Mangualde assinala Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

A Câmara Municipal de Mangualde juntou-se à comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) 2017 e assinalou a efeméride com a colocação de painéis interpretativos no Dólmen de Cunha Baixa, e na Orca dos Padrões, na mesma freguesia.
Estes dois monumentos megalíticos destacam-se pela sua importância no contexto do património arqueológico do concelho e do país. Recorde-se que o Dólmen de Cunha Baixa é Monumento Nacional desde 1910.
Comemorado anualmente a 18 de abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios tem como objetivo sensibilizar para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para a necessidade da sua proteção e valorização.
MONUMENTOS MEGALÍTICOS EM MANGUALDE
O Dólmen de Cunha Baixa data do III milénio a.C., e foi erigido por comunidades seminómadas, e a sua função era a de sepulcro. Encostada ao Rio Castelo, junto à localidade de Cunha Baixa, a Casa da Orca ou Casa da Moura, como também é conhecido, marca vincadamente a planície e a paisagem envolvente. Foi classificado como Monumento Nacional a 16 de junho de 1910.
A Orca dos Padrões, também na Freguesia de Cunha Baixa, foi construído entre o IV e o III milénio a.C. Trata-se de um túmulo, com cerca de 2,80 metros de comprimento por 3,20 metros de largura, e 2,30 metros de altura. Em meados dos anos 90 foi alvo de uma ação de conservação e restauro.
Estes dois monumentos integram uma malha de construções megalíticas no concelho que sobreviveram o passar de milénios.
Mais Notícias
-
3 Novembro, 2023
Clube de Caça e Pesca de Mangualde rea - Ler mais
-
31 Outubro, 2023
Feira dos Santos de Mangualde deverá a - Ler mais
-
30 Outubro, 2023
“Leituras enfeitiçadas” no Hallowe - Ler mais
-
26 Outubro, 2023
Antiga escola primária ganha vida com - Ler mais
-
26 Outubro, 2023
Mulheres dominam 38% das explorações - Ler mais
-
26 Outubro, 2023
Estudantes de Mangualde esgotaram peça - Ler mais
-
23 Outubro, 2023
Mulheres de Sucesso no Setor Primário - Ler mais
-
18 Outubro, 2023
Feira das Febras está a chegar com vá - Ler mais
-
17 Outubro, 2023
Mangualde vai ter 550 Lugares de Estaci - Ler mais
-
17 Outubro, 2023
Academi@STEM de Mangualde desperta Inte - Ler mais
-
17 Outubro, 2023
Compostores entregues à População de - Ler mais
-
16 Outubro, 2023
Alunos Erasmus em Mangualde - Ler mais
-
16 Outubro, 2023
Alunos do 3 ciclo arrancaram ano letivo - Ler mais
-
13 Outubro, 2023
Estacionamento proibido em dois parques - Ler mais
-
10 Outubro, 2023
Condicionamentos de trânsito devido à - Ler mais