na mesma direção.

Um jogo teatral que sintoniza as emoções que surgem do momento. Este ambiente musical purga de um rádio antigo que engole os músicos e que nos remete a um género de teatro radiofónico, pautando as épocas. Vamos construir este conto desconstruindo a formalidade, mantendo a perfeita harmonia entre o estar e o não ter que estar fazendo perceber que também é de mim que se está a falar.

SINOPSE “UM HOMEM DESOCUPADO”
Este é um futuro imaginado, onde imaginamos outros futuros. O futuro onde vivemos, o imaginado, nunca coincide com o futuro que imaginámos. Talvez porque, o imprevisto da tecnologia age como sujeito inconsciente da história dando forma ao mundo e ao humano, tornando-se no principal instrumento que desenha o futuro.

A desumanização é real, é o nosso homem contemporâneo, o efeito onde todos os traços humanos foram apagados do ser, da própria sensibilidade inerente ao humano.

Olhamos e vemos uma pessoa desocupada, um sinal do mundo que a rodeia.
Um homem que espera pelo seu mundo.
Um mundo que espera pelo seu homem.

Este mundo arrumado é o palco para o espetáculo, onde a liberdade existe quando todos os nossos actos concordam com todos os nossos pensamentos.

Todas as dúvidas e incertezas, contra o mundo,
contra eles, contra nós, contra ti, e contra mim.
É assim que tudo começa.
E é assim, que tudo acaba.





Mais Notícias

  • 23 Janeiro, 2023

    Inauguração das Obras de Conservaçã - Ler mais

  • 20 Janeiro, 2023

    Dia Internacional em Memória das Víti - Ler mais

  • 19 Janeiro, 2023

    Fernando Rocha traz Noite de Humor a Ma - Ler mais

  • 18 Janeiro, 2023

    Biblioteca Municipal de Mangualde mant - Ler mais

  • 16 Janeiro, 2023

    “HardMetalFest Mangualde” regressou - Ler mais

  • 13 Janeiro, 2023

    Monólogos da Vagina em Mangualde - Ler mais

  • 13 Janeiro, 2023

    Autarquia de Mangualde assina Protocolo - Ler mais

  • 11 Janeiro, 2023

    Concerto em Mangualde deu as Boas-Vinda - Ler mais

  • 4 Janeiro, 2023

    Gabinete de Apoio ao Imigrante: CLAIM M - Ler mais

  • 28 Dezembro, 2022

    Assembleia Municipal de Mangualde aprov - Ler mais

  • 19 Dezembro, 2022

    Igualdade, Violência Doméstica e Trá - Ler mais

  • 16 Dezembro, 2022

    “Crianças e Jovens – O Direito a s - Ler mais

  • 16 Dezembro, 2022

    Missa de Ação de Graças e Concerto e - Ler mais

  • 15 Dezembro, 2022

    Concerto assinala início de 2023 em Ma - Ler mais

  • 6 Dezembro, 2022

    Dia 8 de dezembro, esta quinta-feira: E - Ler mais