CM Mangualde

No Cineteatro de Mangualde foi Tempo de «Matar ou Morrer»!


No dia 16 de novembro de 1952, “cenas de grande emoção!” prenderam a atenção do público durante a exibição de «Matar ou morrer». O filme, que ‘Aconteceu no Cineteatro há 66 anos’, mostra uma “feroz caça ao homem na selva sul-americana”.

Um homem acusado de um crime que não cometeu, faz uma penosa jornada pela selva para fugir à polícia e desmascarar o verdadeiro criminoso. Só a morte podia terminar a luta que os separava!

Ao “grande elenco internacional”, composto por Lawrence Tierney, George Coulouris, Marissa O’Brien e Rudolph Anders, juntaram-se os artistas portugueses Leonor Maia (Tatão), Helga Liné, João Amaro, Veloso Pires, Lopes da Silva e Licínio Sena.

RELANÇAR O CINETEATRO DE MANGUALDE E INCENTIVAR O CONTACTO COM AS FONTES PRIMÁRIAS SÃO OS PRINCIPAIS OBJETIVOS

Através do Arquivo Municipal de Mangualde estão a ser divulgados cartazes relativos às antigas exibições e espetáculos que aconteceram no Cineteatro. Com esta campanha, a autarquia mangualdense pretende relembrar aos mangualdenses que, ao longo de várias décadas, no Cineteatro de Mangualde, múltiplas companhias de espetáculo exibiram as suas melhores peças e os seus melhores atores, sendo aqui também projetados excelentes filmes. Para além de sensibilizar a sociedade civil mangualdense para a importância deste extraordinário equipamento cultural, pretende ainda incentivar o contacto com as fontes primárias, gerar uma nova atitude face ao património documental, e propiciar o desenvolvimento de hábitos de pesquisa e de visita ao arquivo.