CM Mangualde

Mangualde assinala Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância


ATRAVÉS DE CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO COM O MOTE “SEREI O QUE ME DERES…QUE SEJA AMOR”.

 O Município de Mangualde e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de Mangualde assinalam, em abril, o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, através da campanha com o mote “Serei o que me deres…que seja amor”. Serão diversas as ações integradas nesta campanha de sensibilização: iluminação de edifícios, colocação de faixas e laços alusivos à temática, construção de um laço azul humano, leitura de livros, declamação de poemas, entre outras. O Agrupamento de Escolas de Mangualde, o comércio local, bem como empresas e IPSS’s do concelho, também apoiam a campanha.

 O arranque da campanha está marcado para o dia 1 de abril, com a divulgação de uma mensagem do Presidente da CPCJ, Fernando Espinha, que visa a sensibilização da comunidade para a prevenção dos maus-tratos na infância.

De 1 a 30 de abril, os Edifícios Públicos do Município de Mangualde serão iluminados de azul. Durante este período, será ainda divulgada a história do Laço Azul nas escolas do Agrupamento de Mangualde, que pretende sensibilizar a comunidade escolar para o Mês Internacional Da Prevenção Dos Maus-Tratos na Infância. Os comerciantes do Município serão convidados a ter um papel fundamental para a sensibilização da comunidade local, através da decoração das montras em cor azul.

Já entre o período de 19 a 29 de abril, será assinalada a Semana Azul, onde a comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Mangualde e das IPSS será sensibilizada para a temática, sendo que as ações integradas no Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância contemplam a História do Laço Azul, o Calendário dos Afetos, a leitura do livro “Cuida Bem de Mim”, da autoria de Maria Inês de Almeida, da CNPDPCJ, e a elaboração de trabalhos gráficos feitos pelos alunos, onde serão expressos os maus-tratos entre pares, nomeadamente o Bullying.

Integrada nesta Semana Azul, será realizado o “Dia Azul”, onde toda a comunidade escolar é convidada a vestir uma peça de roupa azul, e será ainda construído um laço azul humano nas Escolas do Agrupamento de Escolas de Mangualde e nas IPSS.

 Como forma de sensibilizar a comunidade para o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância será declamado o poema “Solta o olhar”, escrito por José Miguel dos Santos Gonçalves Batista.

No último dia do mês, 30 de abril, a comunidade mangualdense é convidada a colocar uma peça de roupa ou um tecido azul à janela ou na varanda de casa, como símbolo de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.

A CPCJ de Mangualde, em articulação com o Município de Mangualde, alerta uma vez mais para a prevenção dos maus-tratos a que muitas crianças e jovens ainda estão sujeitos, uma vez que a sensibilização e o combate deste flagelo exigem um esforço conjunto de toda a comunidade.

MENSAGEM DO PRESIDENTE DA CPCJ DE MANGUALDE

“A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Mangualde, a Câmara Municipal e várias outras entidades locais, públicas e privadas, associam-se – uma vez mais – à Campanha de Sensibilização “Serei o que me deres…. Que seja Amor”, no âmbito do Mês de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e Juventude que decorre durante este mês de abril.

Esta Campanha visa alargar a intervenção e o conhecimento sobre este problema a outras áreas da sociedade, sublinhando que todas as crianças têm o direito a crescer em ambientes seguros e protetores e que cada um de nós tem um papel a desempenhar.

Esta iniciativa conhecida como a Campanha do Laço azul é assinalada mundialmente. Teve início na Virgínia, nos Estados Unidos, quando uma avó perdeu os dois netos, vítimas de violência. Para manifestar a sua dor e revolta, esta avó, amarrou uma fita azul à antena do seu carro com o objetivo de chamar a atenção de todos para esta tragédia. O azul simbolizava a cor das lesões e servia-lhe como um lembrete constante da sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.

Assim, alguns edifícios públicos do concelho serão simbolicamente iluminados de azul, a história do Laço Azul será contada nas escolas do concelho, a par da leitura de um livro sobre os cuidados a ter com os menores, alguns dos trabalhos das crianças e dos jovens serão mostrados no comércio local, a divulgação dos direitos das crianças será feita pelos diversos espaços escolares adjacentes, a par, registe-se, de um poema feito por um jovem. No último dia do mês de abril, convidamos todas as famílias a colocarem uma peça de roupa azul numa das janelas das suas habitações como manifestação da colaboração com esta campanha.

Esta é uma forma de demonstrarmos o nosso compromisso com a proteção dos nossos mais novos e uma oportunidade para sensibilizar a comunidade”. – Fernando Espinha

LAÇO AZUL COMO SÍMBOLO DE PREVENÇÃO

A Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se em 1989, na Virgínia, E.U.A. quando uma avó, Bonnie W.Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro “para fazer com que as pessoas se questionassem”.

A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade que se revelaram “curiosos” foi trágica e sobre os maus-tratos à sua neta, os quais já tinham morto o seu neto de forma brutal. E porquê azul? Porque apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul servir-lhe-ia como um lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos. A história de Bonnie Finney demonstra-nos como o efeito da preocupação de um único cidadão pode ter no despertar das consciências do público, em geral, relativamente aos maus-tratos contra as crianças, na sua prevenção e na promoção e proteção dos seus direitos. – A História do Laço Azul (Blue Ribbon)





Mais Notícias

  • 21 Junho, 2022

    Inauguração do Relvado Sintético do - Ler mais

  • 20 Junho, 2022

    Mangualde celebrou 150º Aniversário d - Ler mais

  • 20 Junho, 2022

    Festival de Encerramento da Escola Muni - Ler mais

  • 17 Junho, 2022

    Orçamento Participativo Jovem de Mangu - Ler mais

  • 15 Junho, 2022

    Gabinete de Apoio ao Agricultor de Mang - Ler mais

  • 14 Junho, 2022

    Mangualde tem Novo Centro Local de Apoi - Ler mais

  • 13 Junho, 2022

    “Noites COMBI” passam por Mangualde - Ler mais

  • 13 Junho, 2022

    Apresentação do Livro Infantojuvenil - Ler mais

  • 9 Junho, 2022

    Mangualde promove Conferência “Mulhe - Ler mais

  • 9 Junho, 2022

    II ACADEMI@ STEM de Verão | De 27 de j - Ler mais

  • 8 Junho, 2022

    Terceira Edição da Campanha “Apoie - Ler mais

  • 8 Junho, 2022

    Câmara celebra Protocolo de Cooperaç - Ler mais

  • 8 Junho, 2022

    Mangualde terá novo Centro Local de Ap - Ler mais

  • 7 Junho, 2022

    Mangualde celebra 150º Aniversário de - Ler mais

  • 6 Junho, 2022

    Milhares de Crianças celebraram o Dia - Ler mais