Freguesias de Mangualde receberam sessões de esclarecimento sobre limpeza obrigatória de terrenos

Gestão de combustíveis, bem como adoção de regras de segurança durante a queima de amontoados e importância do BUPi foram as temáticas abordadas durante as ações
O Município de Mangualde, em articulação com o serviço de Proteção Civil Municipal e com o Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal, desde março até ao atual mês de abril, tem vindo a promover diversas sessões de esclarecimento à população das freguesias do concelho, com o intuito de sensibilizar e informar a comunidade acerca da obrigatoriedade de limpeza dos terrenos florestais, de forma a prevenir os incêndios rurais e/ou evitar a sua propagação e, ao mesmo tempo, proteger o território e o ecossistema.
As sessões de esclarecimento decorreram nos dias 26 de março e 2 de abril, na generalidade das freguesias do concelho de Mangualde, após a realização das eucaristias. A última ação teve lugar na Feira Quinzenal Municipal, que aconteceu na passada semana, a 13 de abril.
As temáticas das sessões incluíram a gestão de combustíveis, nomeadamente, o prazo de limpeza terrenos, que se aproxima (30 de abril) e a faixa de gestão dos edifícios e do aglomerado populacional (50 e 100 metros), as queimas de amontoados, no que toca à obrigatoriedade do registo das mesmas e aos cuidados a ter durante o processo, e a importância do BUPi (Balcão Único do Prédio), que permite identificar e registar propriedades.
As iniciativas contaram com a parceria e colaboração das juntas de freguesias do concelho de Mangualde, da GNR e das Guias de Santiago de Cassurrães.
Mais Notícias
-
31 Agosto, 2023
Casa devoluta vai ser recuperada para A - Ler mais
-
29 Agosto, 2023
Bordado de Tibaldinho renova Certifica - Ler mais
-
24 Agosto, 2023
Ruas cortadas durante as Festas da Cida - Ler mais
-
22 Agosto, 2023
Serviços online operacional - Ler mais
-
18 Agosto, 2023
Site de serviços online em manutençã - Ler mais
-
17 Agosto, 2023
Município investe 105 mil euros por an - Ler mais
-
16 Agosto, 2023
Um milhão de euros para requalificar p - Ler mais
-
11 Agosto, 2023
Apoio aos emigrantes de Mangualde dispa - Ler mais
-
10 Agosto, 2023
Autarquia apela a munícipes que encami - Ler mais
-
9 Agosto, 2023
Agrupamento de escolas de Mangualde tem - Ler mais
-
8 Agosto, 2023
Encontro Gastronómico de Abrunhosa-a-V - Ler mais
-
4 Agosto, 2023
Rua Dr. Sebastião Alcântara de cara l - Ler mais
-
3 Agosto, 2023
Presidente do IHRU visita Bairros de Ma - Ler mais
-
1 Agosto, 2023
Cerca de duas centenas de crianças de - Ler mais
-
27 Julho, 2023
Mangualde assinalou Dia dos Avós com - Ler mais