CM Mangualde

Está oficialmente aberta a Feira dos Santos em Mangualde


A Feira dos Santos está de volta ao Município de Mangualde. A cerimónia de abertura da edição de 2022 teve lugar ontem, dia 4 de novembro, no Mercado Municipal Dr. Diamantino Furtado. O momento iniciou-se pelas 19h00 com uma arruada protagonizada pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Mangualde, contando com uma Sessão Protocolar e um momento musical. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida e da Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes.

O autarca Mangualdense, Marco Almeida, durante a sua intervenção referiu que «Falar na Feira dos Santos é falar numa Feira cosmopolita e de projeção nacional, pensada para os mangualdenses e visitantes, com uma elevada dimensão comercial, cultural e social.»  Acrescentando ainda que «O principal objetivo, neste momento, é consolidar a qualidade da Feira dos Santos e iniciar o processo da internacionalização. A Feira dos Santos é um local de encontro de gerações, num território muito unido que se quer internacionalizar. E é por isso que, neste fim de semana, recebemos um congresso de jornalistas de vários órgãos de comunicação social de toda a Espanha, que vão acompanhar o que de melhor se faz neste concelho e nesta região e projetá-lo para o resto da Europa».

A Ministra da Agricultura e da Alimentação, durante a sessão, indicou que o governo continua empenhado para que a produção agrícola em Mangualde, no distrito de Viseu e no interior do País, possa continuar a assumir um papel de liderança. Acrescentando ainda que «Este território tem para nós um potencial muito grande. Do ponto de vista agrícola, em Mangualde temos 185 projetos de investimento aprovados, num total de investimento de 24 milhões de euros, com um apoio de quase 9 milhões de euros».

Este certame, que conta já com mais de 300 anos existência, voltará a animar, entre 5 e 6 de novembro, as ruas do centro da cidade de Mangualde, colocando em destaque o que de melhor se faz no concelho ao nível da gastronomia, vinhos, artesanato, agropecuária, máquinas e alfaias agrícolas, indústria, entre outros.

A Feira dos Santos é uma festa para toda a família, que promete animar todos os visitantes. O evento conta com exposições, showcookings e degustações, artesanato, gastronomia, vinhos, diversões e animação de rua. Para além da “Feira dos Santos à Mesa”, em que os restaurantes aderentes proporcionarão uma ementa regional dedicada a esta Feira (com enchidos da região, rojões à moda de Mangualde, febras à Feira dos Santos, requeijão com doce de abóbora, queijo da serra e vinho do Dão), estarão ainda em destaque cada uma das freguesias do concelho, bem como o tecido empresarial, industrial, os produtos regionais e as instituições parceiras.

No sábado, dia 5 de novembro, terá lugar a “Noite das Freguesias”, entre as 21h30 e as 01h00, no Mercado Municipal Dr. Diamantino Furtado, que contará com a atuação da Banda Red e do DJ Arede. No domingo, dia 6 de novembro, o programa televisivo “Somos Portugal” será transmitido em direto, na TVI, a partir do Largo Dr. Couto. A emissão decorrerá entre as 14h e as 20h, contando com as atuações de vários artistas, bem como a divulgação e promoção do que de melhor Mangualde tem para oferecer e visitar.

O programa completo da Feira dos Santos 2022 poderá ser consultado aqui.

O Município de Mangualde convida toda a comunidade a juntar-se à Feira dos Santos, para celebrar a tradição e a modernidade interligadas neste evento secular.

 





Mais Notícias

  • 25 Novembro, 2022

    Autarquia de Mangualde celebra Protocol - Ler mais

  • 23 Novembro, 2022

    Mangualde celebra o Natal com Festa Tem - Ler mais

  • 21 Novembro, 2022

    Concerto Assinala 25.º Aniversário da - Ler mais

  • 18 Novembro, 2022

    Dia Europeu da Proteção das Crianças - Ler mais

  • 15 Novembro, 2022

    Dia Internacional pela Eliminação da - Ler mais

  • 14 Novembro, 2022

    Primeiro Cross Bruno Albuquerque (Faís - Ler mais

  • 14 Novembro, 2022

    Biblioteca Municipal de Mangualde assin - Ler mais

  • 10 Novembro, 2022

    Município de Mangualde abre Discussão - Ler mais

  • 5 Novembro, 2022

    Está oficialmente aberta a Feira dos S - Ler mais

  • 4 Novembro, 2022

    Presidente da Câmara de Mangualde reun - Ler mais

  • 29 Outubro, 2022

    Presidente da Câmara Municipal de Mang - Ler mais

  • 27 Outubro, 2022

    Sessão de Expressão Plástica e Artí - Ler mais

  • 27 Outubro, 2022

    Exposição de Artista Mangualdense rec - Ler mais

  • 24 Outubro, 2022

    Mangualde recebeu o Governador do Distr - Ler mais

  • 21 Outubro, 2022

    Mangualde recebeu Prémio “Viver em I - Ler mais