CM Mangualde

Exposição de Artista Mangualdense recebe Visita da Rede Intermunicipal de Bibliotecas Viseu Dão Lafões


O Município de Mangualde acolheu, na passada sexta-feira, dia 21 de outubro, os Bibliotecários de Leitura Pública da Rede Intermunicipal Viseu Dão Lafões. O encontro foi marcado pela visita à exposição “CONTRASTES”, da autoria do mangualdense Sérgio Amaral, patente na Biblioteca Municipal, no sentido de lançar o desafio para que a mostra circule pela Região.

Reunidos em Mangualde num encontro informal onde partilharam preocupações e discutiram ideias sobre as suas bibliotecas, os representantes dos 14 Municípios da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, através da Rede Intermunicipal de Bibliotecas Viseu Dão Lafões (RIBVDL), participaram numa visita guiada à Exposição “Contrastes”, de Sérgio Amaral, que estará patente na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, até 18 de novembro de 2022.

A visita à mostra teve como objetivo dar a conhecer a obra, para que depois de apresentada em Mangualde a exposição “CONTRASTES”, circule em itinerância por toda a Região Dão Lafões.

EXPOSIÇÃO “CONTRASTES”
A Exposição “CONTRASTES” acontece a favor da plena felicidade do ser humano, em comunhão estreita com todos os seres vivos e vegetais e pela preservação do planeta terra.

O título da exposição foi inspirado em pequenos textos escritos durante a execução dos desenhos. O caos, a serenidade, o equilíbrio, o transtorno, o sublime, convivem naturalmente.

Na aparente desordem dos materiais, das cores, das formas, das ideias, etc. etc., está a beleza eterna. A verdadeira riqueza é a da diferença. A verdadeira riqueza está no contraste.

A Exposição “CONTRASTES” pretende levar o espetador a tomar consciência perante a diferença. O percurso foi desenhado através de uma série de instalações construídas com diferentes materiais, alguns reciclados. O percurso pela narrativa de formas, cor e luz pode levar o espetador a exercer sob a subconsciente, a dúvida e, consequentemente, a transformação necessária a uma sociedade mais justa, generosa e amiga do ambiente.

No fundo a construção de uma sociedade humana, numa terra luminosa.