CM Mangualde

Município de Mangualde garante Ato Eleitoral Seguro para todos


Eleitores em confinamento deverão exercer o direito de voto entre as 18h e as 19h, do dia 30 de janeiro.

 

O Município de Mangualde, em colaboração com a Proteção Civil de Mangualde, está a preparar as eleições legislativas do próximo dia 30 de janeiro. Este ano, em que o ato eleitoral irá decorrer em pleno período pandémico, contará com um período específico, entre as 18h e as 19h, para que os cidadãos que se encontrem em confinamento obrigatório possam exercer o seu direito de voto.

De forma que este ato eleitoral decorra em absoluta normalidade e com toda a segurança vão ser aplicadas medidas de segurança nas 32 assembleias de voto, distribuídas pelas 12 freguesias no concelho de Mangualde, tais como: circuitos de acesso distintos dos circuitos de saída; circuitos dedicados aos cidadãos com dificuldade de mobilidade; prestação de apoio aos eleitores, através de uma equipa de 3 elementos colocada à entrada da Escola Secundária Felismina Alcântara, dedicada ao encaminhamento de cada um dos eleitores para o respetivo corredor de acesso à sua mesa.

É recomendado aos cidadãos não confinados que exerçam o seu direito de voto entre as 8h e as 18h, de modo a evitarem o cruzamento com eleitores infetados, que irão votar no mesmo espaço, no final do dia.

Os eleitores que se encontrem em confinamento obrigatório determinado pelas autoridades de saúde, e que podem sair no dia 30 de janeiro, devem sair estritamente para o exercício do direito de voto e devem fazê-lo entre as 18h e as 19h. Quando se deslocarem à assembleia de voto deverão apresentar-se com máscara e cumprir as medidas de higienização e afastamento, e restantes medidas de segurança. De seguida, devem retomar o isolamento.

De salientar, que as pessoas das mesas de voto estarão com Equipamento de Proteção Individual reforçado (bata e máscara) e ao longo do dia reforçarão as medidas de higienização das superfícies e dos espaços.

O Município reconhece a prova de civismo que os Mangualdense têm demonstrado ao longo desta pandemia e apela ao cumprimento das regras durante o ato eleitoral.