Município quer aplicar nas cantinas escolares o Manual de Identidade Alimentar Dão Lafões
A Câmara de Mangualde quer começar a aplicar o Manual de Identidade Alimentar Dão Lafões na cantina da Escola Secundária Felismina Alcântara (ESFA) e alargar, numa segunda fase, a mais duas cantinas do Agrupamento de Escolas de Mangualde, onde, diariamente, são servidas, no total, 1300 refeições.
“O objetivo é incutir na nossa comunidade escolar a identidade alimentar da nossa região”, justificou o vereador com o pelouro da Educação, Rui Costa, no Salão Nobre dos Passos do Concelho, esta quarta-feira, durante a apresentação do livro que pretende promover a dieta mediterrânica, produção e consumos locais e combater o desperdício alimentar.
“Para que tenhamos uma alimentação mais saudável, é importante implementar o que consta no Manual de Identidade Alimentar Dão Lafões, uma ferramenta de utilidade pública”, sublinhou.
“Além das escolas, as IPSS´S [Instituições Particulares de Solidariedade Social] podem ser um parceiro importante, assim como a Confraria [das Febras e da Enogastronomia de Mangualde], os Bombeiros, que muitas vezes preparam refeições para os operacionais e a sociedade civil”, afirmou Rui Costa.
Entre os parceiros a envolver neste projeto, o vereador da Educação, também com o pelouro da Agricultura, considera igualmente relevante para um fornecimento alimentar de qualidade “envolver os produtores e agricultores, que devem ser pagos a um preço justo”, afirmou. “É um caminho que teremos de fazer”, concluiu.
Desenvolvido ao longo do ano passado, este livro que envolveu a comunidade, realizou-se no âmbito do Plano Nacional de Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES) e da Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (ESANP).
O Manual de Identidade Alimentar de Viseu Dão Lafões é o resultado do primeiro eixo do projeto Identidade Alimentar em Viseu Dão Lafões e surge de uma parceria e candidatura conjunta dos Grupos de Ação Local deste mesmo território, nomeadamente a ADRIMAG – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro Arada e Gralheira – entidade coordenadora da parceria; a ADD – Associação de Desenvolvimento do Dão; a ADDLAP – Associação de Desenvolvimento Dão, Lafões e Alto Paiva; e a ADICES – Associação de Desenvolvimento Local e também pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões.
Mais Notícias
-
2 Agosto, 2016
FESTAS DE SANTA MARTA EM CUBOS - Ler mais
-
1 Agosto, 2016
SERVIÇOS CTT NA SEDE DA UNIÃO DE FREG - Ler mais
-
1 Agosto, 2016
REGENERAÇÃO URBANA ARRANCA EM MANGUAL - Ler mais
-
1 Agosto, 2016
2º Encontro de Pastores Daniel Couto & - Ler mais
-
29 Julho, 2016
ENTRADA GRATUITA NAS PISCINAS MUNICIPAI - Ler mais
-
28 Julho, 2016
TRADIÇÃO, MÚSICA E MUITA ANIMAÇÃO - Ler mais
-
27 Julho, 2016
PROFESSORA AMÉLIA COUTINHO HOMENAGEADA - Ler mais
-
27 Julho, 2016
Meio Milhar de Seniores no Arraial come - Ler mais
-
25 Julho, 2016
Passeio Equestre juntou Meia Centena de - Ler mais
-
25 Julho, 2016
15 Mil Pessoas assistiram ao grande con - Ler mais
-
25 Julho, 2016
Concerto ‘Carpe Vesperum’ na Torre - Ler mais
-
21 Julho, 2016
Festa Continente de Mangualde promete a - Ler mais
-
21 Julho, 2016
Ciclistas de todo o País pedalaram em - Ler mais
-
20 Julho, 2016
Mangualde promove 2º Encontro de Pasto - Ler mais
-
19 Julho, 2016
Largo Dr. Couto brilhou com Noites de E - Ler mais