CM Mangualde

No Cineteatro de Mangualde “Totó” encantou o Público


No dia 25 de dezembro de 1953, “TOTÓ Fígaro Cá Fígaro Lá” encantou o público. O filme, que ‘Aconteceu no Cineteatro há 65 anos’, levou música de Rossini, entre cenários esplendorosos e belas raparigas, a Mangualde. “Um grande espetáculo com lindíssimas mulheres!”

Totó Fígaro é um barbeiro de Sevilha, multado por abrir a loja ao domingo. Um amigo seu, o conde de Almaviva, propõe-se pagar a multa se Fígaro o ajudar a casar com Rosina, a filha do governador. Como o governador não concorda com o casamento, Fígaro organiza uma festa e consegue que os dois se casem. Fígaro é perseguido pelas tropas do governador e acaba preso e condenado à morte.

“A lição de música, a representação no palácio do governador e a cena das pulgas são, entre outros, momentos de alta farsa que não é vulgar apreciar no cinema. Um filme capaz de recompor o congestionado fígado de qualquer tristonho hepático.”, lia-se no cartaz deste filme, anunciado naquela época.

Isa Barzizza, Renato Rascel, Franca Marzi, Gianni Agos, Jole Fierro e Flora Tanigiani, integraram o elenco de luxo.

RELANÇAR O CINETEATRO DE MANGUALDE E INCENTIVAR O CONTACTO COM AS FONTES PRIMÁRIAS SÃO OS PRINCIPAIS OBJETIVOS

Através do Arquivo Municipal de Mangualde estão a ser divulgados cartazes relativos às antigas exibições e espetáculos que aconteceram no Cineteatro. Com esta campanha, a autarquia mangualdense pretende relembrar aos mangualdenses que, ao longo de várias décadas, no Cineteatro de Mangualde, múltiplas companhias de espetáculo exibiram as suas melhores peças e os seus melhores atores, sendo aqui também projetados excelentes filmes. Para além de sensibilizar a sociedade civil mangualdense para a importância deste extraordinário equipamento cultural, pretende ainda incentivar o contacto com as fontes primárias, gerar uma nova atitude face ao património documental, e propiciar o desenvolvimento de hábitos de pesquisa e de visita ao arquivo.