CM Mangualde

Inauguração da Sede da Alcatuna


A cerimónia de inauguração da Sede da ALCATUNA ficou marcada pelo descerrar da placa evocativa pelo Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, pelo Presidente da Junta de Freguesia de Alcafache, Nelson Almeida, bem como por dois membros fundadores da Alcatuna e que ainda a integram, Tony Amaral e Rogério Lopes.

O edifício foi alvo de obras de requalificação e transformação no interior, passando a contar com um bar, uma sala de estar e de audiências, de género café-concerto, uma sala de ensaio e escola de música. O projeto foi financiado pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia, assim como por fundos próprios da Alcatuna.

Nas palavras de João Azevedo, “realçou-se a perseverança e tenacidade da Alcatuna que, tendo iniciado a sua atividade musical e cultural no ano 2000, soube e continua a levar longe e com brio o nome de Mangualde”.

O autarca adiantou ainda que foi esta continuidade das atividades, a seriedade com que a Alcatuna se afirma no panorama cultural do concelho e a certeza da sua continuidade no futuro que o motivaram imediatamente a apoiar de todas as formas a concretização daquele sonho: uma sede que honrasse os pergaminhos da Alcatuna.

João Pedro Rodrigues, membro da Alcatuna, agradeceu a todos os intervenientes que tornaram possível a obra, bem como às famílias dos tunos, ao Presidente e restante direção e órgãos sociais do Centro Cultural Social e Desportivo de Tibaldinho pela disponibilização do edifício, por meio de contrato de comodato, para a instalação da sede.

Por sua vez, o Presidente da Junta de Freguesia Alcafache congratulou por ver mais um equipamento cultural de grande dignidade na sua freguesia, capaz de impulsionar os mais jovens, através da escola de música que agora também se inaugurava.

A cerimónia terminou com um jantar convívio e atuação de honra da Alcatuna.

Historial da Alcatuna

A Alcatuna tem a sua origem numa tocata de 6 músicos que, no ano 2000, foi convidada a representar musicalmente a cidade de Mangualde em Hartford, nos Estados Unidos da América.

Apesar da viagem não se ter verificado, o grupo não se desfez, tendo, antes pelo contrário, crescido e aumentado o número de músicos. O enveredar por uma linha musical de cariz académico fez nascer, assim, a Alcatuna.

O grupo marca presença em diversas localidades portuguesas, em festas, festivais bem como outros eventos. Já esteve presente na cidade francesa de Poitiers, na Bulgária e em Inglaterra. Prepara-se agora para representar Mangualde na cidade francesa de Lempdes, no próximo mês de outubro.





Mais Notícias

  • 18 Dezembro, 2023

    Formação em Suporte Básico de Vida d - Ler mais

  • 18 Dezembro, 2023

    Contratos para aquisição de Equipamen - Ler mais

  • 15 Dezembro, 2023

    Dezasseis alunos do 10.º ano recebem p - Ler mais

  • 13 Dezembro, 2023

    População de Vila Nova de Espinho hom - Ler mais

  • 12 Dezembro, 2023

    72.500 árvores já começaram a ser pl - Ler mais

  • 7 Dezembro, 2023

    Natal de Mangualde recheado com concert - Ler mais

  • 5 Dezembro, 2023

    Cerimónia militar de entrega da Bandei - Ler mais

  • 5 Dezembro, 2023

    Orçamento de 32 milhões de euros apro - Ler mais

  • 30 Novembro, 2023

    Mangualde volta a lançar campanha para - Ler mais

  • 30 Novembro, 2023

    Mangualde assinala Dia Internacional da - Ler mais

  • 29 Novembro, 2023

    Arrancaram as obras na casa devoluta qu - Ler mais

  • 22 Novembro, 2023

    Biblioteca assinala 26 anos com perto d - Ler mais

  • 20 Novembro, 2023

    Mangualde promove workshops para assina - Ler mais

  • 17 Novembro, 2023

    Jovens refletiram sobre saúde e bem-es - Ler mais

  • 15 Novembro, 2023

    BUPI de Mangualde já ultrapassou objet - Ler mais