Inaugurada a mostra Documental “Simão Paes do Amaral: Uma Família, um Tempo, uma Vila”

Inaugurada esta tarde a mostra documental “Simão Paes do Amaral: Uma Família, um Tempo, uma Vila”
De 13 de março a 31 de maio, no Palácio dos Condes de Anadia.
O Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida, o Conde de Anadia, Miguel Pais do Amaral, e o Presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, inauguraram esta tarde, dia 13 de março, a exposição documental intitulada “Simão Paes do Amaral: Uma Família, um Tempo, uma Vila”. A mostra, a partir da coleção particular do Palácio e do Fundo Bibliográfico Alexandre Alves, estará patente até 31 de maio, no Palácio dos Condes de Anadia. A visita à exposição está integrada na visita ao Palácio.
Miguel Pais do Amaral começou por destacar que “hoje vamos aqui homenagear Simão Paes com uma exposição que reúne alguns manuscritos, livros e documentos do Dr. Alexandre Alves, reconhecido historiador do concelho e que muito trabalhou sobre a história de Simão Paes”. Pedro Machado agradeceu “por disponibilizarem este magnifico património, para que o concelho, a região e o país o possam conhecer”. Marco Almeida, sublinhou que “este magnífico espólio se confunde com a história de Mangualde, porque falar na família Paes do Amaral é, inevitavelmente, falar na história do concelho de Mangualde”.
A mostra resulta de uma parceria entre o Palácio dos Condes de Anadia e o Município de Mangualde e tem como principal objetivo promover uma das personalidades mais significativas da história de Mangualde: Simão Paes do Amaral e a sua ação na então vila de Mangualde.
Paralelamente, pretende-se com a iniciativa divulgar a história local, o fundo bibliográfico Alexandre Alves e o Palácio dos Condes de Anadia, também conhecido por Palácio Anadia e Casa dos Pais do Amaral, um dos mais belos exemplares da arquitetura barroca da região do Dão, mandado construir por Simão Paes do Amaral na primeira metade do século XVIII.
Mostra documental
A Exposição “Simão Paes do Amaral: uma Família, um Tempo, uma Vila” é uma exposição documental, constituída por um conjunto de documentos que integram as Coleções do Palácio Anadia, bem como o Fundo Bibliográfico Alexandre Alves, pertencente ao Município de Mangualde, e que se encontra disponível para consulta na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves. Estarão expostos verbetes e manuscritos produzidos por Alexandre Alves no âmbito da sua investigação, bem como documentos originais e manuscritos reservados.
Mais Notícias
-
16 Março, 2023
Através de publicação em Diário da - Ler mais
-
16 Março, 2023
Mangualde integra Direção da Secção - Ler mais
-
14 Março, 2023
Mangualde assinala Quaresma e Páscoa c - Ler mais
-
13 Março, 2023
Inaugurada a mostra Documental “Simã - Ler mais
-
13 Março, 2023
Renovação de Protocolo dá Continuida - Ler mais
-
7 Março, 2023
Exposição documental: 13 de março a - Ler mais
-
6 Março, 2023
Mangualde esteve na BTL – Bolsa d - Ler mais
-
3 Março, 2023
Pelo segundo ano consecutivo: Mangualde - Ler mais
-
24 Fevereiro, 2023
Mês da Mulher celebrado em Mangualde c - Ler mais
-
17 Fevereiro, 2023
Carnaval 2023 em Mangualde: Crianças e - Ler mais
-
17 Fevereiro, 2023
Deteção e Combate à Vespa Velutina | - Ler mais
-
16 Fevereiro, 2023
Secretário de Estado das Comunidades P - Ler mais
-
15 Fevereiro, 2023
Aberta ao público a Exposição “Ima - Ler mais
-
8 Fevereiro, 2023
Gabinete de Apoio ao Emigrante de Mangu - Ler mais
-
7 Fevereiro, 2023
Descoberto antigo aqueduto subterrâneo - Ler mais