Mangualde promoveu a Conferência “Mulheres, Igualdade e Territórios”
O Município de Mangualde acolheu ontem, dia 21 de junho, a conferência “Mulheres, Igualdade e Territórios”. A iniciativa, que teve lugar no auditório da Câmara Municipal, promovida pela autarquia de Mangualde, visou a territorialização da Igualdade de Género e, ainda, recordar a feminista mangualdense Ana de Castro Osório. Dinamizada por Manuela Tavares, cofundadora e dirigente da UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta, esta conferência contou com a presença de Marco Almeida, Presidente da Câmara, de Maria José Coelho, Vereadora da Ação Social, bem como de representantes da UMAR Viseu.
As mulheres são as grandes resistentes à desertificação das aldeias e nos centros urbanos do interior, elas podem ter um papel fundamental, começando pela sua participação nas autarquias locais. Para além das desigualdades que atingem as mulheres em geral, as que estão ligadas à agricultura e ao meio rural sofrem ainda de maior invisibilidade, isolamento, conservadorismo, machismo, violência doméstica, falta de reconhecimento profissional.
A Territorialização da Igualdade de Género como método de intervenção materializou-se nesta conferência, onde durante a segunda parte da mesma foi evocada a memória e história de vida da feminista Ana de Castro Osório, nascida em Mangualde, a 18 de junho de 1872.
A escritora, ativista e pedagoga Ana de Castro Osório publicou, em 1905, “Às Mulheres Portuguesas”, o primeiro manifesto feminista português. Foi uma das fundadoras do Grupo Português de Estudos Feministas, da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas, da Associação de Propaganda Feminista, a primeira organização sufragista portuguesa, que, por iniciativa da escritora, integrou a International Women Suffrage Alliance. É considerada a criadora da literatura infantil em Portugal, tendo realizado uma extensa e intensiva recolha dos contos da tradição oral do país, e publicado inúmeros volumes de histórias para crianças.
Esta iniciativa demonstra que o Município de Mangualde continua, uma vez mais, empenhado em alertar para a importância da igualdade de género.
Mais Notícias
-
18 Janeiro, 2017
João Azevedo marcou presença no arran - Ler mais
-
17 Janeiro, 2017
Concerto Solidário em Cunha Baixa com - Ler mais
-
17 Janeiro, 2017
Moradores esclarecidos sobre Intervenç - Ler mais
-
16 Janeiro, 2017
Cooperação com as Juntas de Freguesia - Ler mais
-
16 Janeiro, 2017
Comitiva Mangualdense em Concerto promo - Ler mais
-
13 Janeiro, 2017
Município Mangualdense aposta na Coes - Ler mais
-
13 Janeiro, 2017
José Cid em Mangualde - Ler mais
-
10 Janeiro, 2017
Geminação entre Mangualde e Lempdes, - Ler mais
-
9 Janeiro, 2017
Concerto de Ano Novo: Mangualde recebeu - Ler mais
-
9 Janeiro, 2017
‘Rostos de Moma’ em Exposição na - Ler mais
-
9 Janeiro, 2017
Mangualde apresenta aos mais novos uma - Ler mais
-
6 Janeiro, 2017
Alunos cantam as Janeiras em Mangualde - Ler mais
-
5 Janeiro, 2017
Resistência Francesa em ‘Um Segredo - Ler mais
-
5 Janeiro, 2017
Autarquia cede Espaço ao Centro Bujuts - Ler mais
-
3 Janeiro, 2017
Balbúrdia no Olimpo em Noite de Sexta - Ler mais