CM Mangualde

Mangualde acolheu Apresentação do Livro “Judiaria do Canto, Tibaldinho, Mangualde: Um Caso Único, em Portugal e no Mundo”


Obra sintetiza a história do povo hebreu em geral e, em particular, dos judeus em Portugal

O Salão Nobre do Município de Mangualde acolheu, no passado dia 16 de julho, a apresentação da obra “Judiaria do Canto, Tibaldinho, Mangualde: Um Caso Único, em Portugal e no Mundo”, da autoria de José Manuel Azevedo. A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Marco Almeida, que apresentou a obra, e de familiares e amigos do autor.

José Manuel Azevedo e Silva, mangualdense natural de Tibaldinho, nesta obra sintetiza a história do povo hebreu em geral e, em particular, dos judeus em Portugal, permitindo assim entender o caso particular da Judiaria do Canto. Instalada numa mina-galeria de grandes dimensões a judiaria do Canto na aldeia de Tibaldinho foi dada a conhecer pela interpretação de motivos de simbologia hebraica gravados na rocha granítica da sua sinagoga, instalada na referida mina-galeria, caso único em Portugal.

Durante a cerimónia, foi ainda apresentada a obra do mesmo autor, “Portugal Segundo a Beira Alta: Viseu e Guarda”, por José Eduardo Franco, da Universidade Aberta.