Mangualde Assina Declaração de Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas

AUTARQUIA COMPROMETE-SE A IMPULSIONAR ESFORÇOS NECESSÁRIOS NOS SERVIÇOS DE ÁGUAS, PARA GARANTIA DAS GERAÇÕES FUTURAS.
No passado dia 25 de maio, o Município de Mangualde assinou a “Declaração de Compromisso para Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas nos Serviços de Águas”, promovida pela APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, junto dos Municípios e Entidades Gestoras. Este documento visa um setor mais eficiente e bem preparado para os desafios presentes e futuros. A cerimónia protocolar teve lugar no Auditório Municipal Augusto Cabrita, localizado no Barreiro. Para o efeito, esteve presente João Pedro Cruz, Vice-Presidente da Câmara Municipal e Vereador do Ambiente e Sustentabilidade.
Com a assinatura protocolar deste documento, a autarquia de Mangualde compromete-se a impulsionar os esforços necessários na adaptação e mitigação das alterações climáticas no que se refere aos serviços de águas, para garantia das gerações futuras.
Os Municípios e Entidades Gestoras para se adaptem eficazmente aos desafios futuros, devem aplicar o melhor conhecimento e experiência em diagnosticar e prever os impactos que se geram na disponibilidade de água, tanto em qualidade como em quantidade, e em fenómenos extremos como as secas e inundações, que estão a aumentar em frequência e intensidade e que afetam e afetarão de forma direta os serviços de abastecimento e saneamento.
Com o pensamento que o setor dos serviços de abastecimento e saneamento de água urbana pode ir mais longe no seu dever de apoiar, propor e operacionalizar estratégias e medidas para o combate à emergência climática, surge a Declaração de Compromisso para Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas nos Serviços de Águas.
Neste setor é fundamental promover-se a implementação de medidas de mitigação, entre as quais se destacam as relacionadas com a economia circular e com a melhoria da eficiência energética, hídrica e do aproveitamento dos recursos naturais, com o objetivo de diminuir a pegada de carbono.
O Município de Mangualde compromete-se, uma vez mais, com medidas que rumam para a sustentabilidade ambiental e a assegurar um futuro mais verde para as gerações futuras.
APDA – ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DISTRIBUIÇÃO E DRENAGEM DE ÁGUAS
A APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas representa e defende os interesses das entidades responsáveis pelos sistemas de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais, assim como de todos os interessados, desde que intervenientes nestes domínios.
Mais Notícias
-
21 Março, 2023
Inaugurado Parque Infantil de S. João - Ler mais
-
20 Março, 2023
Tradição do “Amentar das Almas” c - Ler mais
-
16 Março, 2023
Através de publicação em Diário da - Ler mais
-
16 Março, 2023
Mangualde integra Direção da Secção - Ler mais
-
14 Março, 2023
Mangualde assinala Quaresma e Páscoa c - Ler mais
-
13 Março, 2023
Inaugurada a mostra Documental “Simã - Ler mais
-
13 Março, 2023
Renovação de Protocolo dá Continuida - Ler mais
-
7 Março, 2023
Exposição documental: 13 de março a - Ler mais
-
6 Março, 2023
Mangualde esteve na BTL – Bolsa d - Ler mais
-
3 Março, 2023
Pelo segundo ano consecutivo: Mangualde - Ler mais
-
24 Fevereiro, 2023
Mês da Mulher celebrado em Mangualde c - Ler mais
-
17 Fevereiro, 2023
Carnaval 2023 em Mangualde: Crianças e - Ler mais
-
17 Fevereiro, 2023
Deteção e Combate à Vespa Velutina | - Ler mais
-
16 Fevereiro, 2023
Secretário de Estado das Comunidades P - Ler mais
-
15 Fevereiro, 2023
Aberta ao público a Exposição “Ima - Ler mais