CM Mangualde

Mangualde promoveu Sessões de Esclarecimento sobre Programa de Apoio ao Acesso à Habitação


O Município de Mangualde promoveu duas sessões de esclarecimento destinadas aos beneficiários diretos identificados na Estratégia Local de Habitação. A iniciativa, cujo objetivo foi esclarecer o processo de candidatura ao 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, que promove soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada, decorreu no Auditório da Câmara Municipal de Mangualde. Esteve presente o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida, e a Vereadora da Ação Social, Maria José Coelho.

As sessões permitiram esclarecer as famílias sobre o processo de candidatura ao 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, informando que os beneficiários devem apresentar os pedidos de apoio habitacional junto da Câmara Municipal, sendo que, posteriormente, o Município avaliará os mesmos no quadro da sua estratégia local de habitação e enviará as candidaturas ao IHRU – Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana.

Os beneficiários ficaram, também, a perceber que é o IHRU que analisará as candidaturas, podendo solicitar informação adicional, ou aconselhar alterações para as clarificar ou aperfeiçoar. E, ainda, que após as mesmas serem aprovadas, os beneficiários e o IHRU celebrarão um acordo de financiamento ou colaboração no quadro do Programa 1.º Direito.

ESTRATÉGIA LOCAL DE HABITAÇÃO
A Estratégia Local de Habitação (ELH) é um instrumento de planeamento de âmbito municipal que concretiza os princípios orientadores da Nova Geração de Políticas de Habitação (NGPH) através da definição da estratégia municipal de intervenção em matéria de política de habitação.

A ELH tem por base um diagnóstico dos problemas e necessidades no acesso à habitação, das dinâmicas de transformação física e socioeconómica dos territórios a que se referem e dos recursos disponíveis, definindo as metas e objetivos a atingir e especificando as soluções habitacionais que deverão ser desenvolvidas, tendo em vista a resolução das necessidades habitacionais. A elaboração e aprovação da ELH constitui condição de acesso ao 1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, que é um programa de apoio público à promoção de soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada.





Mais Notícias

  • 13 Março, 2024

    Município entrega cerca de 800 armadil - Ler mais

  • 11 Março, 2024

    Mangualde lança 3º edição do Orçam - Ler mais

  • 6 Março, 2024

    Resistência” nas Festas da Cidade de - Ler mais

  • 5 Março, 2024

    Cerca de 350 alunos das aldeias de Mang - Ler mais

  • 1 Março, 2024

    Alojamento em Mangualde aumentou quase - Ler mais

  • 29 Fevereiro, 2024

    Mangualde tirou das ruas mais de uma ce - Ler mais

  • 28 Fevereiro, 2024

    Mangualde volta à BTL e desta vez leva - Ler mais

  • 23 Fevereiro, 2024

    Gabinete de Apoio à Vítima com dezena - Ler mais

  • 21 Fevereiro, 2024

    Mangualde abre único Gabinete de Apoio - Ler mais

  • 16 Fevereiro, 2024

    Destruídos mais de 450 ninhos da Vespa - Ler mais

  • 9 Fevereiro, 2024

    Bairro Comercial Digital de Mangualde d - Ler mais

  • 9 Fevereiro, 2024

    Limpeza de reservatórios pode suspende - Ler mais

  • 8 Fevereiro, 2024

    CONFAGRI atribui prémio de mérito a G - Ler mais

  • 7 Fevereiro, 2024

    Município quer profissionalizar Orques - Ler mais

  • 6 Fevereiro, 2024

    Nicolás Farruggia: concerto a 23 de fe - Ler mais