CM Mangualde

Pelo segundo ano consecutivo: Mangualde lança Orçamento Participativo Jovem 2023


“O Orçamento Participativo Jovem no Município de Mangualde visa o envolvimento ativo dos nossos jovens na comunidade de uma forma mais construtiva e participativa” – destaca Marco Almeida

 

O Município de Mangualde quer ouvir novamente as opiniões dos jovens mangualdenses e para este efeito lança a segundo edição do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) – Mangualde 2023, que visa reforçar o envolvimento dos mesmos nas dinâmicas de governação do concelho, promovendo assim uma melhor adequação das políticas municipais às necessidades e aspirações da nova geração de adultos/eleitores. A decisão foi tomada, a semana passada, em reunião do Conselho Municipal de Juventude, sendo a verba inscrita no Orçamento Participativo de 10 mil euros.

A submissão de propostas poderá ser efetuada de 6 de março a 15 de abril no website www.euparticipo.cmmangualde.pt ou presencialmente, nas Assembleias Participativas.

“O Orçamento Participativo Jovem no Município de Mangualde visa o envolvimento ativo dos nossos jovens na comunidade de uma forma mais construtiva e participativa. Este projeto pretende ser uma forma de estimular os nossos jovens a adotarem um pensamento dinâmico e crítico sobre o território onde vivem, estudam ou trabalham” – começa por destacar Marco Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde.

Esta iniciativa municipal contribuirá para o exercício de uma participação informada, ativa e responsável, estimulando a consciência coletiva e a responsabilidade comunitária dos jovens de Mangualde. O Presidente destaca ainda que “o Orçamento Participativo Jovem permite que os jovens não só apresentem as suas ideias, mas também que as construam, debatam e concretizem, estreitando a sua ligação com a autarquia. Deste modo, o município continua a reforçar os mecanismos que permitem adequar as políticas públicas municipais às reais necessidades da juventude, melhorando a qualidade da democracia concelhia, através da valorização dos processos participativos, da transparência nas decisões e da responsabilização na prestação de contas”.

Este OPJ tem os seguintes objetivos principais: incentivar o diálogo entre eleitos, técnicos municipais e a comunidade jovem, na procura das melhores soluções para os problemas tendo em conta os recursos disponíveis; contribuir para a educação cívica, permitindo aos jovens integrar as suas preocupações pessoais com o bem comum, compreender a complexidade dos problemas e desenvolver atitudes, competências e práticas de participação; incrementar uma cultura de cidadania participativa junto da comunidade juvenil, com potencial de difusão junto das famílias e da sociedade Mangualdense; e aprofundar a transparência da atividade da autarquia, o nível de responsabilização dos eleitos e da estrutura municipal, contribuindo para reforçar a qualidade da democracia.

O OPJ decorrerá em várias fases:

1.ª fase: apresentação de propostas de 06 de março a 15 de abril;

2.ª fase: análise técnica das propostas de 16 de abril a 15 de maio;

3.ª fase: período de reclamações de 16 de maio a 30 de maio;

4.ª fase: resposta a reclamações e publicação dos projetos definitivos 31 de maio a 17 de junho;

5.ª fase: votação dos projetos de 18 de junho a 18 de julho;

6.ª fase: anúncio público até 13 de agosto.

Toda a informação, inclusive normas de participação, regulamentação de propostas e votação está disponível no site www.euparticipo.cmmangualde.pt.

Apresentação de propostas
Podem participar no OPJ, apresentando propostas, todos os jovens e ou grupos de estudantes matriculados no Agrupamento de Escolas de Mangualde, com idade compreendida entre os 12 e os 29 anos. Cada jovem pode apresentar apenas uma proposta. Podem ser apresentadas propostas por entidades juvenis com personalidade jurídica própria com sede no concelho de Mangualde.

As propostas apresentadas devem inserir-se nas áreas de competência do Município, correspondendo a intervenções físicas / infraestruturais, pequenos equipamentos, serviços, programas e eventos e devem enquadrar-se numa das seguintes áreas temáticas: cultura; educação e juventude; desporto; espaço público e espaços verdes; energia; higiene urbana; turismo, comércio e promoção económica; inovação e empreendedorismo.

Votação nas propostas
A votação nos projetos validados pelos serviços municipais decorrerá por via eletrónica, no website www.euparticipo.cmmangualde.pt ou, presencialmente, nos locais definidos pela Câmara Municipal durante o período de votação.

Podem votar no OPJ todos os cidadãos interessados no concelho de Mangualde, sendo que cada participante apenas pode votar uma vez. Os cidadãos só podem votar na posse do Cartão de Cidadão ou do Bilhete de Identidade. Nas Assembleias de Voto estarão presentes colaboradores da autarquia, devidamente credenciados, para informar e ajudar na votação.





Mais Notícias

  • 16 Maio, 2024

    Lançado concurso para Parque Urbano An - Ler mais

  • 9 Maio, 2024

    Mangualde acolhe apresentação de livr - Ler mais

  • 7 Maio, 2024

    Mochila às Costas, Sapatilhas no Pé - Ler mais

  • 30 Abril, 2024

    Professores do AEM trocam experiências - Ler mais

  • 30 Abril, 2024

    Município renova protocolo para dar co - Ler mais

  • 22 Abril, 2024

    Município homenageia quatro personalid - Ler mais

  • 12 Abril, 2024

    “Percursos Pedestres” de Mangualde - Ler mais

  • 8 Abril, 2024

    Exposição fotográfica de Veloso Amar - Ler mais

  • 4 Abril, 2024

    Investimento superior a 200 mil euros n - Ler mais

  • 3 Abril, 2024

    Bibliofarmácia para combater iliteraci - Ler mais

  • 26 Março, 2024

    Mangualde atinge o maior número de bol - Ler mais

  • 21 Março, 2024

    Exposição, simulacro e ações de sen - Ler mais

  • 20 Março, 2024

    Mangualde planta 1200 árvores no conce - Ler mais

  • 14 Março, 2024

    Concluída requalificação da rua prin - Ler mais

  • 13 Março, 2024

    Município entrega cerca de 800 armadil - Ler mais